Por Juliana Couto
A sustentabilidade é verde. Mais projetos considerando os impactos ambientais significa mais renovação da natureza. Incorporar métodos renováveis no cotidiano exige comprometimento e pode ser um manual para preservar o ambiente. As práticas são válidas para grandes corporações, em pequena ou grande escala. Ações sustentáveis de empresas do setor turístico foram premiadas, por exemplo, pela revista britânica Condé Nast Traveler. E o Brasil está lá.
O Grand Hyatt São Paulo foi o vencedor da categoria Doing It All de hotéis urbanos da 5ª edição do prêmio World Savers Awards, promovido pela publicação. Práticas adotadas pelo hotel, como redução do impacto ambiental, melhora na qualidade de vida nas comunidades e engajamento de funcionários em atividades voluntárias, foram relevantes para que o estabelecimento fosse premiado.
Se vale adotar práticas desde já, opte por hotéis sustentáveis. Alie uma estadia confortável, de luxo e cercada pela natureza com bons métodos ambientais. O Guia da Semana escolheu estabelecimentos de todo o Brasil dedicados ao meio ambiente. Incorpore à sua vida.
Além do Grand Hyatt, outra hospedagem paulista entra na seleção. A Fazenda Campo dos Sonhos, na interiorana Socorro, adota práticas naturais. O minhocário dá adubo para a horta e para o pomar, e a criação de bactérias decompõe resíduos inorgânicos. Há também uma estação de reciclagem de óleo e acessibilidade nos apartamentos e áreas comuns, garantindo conforto a quem tem mobilidade reduzida - das placas em braile às selas de cavalo adaptadas. Se o primeiro é urbano, referência de luxo e opção para negócios e ventos na capital paulista, a fazenda, distante 130 km de São Paulo, é um complexo turístico de ecoturismo e de ambiente romântico, bom para quem gosta de viver cercado de natureza.
A Pousada Encantos da Terra, em Canela, e o hotel Canto Verde, em Gramado, ambos no Rio Grande do Sul, adotam ações voltadas para a qualidade da água, uso de energia elétrica, redução de lixo e desenvolvimento sócio-cultural da comunidade. O primeiro possui 23 suítes decoradas em madeira; o segundo, chalés, apartamentos e suítes. As duas hospedagens possuem pacotes especiais para recém-casados.
Já o hotel Bangalôs da Serra, localizado em Gramado, dispõe de 12 suítes românticas. A ação sustentável está espalhada pela propriedade, desde o reflorestamento e o registro de aves nativas, até o uso de papel biodegradável e cobertores feitos de garrafa PET.
Quem manda na Pousada Águas de Paratii, em Parati, no Rio de Janeiro, é o bem-estar. Destaque para a variedade de atividades náuticas, como pesca, remo em caiaque duplo, mergulho e vela. A hospedagem adota a coleta seletiva, reciclagem do óleo e uso de madeiras de reflorestamento. O estabelecimento possui sistema próprio de tratamento de esgoto e o selo de Carbono Neutro, concedido pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), devido à compensação de carbono pelo replantio de árvores na Rodovia Rio-Santos.
Direto para o Nordeste, a Eco-Pousada Teju-Açu adota desde ações básicas, como coleta seletiva, até soluções como placas de aquecimento solar e aproveitamento da água da chuva. A pousada está em processo para criação de uma horta orgânica. Localizada no paraíso Fernando de Noronha, no Pernambuco, possui 12 suítes exclusivas, passeios de barco, mergulho livre, yoga, veleiro e trilhas. Cria pacotes especiais para casamentos e comemorações.
A luxuosa Txai Resorts, em Itacaré, na Bahia, está instalada em área de costões e possui apartamentos e bangalôs construídos em deques. Há opções suspensas, no estilo palafitas. Entre as ações sustentáveis há oficinas de reciclagem, compostagem, consumo racional de água, programa de educação ambiental e práticas agrícolas conservacionistas. Em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o resort desenvolveu o projeto Txaitaruga, que coopera na preservação das tartarugas marinhas do Projeto Tamar da costa de Itacaré.