Que o Parque do Ibirapuera é lindo e um ótimo lugar para praticar exercícios físicos, todo mundo sabe. Mas será que você conhece tudo o que ele oferece? Muitas pessoas que passam por lá diariamente não sabem que museus, galerias e exposições fazem parte da sua extensão e programação.
Por isso, para que você possa aproveitar o parque como um todo, o Guia da Semana fez uma lista de tudo o que você pode encontrar e visitar por lá. Confira:
Oca
A Oca do Ibirapuera é um famoso espaço expositivo que sempre traz mostras variadas e interessantíssimas.
Informações:
Verifique a programação no site
Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3
Museu Afro Brasil
O museu existe desde 2004 e nos traz temas que envolvem a cultura e a influência africana na sociedade brasileira, como a religião, o trabalho, a arte e a escravidão. Está localizado no Pavilhão Manoel da Nobrega e tem um acervo de mais de 6 mil obras entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas produzidos entre o século XVIII e os dias atuais.
Exibe parte do acervo em Exposição de Longa Duração e também realiza exposições temporárias. Além disso, tem um auditório e uma biblioteca especializada, que complementam a programação cultural.
Informações:
Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 10
Visitação: Terça a domingo, 10h as 17h
Museu de Arte Moderna (MAM-SP)
O Museu de Arte Moderna de São Paulo foi um dos primeiros museus da América Latina e possui hoje mais de 4 mil obras brasileiras, incluindo pinturas, esculturas, gravuras, vídeos e instalações de artistas como Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Regina Silveira, José Damasceno e muitos outros. Modernizou, revitalizou e hoje é um dos espaços mais bem cuidados do parque.
Além disso, conta também com duas galerias de exposição, auditório, ateliê, loja e um restaurante.
Informações:
Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3
Visitação: Terça a domingo e feriados, 10h às 18h (encerramento bilheteria às 17h30). Fechado às segundas-feiras (inclusive feriados)
Museu de Arte Contemporânea – MAC USP
O museu foi para o prédio de Oscar Niemeyer, em frente ao Ibirapuera, em janeiro de 2012 e, para chegar lá, é só atravessar a passarela. Possui seis andares para receber exposições e conta com o acervo de 10 mil obras de Picasso, Matisse, Kandinsky, Tarsila do Amaral e outros artistas.
Informações:
Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, São Paulo
Quando: 3ª a domingo, das 10h às 18h
Auditório
No auditório do Ibirapuera acontecem várias atividades culturais, notadamente espetáculos musicais. Na parte de baixo, em seu subsolo, existe a Escola do Auditório, que tem como objetivo apoiar e revelar novos talentos.
Informações:
Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3
Fundação Bienal
O prédio da Bienal é considerado um ícone da arquitetura moderna, além de ser uma das mais importantes instituições internacionais de promoção da arte contemporânea. É lá que acontece a Bienal de Artes de São Paulo, seu mais importante evento.
Informações:
Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3
Pavilhão Japonês
Dentro do movimentado parque do Ibirapuera existe um escondido e agradável cantinho de calmaria, o Pavilhão Japonês. É um calmo espaço inspirado no Palácio Katsura, em Quioto, que conta com um jardim repleto de plantas e árvores ornamentais respectivamente identificadas com seu nome e país de origem. Além disso, exibe uma pequena mostra de peças de cerâmicas, trajes de guerreiros e outros objetos típicos.
Informações:
Acesso: Portão 3 e 10 – Av. Pedro Álvares Cabral
Bosque da leitura
O Programa dos Bosques da Leitura do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo, oferece um ambiente cultural alternativo nos parques da cidade. O primeiro bosque foi inaugurado no Ibirapuera, em 1993, e está vivo até hoje. A ideia é incentivar a leitura e facilitar o acesso à informação contínua dos cidadãos.
A entrada para esse cantinho especial do parque se dá por meio de um caminho de bambus altos que parte direto da pista principal.