Viagens
Por Ezio Jemma

Coral de Natal no Shopping Center 3

Em torno de 27 grupos serão responsáveis por levar músicas natalinas para o shopping.

Shopping Center 3 traz música para a Avenida Paulista (Divulgação)
A frente do Shopping Center 3 na Avenida Paulista promete ser um pontos mais visitados do Natal em São Paulo. Para este ano, 18 regentes e 27 grupos totalizam 800 vozes que se apresentarão no local durante todo o mês. As apresentações são gratuitas e misturam os mais variados estilos, indo do rock à música erudita.

Confira a programação completa:

09.12, terça-feira, 13h - Projeto Accordes

Fruto de projeto de difusão de música erudita para estudantes de escolas da rede pública, o Accordes reúne 30 integrantes, com idades entre 08 e 18 anos, que se revezam entre o canto coral, orquestra de cordas (violinos, viola erudita, violoncelo e contrabaixo acústico) eflauta. Em seu repertório temas clássicos de Natal e composições eruditas.

09.12, terça-feira, 19h - Coral UATU e Coral Mackenzie

Regidos pelo Maestro Clério Ximenes acompanhado da pianista Sandra Boletti, os dois grupos integram o "Movimento Coral Mackenzie", reconhecido por conhecimentos musicais avançados. O UATU é formado por 50 vozes femininas e o Coral Mackenzie reúne 40 integrantes. Os repertórios incluem clássicos de Adolphe Adam, Bach, e melodias tradicionais gaulesas e francesas.

10.12, quarta-feira, 12h - Meu Guri

Formado por 45 vozes, apresenta clássicos natalinos e da MPB.

Continua depois da publicidade

10.12, quarta-feira, 18h - Coral ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo)

Sob a regência de Elisabete Damião, o coral é formado por 20 vozes e tem encantado pacientes e familiares do Instituto, através de ação humanizadora, que utiliza a música para proporcionar momentos de alegria e inspiração. Seu repertório inclui música brasileira, folclórica e erudita.

11.12, quinta-feira, 12h - Centro de Convivência Reascender de Mairiporã

Reúne 25 coralistas para apresentar repertório que mescla clássicos de Natal e de autores da MPB como Milton Nascimento e Guilherme Arantes.

11.12, quinta-feira, 19h - Coral Sol Maior

Coral Sol Maior é um coro de câmara, regido pela maestrina Amarílis Coev com acompanhamento do pianista arranjador Rogério Pefi. Formado por 15 vozes, seu repertório eclético mescla vários estilos e épocas, incluindo canções renascentistas, italianas, inglesas, regionais e música popular brasileira.

12.12, sexta-feira, 12h - Vozes de Santana

Da faculdade Uni-Sant’Anna, o grupo é composto por 35 vozes e regido por Amarílis Coev. O repertório reúne música brasileira, regional, popular e folclórica, além de cancioneiro popular estrangeiro e música sacra.

12.12, sexta-feira, 20h - Coral Paz e Vida

Formado por 70 vozes, apresenta músicas tradicionais natalinas.

Segunda quinzena, de 15 a 23 de dezembro

15. 12, segunda-feira, às 12h - Grande Coro de São Paulo

O Grande Coro de São Paulo é formado por 9 corais, totalizando 60 vozes, e coordenado pelo maestro Celso Jardim. O repertório traz canções natalinas de diferentes épocas e música popular de compositores nacionais e estrangeiros como Leonard Cohen, Ivan Lins e Nando Reis.

15.12, segunda-feira, 20h - Coral Igreja Batista Esperança

Sob a regência de Bruna Martins, o grupo de 35 vozes apresentará canções que celebram o Natal, com gospel e spirituals.

16.12, terça-feira, 12h - Coral Adeveb - Associação de Deficientes Visuais Evangélicos do Brasil

Com 25 coralistas e flautistas, todos deficientes visuais, sob a regência da maestrina Elisabete Damião, o grupo interpreta composições de Vivaldi, Beethoven, Franz Gruber e melodias tradicionais da Alemanha, Peru e Estados Unidos.

16.12, terça-feira, 20h30 - Coral Adulto

Com regência de Daniel Amato, o grupo de 25 cantores interpreta trechos de cantatas de Natal e músicas tradicionais, e é formado por quatro corais: Madrigal Nós por Voz, Sociedade Hípica de Campinas, FACCAMP e Meninos e Meninas da Terceira Idade de Campinas.

17.12, quarta-feira, 13h30 - Coro Feminino Jubilate

O Jubilate reúne 30 cantoras sob a regência de Adalgisa Arruda. Apresentará composições eruditas, melodias tradicionais de vários países, além de autores como Assis Valente, John Lennon e Erasmo Carlos.

17.12, quarta-feira, 19h30 - Coral da Igreja Presbiteriana de Pinheiros

Formado por 35 cantores, interpreta clássicos de Natal de vários países.

18.12, quinta-feira, 13h - Coro Liberdade

O grupo que iniciou suas atividades em 1915 tem hoje a regência de Donaldo Guedes, premiado maestro com carreira internacional. A apresentação reunirá 20 vozes para interpretar grandes autores como Bach, Handel, Ralph Manuel, Nabor Nunes, entre outros.

18.12, quinta-feira, às 20h - Coral e banda do Exército da Salvação

A música deste movimento cristão tem sido reconhecida internacionalmente através de suas bandas de metais e corais, especialmente em épocas de Natal. Regido por Vera Sales, a brigada paulistana de 20 cantores e músicos promete um show de Natal alegre e inspirador.

19.12, sexta-feira, 19h - Coral Expansão Ágape

Com um trabalho contemporâneo, o grupo interpreta musicais natalinos de maneira não convencional e com muita criatividade. Seis bailarinos e 30 cantores apresentarão o musical “Aos teus pés” (criação e arranjos de Trawis Cottrell e David Molfitt).

22.12, segunda-feira, 18h - Coral da Guarda Civil Metropolitana

Composto por 23 integrantes, é dirigido pelos regentes José Carlos Milanez e Davi Bastos dos Santos, e vem realizando cerca de 150 apresentações por ano. “A música aproxima a sociedade e as pessoas passam a enxergar a guarda de uma forma mais humana”, afirma Milanez. O show mescla clássicos de Natal, peças eruditas e músicas populares de Luiz Gonzaga e Gilberto Gil.

23.12, terça-feira, 18h - Banda da Guarda Civil Metropolitana

De Tim Maia a Paul McCartney, passando pelo jazz, a banda formada por 33 músicos tem como característica a execução de um repertório eclético, sob as regências dos maestros Renan Gomes e Valdyr Aguiar Filho.

23.12, terça-feira, 19h - Stanley Peters

Guitarra havaiana e um serrote musical garantem o tom inusitado à apresentação do músicoStanley Peters. Exigindo extrema precisão, o serrote musical tem origem nórdica, é tocado com um arco de violino e apresenta sonoridade peculiar. Stanley promete melodias tradicionais de diferentes países e músicas antigas, permeadas por clássicos de Natal.

Por Ezio Jemma

Atualizado em 9 Dez 2014.