O ambiente interiorano, o clima de montanha e o cenário da Serra da Mantiqueira fazem a cidade mineira de Gonçalves atrair, a cada ano, mais visitantes e investimentos. A rede hoteleira concentrou-se nas regiões mais altas para propiciar aos casais apaixonados uma bela paisagem e o clima romântico próximo à lareira com uma taça de vinho, longe das filas e do trânsito das regiões vizinhas Campos do Jordão e Monte Verde. Embora a temperatura não permita banhos nas cachoeiras, na época de inverno as caminhadas e trilhas são bem convidativas.
O município destaca-se pela produção de chutneys (molhos agridoces feitos à base de frutas e condimentos para acompanhar carnes, legumes e sanduíches) e geleias dos mais variados tipos, que exporta para outras regiões. A gastronomia mostra sua grandeza e diversidade tanto do paladar como no bolso, indo da tradicional mineira até sabores mais refinados, como a culinária franco-italiana. As pequenas lojas de artesanato e serviços são a porta de entrada para o turista conhecer melhor o trabalho dos moradores locais, que apostam na agricultura orgânica para manter uma vida mais saudável e ecologicamente correta.
COMO CHEGAR
Quem sair de São Paulo deve seguir pela Carvalho Pinto, sentido Campos do Jordão. Depois continue na rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, sentido Campos do Jordão. No acesso a Santo Antônio do Pinhal, siga no sentido sul de Minas. A estrada local passa por Sapucaí Mirim e São Bento do Sapucaí até chegar a Gonçalves (depois de 10km).
Quem vem do norte pode seguir pela rodovia Fernão Dias - que um caminho mais curto, mas com 25 km de estrada de terra. Entre em Cambuí, siga até Córrego Bom Jesus e passe pelo bairro dos Costas até Gonçalves (depois de 9km).
NÃO DEIXE DE LEVAR
- Como muitos lugares não aceitam cartões, não esqueça de levar dinheiro ou cheques;
- Os visitantes costumam ter problemas com as operadoras de celular. A Vivo costuma ser a mais indicada para a região;
- Sempre leve água e lanche nas caminhadas a cavalo.