Viagens
Por Redação Guia da Semana

Dicas para a São Silvestre

Veja algumas sugestões para aproveitar melhor uma das principais provas de corrida do país.

A corrida de São Silvestre é uma das mais importantes da cidade de São Paulo (Divulgação)

A Corrida de São Silvestre é um dos eventos esportivos mais importantes do calendário nacional. A prova atrai atletas do Brasil e do exterior, além de ser um importante evento de confraternização dentro da cidade.

+ Saiba mais sobre a edição 2012 da São Silvestre
+ Veja dicas de especialistas para quem vai disputar a prova
+ Conheça cinco lugares para se correr em São Paulo

O Guia da Semana separou algumas dicas para aqueles que vão disputar a prova ou ficar só assistindo. Confira.

Para quem corre



Para quem já fez a inscrição, é importante prestar atenção em alguns pontos, que podem ajudar a completar os 15 km de forma saudável e melhorar sua performance. Começando pelo dia anterior, quando é necessário o descansar o corpo totalmente. Além disso, deve-se evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, priorizando carboidratos, saladas, frutas e muita água.

Já no dia da prova a alimentação deve ser leve. Coma um café da manhã leve com frutas e, mais perto da largada, meia maçã com casca, para evitar problemas intestinais. O tênis deve ser usado, já "amaciado", para evitar bolhas, com dois nós no cadarço. A organização aconselha aos competidores chegar no local com uma hora de antecedência.

Continua depois da publicidade

O aquecimento deve ser realizado com um trote leve, de cerca de trinta minutos. Após dada a largada, hidratação constante é fundamental. Um plano de estratégia traçado anteriormente também pode ajudar bastante, como explica o professor de educação física Renato Porto. "O ritmo deve ser menor no começo da prova, na descida da Consolação, até o km 3, senão o cansaço já aparece no Minhocão (km 5). Guarde forças também para a subida da Líbero Badaró. A passada pode ser mais aberta no trecho plano da Avenida Rio Branco. Já na Brigadeiro, administre o ritmo na ladeira, pois ela é bastante longa".

Para quem assiste



Não há restrição de local para assistir a São Silvestre nas ruas. Nos trechos de maior concentração, como Paulista, Consolação e Brigadeiro, há interdição total do fluxo de pedestres, com grades que impedem o cruzamento das vias. Como em muitas ruas o fluxo de carros fica proibido, o ideal é chegar de metrô, desembarcando na estação Trianon-Masp. Veja o começo da prova na Consolação e depois siga até a Brigadeiro para ver a chegada.

Prepare-se para a próxima

As inscrições deste ano já estão encerradas. Mas para quem pensa em participar da próxima, é melhor decidir com meses de antecedência, por dois motivos: preparação e preço. Para iniciantes, é necessário possuir uma base mínima de corrida. O tempo de treino médio, específico para a São Silvestre, dura de três a quatro meses, tanto para quem quer apenas terminar a prova, como para quem busca uma melhora de tempo.

O preço também muda bastante, de acordo com a proximidade da corrida. Neste ano, as inscrições até 10 de agosto, por exemplo, custavam R$ 65,00. Em 30 de novembro, último dia para inscrições, o valor já era de R$ 80,00. A importância da antecedência, além do preço, tem outra razão, que pode deixar você de fora da próxima corrida: o risco da lotação das vagas antes da data prevista, caso elas atinjam o limite de 20 mil participantes.

Atualizado em 18 Dez 2012.