São Paulo é uma cidade repleta de pontos turísticos para serem visitados. E a melhor opção para conhecer o maior número de lugares possível, com segurança e economia, é utilizar transporte público. Então, que tal embarcar nos trens da CPTM e fazer um passeio cultural pela maior capital do Brasil?
O Guia da Semana fez uma lista ensinando como chegar a diversos pontos turísticos (de cultura, lazer e entretenimento) utilizando trem, um meio de transporte rápido, ecológico e seguro. Confira as nossas dicas e bom passeio!
Estação da Luz
Por si só, a Estação da Luz já é uma bela atração turística. Construída entre 1895 e 1901, até hoje preserva sua estrutura original, em estilo vitoriano. Confira os pontos turísticos próximos à estação:
Museu da Língua Portuguesa: Localizado dentro da própria Estação da Luz, o museu conta a história da língua portuguesa de forma interativa. Além do seu acervo fixo, o espaço também abriga mostras itinerantes.
Pinacoteca: Museu de artes mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca possui mais de 1,2 mil obras em exposição permanente. Sua coleção inclui ainda preciosidades do modernismo e da arte brasileira. No núcleo dedicado a São Paulo, o visitante encontra obras de importantes artistas como Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.
Museu de Arte Sacra: Considerado um dos mais importantes monumentos históricos da cidade de São Paulo, possui um acervo com mais de 4 mil obras religiosas produzidas entre os séculos XVI e XX.
Parque da Luz: O mais antigo jardim público da cidade, foi inaugurado em 1825. Possui playground, tanque de areia, dois lagos, dois espelhos d’água e área para apresentações.
Estação Júlio Prestes
Sala São Paulo: Localizada num anexo da estação Júlio Prestes, a Sala São Paulo é um dos mais modernos espaços para apresentações de orquestras sinfônicas e de câmara. Com capacidade para 1509 pessoas, o local também é sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
Estação Barra Funda
Memorial da América Latina: Projetado por Oscar Niemeyer, o espaço recebe diversas atrações culturais ao longo do ano, como shows, exposições, peças de teatro e muito mais.
Parque da Água Branca: Inaugurado em 1929, o parque possui uma área com mais de 136 mil m². Tem pista de corrida e uma extensa área verde. Nos finais de semana, o local promove festas tématicas com atrações para todas as idades. E, aos sábados pela manhã, recebe a maior feira de produtos orgânicos da cidade de São Paulo.
Estação Cidade Jardim
Museu da Casa Brasileira: Especializado em arquitetura e design, o museu possui acervo de móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século 17 até os dias de hoje, reunidos na exposição de longa duração “Coleção Museu da Casa Brasileira”, na qual as peças estão dispostas de acordo com sua função: servir, sentar, dormir, ouvir, guardar e rezar.
Estação Brás
Memorial do Imigrante: Criado em 1998, o local conta a história dos imigrantes que vieram para o Estado de São Paulo a partir de 1820.