Com o feriado de Corpus Christi, a maioria das pessoas vai viajar para algum lugar a fim de descansar da rotina. Se, para você, a data tem um significado maior que isto e você gostaria de celebrar o feriado com tradição, o Guia da Semana separou alguns programas no estado de São Paulo:
+ Para onde viajar no feriado de Corpus Christi
+ Veja o que tem para fazer de graça em SP
Aparecida do Norte
A famosa cidadezinha conhecida pela sua tradição religiosa é um dos possíveis destinos no Corpus Christi. A comemoração conta com a confecção de tapetes por voluntários e entidades, realizada pela Prefeitura e pela Secretaria de Turismo, com o apoio das Paróquias de Nossa Senhora Aparecida, Santo Afonso e São Roque.
Neste ano a meta é confeccionar 40 tapetes por cerca de 1 km. No dia 30 de maio, às 17h haverá missa em frente à Santa Casa e em seguida a procissão passando pelas ruas enfeitadas. Para saber mais, acesse o site da Prefeitura.
Carapicuíba
A Paróquia São Paulo Apóstolo em Carapicuíba, diocese de Osasco, convida todos para vivenciar a Solenidade de Corpus Christi no dia 30 de maio, às 9 horas, no Instituto Casa da Gente. Após a Santa Missa há a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do bairro, Cohab 2. Também haverá a confecção dos tapetes na Av. São Paulo Apóstolo, no dia 30 de maio, quinta feira, a partir das 5 horas da manhã. Saiba mais aqui.
Guarujá
No destino litorâneo também há a tradicional confecção de tapetes no dia do feriado; as inscrições para participar já foram abertas e seguem até 24 de maio. Os interessados podem se inscrever, das 8 às 18 horas, na Igreja Matriz (Praça da Matriz, nº 1 – Centro).
O evento é organizado pela Prefeitura do Guarujá, em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Associações em geral, centros comunitários, entidades sociais, escolas das redes municipal, estadual e particular, entre outros, participam. Para mais informações, visite o site da Prefeitura.
Santana de Parnaíba
Na quinta-feira, 30 de maio, acontece a tradicional Festa de Corpus Christi. Organizada pela Igreja Católica com apoio da Prefeitura, muitas pessoas participam da comemoração e ajudam na confecção do tapete artesanal de serragem, que cobre as principais vias do Centro Histórico.
A montagem do tapete começa por volta das 6 horas e conta com a participação de aproximadamente 700 fiéis da comunidade católica. Ao longo do dia os visitantes podem assistir a três missas; a última é às 15h, seguida pela tradicional procissão por cima do tapete artesanal. Além da programação religiosa, os moradores e turistas podem aproveitar o dia para visitar a Feira de Artesanato e Praça de Alimentação, em algumas ruas do Centro Histórico.