Viagens
Por Leila Vieira

Conheça a Sociedade Brasileira de Vampirologia

Muito diferente da visão cinematográfica, podemos encontrar vampiros em quase todo lugar.

Os vampiros podem estar mais perto do que você imagina (Divulgação)

Vampiro não precisa ter medo do sol, usar capa preta e sugar o sangue de sus vítimas. Na conversa que o Guia da Semana teve com o fundador da Sociedade Brasileira de Vampirismo, Marcos Graminha, podemos entender como até o nosso vizinho pode ser um ser das trevas sugando aquilo que há de bom na sua vida.

+ Conheça o banco de sangue para animais em SP
+ Conheça o Museu de Objetos Obsoletos

Especializado no "vampirismo psíquico", Marcos nos conta um pouco sobre a Sociedade Brasileira de Vampirismo. Fundada em 1997, a SBVamp nasceu quase que por acaso: "A SBVamp, eu criei em 97. Na verdade, leio sobre vampiros desde 85 e conforme fui somando livros ao meu acervo, comecei a perceber que tinha um material muito vasto, não apenas de livros... mas quadrinhos, revistas, dvds, cds e vinil."

"Não havia um grupo específico que se reunia. Tenho muitos amigos como a Giulia Moon, Martha Argel, André Vianco, Marcos Torrigo, Adriano Siqueira... todos escritores, cuja temática, aborda vampiros", completa o especialista.

O grupo se reunia nas noites paulistanas para tomar vinho e debater a temática. Destes encontros, nasceu também o site da SBVamp, que propunha mostrar a face não cinematográfica dos chupadores de sangue.

Atualmente, Graminha mora no Espírito Santo e conta com um acervo de cerca de 700 livros sobre o assunto. Sem uma sede, ele mantém uma fanpage no Facebook para divulgar os conhecimentos que obteve sobre o tema.

O vampiro real

Continua depois da publicidade

Marcos nos conta que os "vampiros reais" podem estar ao seu lado e as vezes te dando ordens. Normalmente são os responsáveis pelas famosas sensações de "olho gordo" ou "mau olhado" - o ataque destes seres não tira seu sangue, mas sim todas as coisas boas que podem estar ao seu redor.

Como se livrar da influência deles na sua vida? "O combate é sempre com sal grosso - em grãos, coisa que os vampiros detestam: sal e grãos", afirma o especialista em vampiros da vida real.

Por Leila Vieira

Atualizado em 2 Out 2013.