O Submerso - Túnel Santos-Guarujá, projeto apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, promete melhorar a passagem que liga Santos e Guarujá, cidades do litoral paulista.
Atualmente, a travessia da balsa entre as cidades litorâneas costuma ser rápida em dias de pouco movimento, mas pode levar várias horas em épocas de alta temporada.
O túnel, que terá 762 metros de extensão, 950 metros de rampas e cerca de 4,5 km de obras viárias em superfície e em viadutos, será composto de seis módulos de concreto pré-moldado, que serão construídos em uma doca seca localizada no Guarujá.
O projeto permitirá o transporte entre as duas cidades, reduzirá o tempo de circulação de veículos, eliminará gargalos no trânsito e contribuirá para a diminuição do consumo de combustíveis e a emissão de gases poluentes. Atualmente, a ligação entre os municípios é feita pela Rodovia Cônego Domenico Rangoni e pelas balsas das Travessias Litorâneas da Dersa.
A expectativa é de que a licença prévia seja emitida até março de 2014, e a licença de instalação, em julho de 2014, o que permitirá o início imediato das obras, que tem 44 meses para entrega ao tráfego. Confira o vídeo do projeto: