Além a capital com grandes atrativos culturais, São Paulo também tem boas opções turísticas em lugares interioranos. Em diversas partes do Estado, há fazendas abertas para turistas vivenciarem o estilo de vida típico do campo.
+ Lugares no Brasil que você precisa visitar
+ Sites de hospedagem que facilitam a vida
Para quem busca sossego e descanso, esse tipo de viagem - que atende toda a família - é uma escolha bastante interessante. Confira alguns lugares que oferecem turismo rural em São Paulo:
Atibaia - Fazenda Paraíso
Integrante do Circuito das Frutas, a fazenda Paraíso é aberta a visitações pré-programadas. Lá, é possível fazer trilhas por meio da mata nativa, que é refúgio de animais silvestres. O lugar possui instalações que datam de 1860, que a tornam também um ponto turístico para os fãs de história. A fazenda dispõe ainda de três lagos para pesca esportiva, restaurante com comidas típicas e alambique artesanal.
Itatiba - Fazenda Dona Carolina
Antiga fazenda de café, a propriedade guarda construções do início do século XVII que contam um pouco da história do Brasil. No local, há um hotel com acomodações luxuosas para hóspedes de lazer e corporativos. A fazenda conta ainda com restaurantes com comídas típicas, cachaçaria, hípica, spa e salão de beleza.
Dourado - Fazenda Bela Vista
Construída no século XIX, a fazenda é perfeita para quem gosta de praticar esportes ao ar livre e também curtir a natureza para relaxar. Dispõe de instalações confortáveis para hospedagem, restaurante temático, sala de jogos, spa e campos e futebol e vôlei. Os visitantes também podem realizar trilhas, que incluem visitas aos lagos e cachoeiras da propriedade, além de passeios a cavalo.
Jaú - Fazenda Mandaguahy
A propriedae possui casas construídas no século XIX que foram reformadas e podem ser alugadas por turistas. Além disso, a fazenda também promove visitas pré-agendadas de apenas um dia, adaptadas ao gosto de cada visitante. No lugar, há um córrego (para pesca amadora e bóia-cross), lago, bosque, pomar, tulha, terreiro, senzala e casa-grande preservados.
São Carlos - Casa do Pinhal
Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, a Casa do Pinhal data de 1805 e guarda obras de arte do pintor Almeida Júnior, louças do século XIX, além e documentos e fotos da época áurea do ciclo do café brasileiro. Compreende a Fazenda Pinhal e a Mata do Botafogo, uma área preservada de mata ciliar. Além de conhecerem as construções da proriedae, os visitantes podem fazer um tour pela fazenda para conhecer de perto como funciona a produção de café. As visitas precisam ser agendadas com antecedência.