Viagens
Por Redação Guia da Semana

Festival de Tiradentes

Em sua 14ª edição, o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes amplia horizontes e temáticas, além de ser uma ótima oportunidade para conhecer a cidade.




Está sacramentado o tempero ideal para se aproveitar o coração das Minas Gerais de 19 a 28 de agosto. E ele é feito de jovens criadores, formação solidária, notas musicais e belas vozes. É o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que busca ir além de um espaço para discussão e promoção da gastronomia para se tornar um polo de divulgação de novos nomes da cozinha nacional e interação entre artistas regionais, nacionais e o público - tudo para dar ainda mais sabor e viço ao calçamento pé de moleque, às joias da arte barroca e à natureza bucólica de uma das mais belas cidades do Brasil.

Em sua 14ª edição, o evento quer ampliar os motivos que atraem cerca de 35 mil visitantes nos dez dias do evento, conforme esclarece Rodrigo Ferraz, diretor do evento. "O Festival sempre foi mais gastronômico, no entanto, defendemos que gastronomia está no mesmo patamar das demais expressões de cultura, pois se consegue tirar diversos aspectos e marcas de uma cultura pelo prato".

Comida, interação e música



Neste conceito, a organização mantém a tradição de trazer grandes nomes da cozinha nacional, como Alex Atala, José Baratino e Rodrigo Oliveira, e internacional, com destaque para os italianos Enrico e Roberto Cerea, chefs italianos do restaurante da Vittorio, e o espanhol Paco Roncero, dos restaurantes Terraza del Casino e Estado Puro, e arcaram o desafio de apresentar novos nomes da gastronomia brasileira, como os irmãos Juliano e Fernando Basile, Ariani Malouf e Joca Pontes. "É de fato uma honra estar num festival tão bacana", comenta Juliano Basile, que promete preparar junto com o irmão Fernando uma releitura da costelinha de porco com taioba em três diferentes versões da hortaliça.

Tanta técnica e criatividade serão mostradas nos festins, jantares para cerca de 120 comensais a R$ 400. Outra opção é conhecer os pratos e menus especiais feitos por 25 restaurantes, que vão de opções vegetarianas do Ganga Mai ao desfile de sabores do porco nos menus das casas Ambrosia e Ora pro Nobis, que variam de R$ 35 a $ 150 por pessoa.

A gastronomia não é apenas para degustar, mas também para aprender. Haverá mesas-redondas e palestras nos quais se discutirão os caminhos da cozinha brasileira e workshops de prática culinária para crianças. A programação musical foi ampliada, com atrações musicais tocando simultaneamente em diversos pontos da cidade nas sextas instrumentais, além de peças de teatro, shows musicais, artes plásticas e outras performances culturais espalhados nos largos, praças e ruas da cidade. "Há um equilíbrio entre artistas locais e nacionais, como Ed Motta e Céu, num movimento que propicia essa troca", explica Ferraz. Para os cursos, é necessária inscrição prévia um dia antes, e a maioria é gratuito, assim como as atividades culturais.

Confira as principais atividades e o endereço de quatro pousadas e restaurantes participantes

19 de agosto - sexta-feira
21h - Festim com os chefs Alex Atala (D.O.M/SP) e Beth Beltrão (Virada's do Largo/ Tiradentes)
21h - Festim com chef Paco Roncero - Estado Puro

20 de agosto - sábado
14h Palestra Ovos e o começo de tudo, com Cyril Bosviel, do Institut Paul Bocuse
21h - Festim com os chefs Fernando e Juliano Basile
22h - Show com a cantora Céu

21 de agosto - domingo
12:30 - Debate com o chef Rodrigo Oliveira - O fenômeno da gastronomia brasileira
12:30 - Curso com a chef inglesa Heaven Delhaye (Heaven's Kitchen) Improvisando para os amigos

26 de agosto - sexta-feira
21h - Festim com a chef Ariani Malouf
22h - show com o violonista Turibio Santos

27 de agosto - sábado
10h - Palestra com o chef José Barattino - Vanguarda culinária
21h Festim com o chef Roberto Cerea
22h - Show Ed Motta

28 de agosto - domingo
11h - Palestra com a chef Ariani Malouf - Pantanal e Cerrado
12:15 - Debate com Eduardo Avelar - Terroir Mineiro

Atrações culturais

Exposições Para comer com os olhos, do fotógrafo Cloves Vasconcelos, e Memória Tropeira: uma pequena viagem; Intervenções da Estopa Companhia Abrupta de Teatro e do Grupo Aldeia de teatro de bonecos e performances literárias do grupo Plástico Bolha

Pousadas

Pousada Villa Real
Rua Antônio Teixeira de Carvalho, Nº127, Centro
Telefone: (32) 3355-1292

Pousada Mãe d`Água
Largo das Forras, nº50, Centro
Telefone:(32) 3355-1206

Pousada Pequena Tiradentes
Av. Governador Israel Pinheiro, nº670
Telefone: (32) 3355-1262

Pousada Dom Quixote
Rua Francisco Pereira Morais, nº69, Santo Antônio da Canjica
Telefone: (32) 3355-1929

Atualizado em 6 Set 2011.