Os Museus de Campinas fazem parte fundamental do roteiro cultural da cidade. Os tipos são os mais diversos, tratando desde história natural, música entre os mais diversos assuntos.
+ Conheça os restaurantes mais românticos de Campinas
+ Veja outros programas para fazer na região de Campinas
+ Conheça as melhores pizzarias de Campinas
Conhecer arquivos e acervos encontrados nos museus é fundamental para o aperfeiçoamento da percepção crítica da realidade, cidadania, democracia, inclusão social, construção do conhecimento e da identidade, descoberta dos valores humanos e do respeito às diferenças culturais.
Por isso, o Guia da Semana separou os principais endereços dos museus de Campinas para que você garanta cultura e lazer no mesmo passeio. Confira:
MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL
O Museu de História Natural de Campinas divulga conhecimentos e a necessidade de preservação da flora e da fauna, além de desenvolver projetos de Biologia e Educação Ambiental para professores, alunos e o público, de um modo geral. O MHN expõe mais de duas mil peças representando os ecossistemas e a biodiversidade brasileira e conta ainda com:
● Aquário: espécies vivas de diferentes ambientes aquáticos;
● Curso de ecologia de férias: gincana, atividades artísticas, lúdicas e de observação;
● Treinamentos para educadores e atividades específicas para portadores de deficiências físicas.
Endereço: Rua Coronel Quirino, 2, bosque dos Jequitibás.
Horário de funcionamento: Terça a domingo, inclusive feriados, 9h até as 12h. Sábado, 13h até as 17h30.
MUSEU DA CIDADE
O Museu da Cidade foi criado com o objetivo de preservar e divulgar a história da região de Campinas e oferecer conhecimentos a respeito de vários outros assuntos. Oferece acervos de outros três museus que foram desativados: Museu Histórico, Museu do Folclore e Museu do Índio.
Conta com um vasto e eclético acervo arqueológico, arquivo de arte, plumária e cestaria, numismática e filatelia, entre outras coleções, que foram formadas por doações recentes e também por quadros e muitos objetos do século XIX.
Endereço: Avenida Francisco Glicério, 957.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, 10h até as 19h. Sábado, 10h às 19h30.
MUSEU CARLOS GOMES
O Museu Carlos Gomes oferece um rico acervo musical de grande importância para pesquisadores de musicologia histórica e da música brasileira, formado pelas Coleções Carlos Gomes e Manuel José Gomes.
A Coleção Carlos Gomes é composta por manuscritos de música erudita e popular desde o século XIX até o início do século XX, bibliografia, composições e libretos de óperas. A Coleção Manuel José Gomes contém manuscritos da vida de Manuel (pai de Carlos Gomes) e José Pedro Sant'Anna Gomes (irmão), que muito trabalharam para a vida musical da cidade.
Possui também grande número de documentos e objetos do compositor, entre eles o seu piano, uma harpa, discos, filmes, depoimentos gravados e muitos outros objetos e atrativos.
Endereço: Rua Bernardino de Campos, 989, Centro.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, 14h até 17h30.
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA JOSÉ PANCETTI
O MAC Campinas tem interesse em atingir o público de todas as idades e classes sociais, através de palestras, eventos e cursos que promovam a aproximação entre as pessoas e a arte.
É um espaço onde funcionam administração, salão de exposições, biblioteca, ambiente para reserva técnica e sala climatizada. É um local para se apreciar e passar horas mergulhando no universo da arte contemporânea.
Endereço: Avenida Benjamin Constant, 1633, Centro.
Horário de funcionamento: Terça a sexta, 9h até 17h. Sábado, 9h até 16h. Domingo, 9h até 13h.
DICAS
Complete o seu passeio cultural, visitando também os museus:
● Museu de Arte Moderna: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro.
● Museu da Imagem e do Som: Rua Regente Feijó, 859, Centro.
● Museu Campos Salles: Rua Bernardino de Campos, 989, Centro.
● Museu Universitário: Rodovia Dom Pedro I, km 136.
● Museu do Café: Avenida Dr Heitor Penteado, 2145, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.
● Museu da Arte Contemporânea Olho Latino: Rua Paulo Lacerda, 88, São Bernardo.
Vale muito a pena passar o dia se deliciando com as opções e com o conhecimento que se pode adquirir ao optar por passear nos museus de Campinas! Torne-se uma pessoa mais culta e com domínio em diferentes assuntos, variando os seus passeios turísticos. Bom passeio!