Bandeiras vermelhas com fitas multicoloridas enfeitaram as ruas centrais em Florianópolis anunciando uma tradição de mais de dois séculos no município: a Festa do Divino. O Ciclo do Divino Espírito Santo em Florianópolis abrange as 13 festividades realizadas de 15 de maio a 29 de setembro no município.
+ 10 pontos turísticos que você precisa visitar em Florianópolis
+ Conheça os Museus de Florianópolis
Comemorada a partir das celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a Festa do Divino revela uma prática coletiva, que mescla celebrações religiosas e folclóricas. Fazem parte da simbologia a bandeira, a coroa, o cetro e a salva; folias e cantorias; promessas e pãezinhos; bailes e folguedos populares; novenas e peditórios; além da procissão da corte imperial e coroação do Imperador, entre outros elementos.
Nas comunidades, a saída da Bandeira do Divino pelas ruas anuncia o início do ciclo festivo. Ao som de rabeca, viola e tambor, os foliões do Divino seguem de casa em casa, divulgando a festa e arrecadando donativos. Ornada com fitas multicoloridas, a bandeira tem presença emblemática em todas as cerimônias e é considerada um dos principais símbolos do evento, que tem como ponto alto a cerimônia de coroação do Imperador.
Rica em significados, a Festa do Divino Espírito Santo celebra a esperança na chegada de uma nova era em que predomine a paz, a partilha, a solidariedade, a caridade e a união das pessoas para prevalecer o Império da Igualdade.
A programação completa do Ciclo do Divino 2013 está disponível no site da Fundação Franklin Cascaes.