Festa reúne cerca de 950 voluntários todos os anos
Entre os meses de agosto e setembro, o tradicional bairro do Bixiga, localizado em São Paulo (SP), comemora a 85ª edição da Festa de Nossa Senhora Achiropita, realizada em homenagem a padroeira do local. Realizada durante todos os final de semana do mês de agosto, além dos dias 3 e 4 de setembro, a celebração contará, entre outras atrações, com 30 barracas, onde o público presente poderá deliciar-se com diversos pratos típicos italianos, tais como fogazzas, fricazzas e polentas.
Todo o fundo arrecadado durante as comemorações é revertido para obras sociais da igreja que atendem crianças e adultos de baixa renda, ensinando-os a ler e a escrever, além de também promoverem assistência a pessoas da terceira idade, com atividades de lazer e integração social. O nome Achiropita (a-kirós-pita em italiano) significa "não pintada por mãos humanas" e surgiu quando um navegante pagou a promessa de construir um santuário após sobreviver a uma tempestade no mar.
Ele precisou da ajuda de um vigilante, pois as pinturas feitas no local durante o dia começaram a sumir após a noite. Numa dessas ocasiões, uma senhora com o filho no colo pediu para entrar na capela e rezar. Após algum tempo, o vigia viu a imagem desta mesma mulher e do menino estampada na parede. E foi esta devoção que os italianos da região da Calábria, os primeiros a habitarem o Bixiga, trouxeram para o Brasil. Após a construção da igreja no bairro, passou-se a comemorar o dia de Nossa Senhora de Achiropita em 15 de agosto, também considerado o dia da Assunção de Nossa Senhora.
Boas lembranças
Uma das celebrações italianas mais populares de São Paulo, a festa estima reunir este ano por volta de 20 mil pessoas
Os milhares de visitantes que participam da festa deliciam-se com as comidas típicas italianas, preparadas por autênticas "mammas", que deixam-se contagiar pelo ambiente alegre e festivo. Uma das melhores lembranças que a estudante de enfermagem Ana Violeta Ferreira de Almeida Delgado, de 24 anos, traz da festa é justamente a alegria dos voluntários que trabalham nas barracas típicas. "O mais divertido é quando, do nada, eles começam a bater panela e a cantar músicas italianas. Dá alegria ver tanta animação do pessoal".
Ela conta que frequenta a festa há três anos, após ter se mudado com o namorado para o bairro do Bixiga. "Eu costumo participar de todos os dias de festa, pois nos fins de semana sempre vem alguém da família, ou mesmo amigos, que também querem ir. Volto com o maior prazer", diz. A estudante de física Wilma Jasinski, de 24 anos, também é outra frequentadora assídua da festa, participando anualmente da celebração desde que tinha 10 anos.
Para Wilma, um dos pontos altos da festa é conseguir encontrar algumas comidas não tão comuns por São Paulo."No caso da fogazza, lembro que a festa era o único lugar onde encontrávamos essa delícia para comprar. E eu esperava o ano inteiro para comer fogazza". Para aqueles que apreciam uma bela fogazza, assim como a estudante, a festa se preparou. Isso porque serão mais de 200 pessoas preparando essa deliciosa comida italiana em 2011. Basta ir até uma das barracas da festa e se deliciar!
Programação
PARTE EXTERNA Onde: Ruas 13 de Maio, São Vicente e Dr. Luiz Barreto. Quando: sábados, das 18h às 24h e domingos, das 17h30 às 22h30 Na área externa serão instaladas 30 barracas, com diversas opções de pratos típicos italianos, como fogazzas, fricazzas, polentas, antepasti, peperoni, melanzanas ao forno, macarrão, pizzas e calabrezas. Também estarão disponíveis diversos tipos de doces, inclusive os típicos italianos. Opções de vinho, chope e refrigerante. PARTE INTERNA Onde: Na Cantina, localizada dentro do pátio da igreja. Quando: sábados, das 20h às 24h e domingos, das 19h às 23h. Para os interessados, os ingressos precisam ser comprados com antecedência. Venda de convites: de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h. Sábados, das 9h às 12h. Mais informações pelo telefone (11) 3283-1294. Oferece uma grande mesa com deliciosos pratos frios e quentes, preparados carinhosamente pelas "mammas". Entre as opções estão spaghetti à moda achiropita, antepasti, polenta, sardela, fogazza, fricazza, peperoni e melanzana ao forno. Também conta com a apresentação ao vivo de diversos cantores, danças, leilões e sorteio de brindes. PARTE RELIGIOSA - IGREJA - Visitação e orações à Nossa Senhora Achiropita; - Bênçãos de hora em hora durante o transcorrer da Festa; - Novena a Nossa Senhora, de 6 a 14 de agosto, além de missa solene, com a Coroação de Nossa Senhora Achiropita em 15 de agosto, às 20h; - Procissão em louvor a Nossa Senhora, pelo bairro com a tradicional, homenagem dos alunos do Centro Educacional Dom Orione - CEDO, através da confecção do tapete artístico de serragem e material reciclado no dia 21 de agosto às 15h; - Festa da apoteose e encerramento com atrações especiais na Rua e na Cantina. Dia 4 de setembro de 2011. |