O distrito de Monte Verde, localizado na cidade de Camanducaia, em Minas Gerais, é conhecido por ser um destino charmoso e romântico, sendo considerado point de inverno e baixas temperaturas.
Mas se engana quem pensa que por lá só dá para curtir o frio! Entre as atividades locais você encontra esportes radicais, trilhas, points gastronômicos e muita coisa boa. Confira 7 passeios para aproveitar Monte Verde mesmo fora de temporada:
1. Visitar a fábrica de embutidos Manduca
Luísa Celiberto/Portal ObaOba
Tá afim de um passeio diferente com direito a muita carne de porco? Na Manduca Embutidos Artesanais você encontra linguiça calabresa de todos os tipos (defumada, fresca, curada e entre outras), joelho de porco defumado sem osso, presuntos e até mesmo hambúrgueres de carne suína. Tudo é feito 100% artesanalmente, sem adição de corantes, de conservantes ou de outras proteínas que não sejam do porco. Além disso, no mesmo local existe uma loja na qual o turista pode comprar essas delícias pra levar para casa. Para conhecer o local, basta realizar um agendamento – é gratuito!
Manduca Embutidos Artesanais
Endereço: Rua do Selado, 600 - Monte Verde
Telefone: (35) 3438-1796
2. Degustar rótulos artesanais no Arsenal da Cerveja
Luísa Celiberto/Portal ObaOba
O Arsenal da Cerveja, localizado dentro do complexo da Galeria Suíça, oferece mais de 300 rótulos aos visitantes! Por lá, ainda é possível participar de uma degustação de três cervejas artesanais com o sommelier beer da casa, chamado Rafael. A dica para os cervejeiros é provar os sabores mais diferentões, que vão do café à melancia. Para combinar com a temporada do calor da cidade, nada como uma cerveja gelada, né?
Arsenal da Cerveja
Endereço: Avenida Monte Verde, 858 (Galeria Suíça, loja 4) - Monte Verde
Telefone: (35) 3438-1697
3. Aventurar-se pelas diversas trilhas do Parque Ecológico Verner Grinberg
Luísa Celiberto/Portal ObaOba
As cinco trilhas mais frequentadas da região de Monte Verde (Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado) fazem parte do Parque Ecológico Verner Grinberg. O acesso ao parque é gratuito e as trilhas são autoguiadas, não sendo necessário o acompanhamento de guias. O passeio é ideal para casais e famílias que querem fazer algo diferente e aproveitar a temporada do calor. Saiba mais sobre as trilhas mais famosas de Monte Verde aqui.
4. Praticar esportes radicais como tirolesa e quadriciclo na Fazenda Radical
Shutterstock
A Fazenda Radical, localizada no Pico do Selado, é o lugar para quem quer praticar esportes radicais em Monte Verde! O local oferece passeio de quadriciclo, tirolesa, arvorismo, escalada, slackline, arco e flecha e falcoaria aos turistas que querem sair da zona de conforto. Os pacotes vão de 20 a 80 reais, e ainda é possível montar combos para baratear o preço e praticar até quatro atividades num pacote só.
Fazenda Radical
Endereço: Rodovia Agostinho Patrus, Km 5, s/n - Monte Verde
Telefone: (35) 98817-2645
5. Conhecer a Edelweiss, produção de geleias artesanais
Luísa Celiberto/Portal ObaOba
A Edelweiss nasceu como o hobby de um doutor em Química Nuclear que, depois de trabalhar por dez anos na ONU e ser professor em faculdades de São Paulo, decidiu se aposentar e fabricar geleias artesanais. Edmundo Garcia Agudo, espanhol naturalizado brasileiro, prova uma amostra de cada uma das geleias produzidas, certificando-se de que o padrão de qualidade mantenha-se o mesmo. Além dos diversos sabores, como de morango (carro-chefe da casa, com pedaços da fruta), pimenta, laranja, physalis e até mesmo açaí, atualmente a fábrica também produz doce de corte e licores. Na loja, localizada na avenida principal da cidade, é possível degustar gratuitamente de todas as geleias para tomar a sua decisão.
Edelweiss
Endereço: Avenida Monte Verde, 858 (Galeria Suíça) - Monte Verde
Telefone: (35) 3438-1513
6. Aproveitar as baixas temperaturas noturnas nos rodízios de fondue
Shutterstock | Luísa Celiberto/Portal ObaOba
Mesmo fora da temporada de frio, Monte Verde é conhecido por suas baixas temperaturas durante a noite! Afinal, estamos falando de uma região com clima montanhoso, alojada em meio à Serra da Mantiqueira. Se você não perde a oportunidade de aproveitar um bom rodízio de fondue, sorte sua, pois a cidade oferece diversas opções desta iguaria! No Villa Amarela, por exemplo, o rodízio de fondue inclui rechaud com filé mignon, frango, truta, além de fondue de queijo e chocolate. Já no restaurante Alpiminas você também pode saborear a fondue de carne bovina, carne de javali, frango, queijo e chocolate, além de contar com self-service de sopas e frios.
Villa Amarela
Endereço: Avenida da Fazenda, 10 - Monte Verde
Telefone: (35) 3438-2460
Alpiminas
Endereço: Avenida Monte Verde, 945 - Monte Verde
7. Visitar a fábrica de chocolates Gressoney
Luísa Celiberto/Portal ObaOba
A Gressoney é a primeira fábrica de chocolates de Monte Verde! Fundada em 1978, a confeitaria artesanal oferece diversas variações de doces e chocolates, com receitas exclusivas e tradicionais. Os turistas encontram duas unidades por lá: uma loja na Galeria Vila Europa (Rua Rolinha, 33, loja 1) e a fábrica (Avenida Monte Verde, 636), que também funciona como loja e oferece aos visitantes a possibilidade de acompanhar de pertinho o processo de produção dos chocolates. A Prímula (doce que se assemelha a um alfajor, recheado de doce de leite) e a famosa Sopa de Morango (morango batido, sorvete de creme e calda de chocolate) são as receitas mais tradicionais e pedidas da casa!
Gressoney Chocolates
Endereço: Avenida Monte Verde, 636 - Monte Verde
Telefone: (35) 3438-2883
A jornalista Luísa Celiberto foi a Monte Verde à convite da Companhia Melhoramentos e da A4 & Holofote Comunicação para produzir esta matéria.