Fundada em 1829, a península uruguaia recebe cada vez mais pessoas em busca de sombra, água fresca e todo o glamour que a cidade oferece. Uma mistura de Miami com Ibiza, Punta possui opções de compras em suas ruas agitadas e praias com águas calmas, para os pais brincarem com os filhos, e até points de surfe, onde dezenas de turistas exibem seus corpos sarados, e em seguida caem na noite agitada da cidade.
Passada a estação mais quente do ano, o número de visitantes, principalmente brasileiros, cai razoavelmente. Com isso, caem também os preços das agências de viagem. Em estações menos badaladas, a temperatura média gira em torno dos 13º. O aluguel de um apartamento cotado a US$ 1.500 mensais na temporada vai para US$ 200 e, assim, é possível esbanjar ainda mais. Veja quais as principais atrações de lá e como aproveitar sua estadia em Punta com tudo que você tem direito.
Clima caliente
Com apenas 10 mil habitantes, a cidade fica a 140 quilômetros de Montevidéu. Reconhecida como um dos mais importantes e exclusivos balneários da América do Sul, Punta Del Este conta uma rambla (orla) sofisticada, casas típicas de balneários com proprietários que vão de empresários a artistas, edifícios modernos, um porto com grande infraestrutura e capacidade de desembarque, além de grifes, restaurantes e pubs que se empenham para garantir seu espaço na região.
As ruas, principalmente as centrais, têm nomes que remetem à vida marinha: Las Focas, Los Meros, Los Arrecifes. O mar se divide em dois: La Mansa e La Brava. As praias que ficam na parte Mansa têm águas transparentes e calmas, ideais para as famílias e casais em descanso, como El Grillo e La Pastora. Já as da parte da Brava têm águas revoltas e são mais frequentadas pelos moradores.
A Praia da Barra é o ponto de encontro dos jovens, com direito a muita agitação no verão durante o dia, além da farta vida noturna em todas as épocas do ano. Nela é possível pegar boas ondas, mas os surfistas preferem andar um pouco mais até praias nem tão badaladas, como Bikini e Manatiales.
Não deixe de conhecer
Casa Pueblo é um dos símbolos mais marcantes de arte na cidade. A 13 km do centro, próximo do aeroporto, o complexo criado e construído pelas mãos do artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró, que mora e trabalha ali dentro, foi erguido em 36 anos e começou com um quarto feito de latas e revestido com madeira de navios naufragados. Em seu interior há salas com vista para o mar, exposições de esculturas, pinturas e cerâmicas. Há também a possibilidade de se hospedar no Club Hotel Casa Pueblo, porém, reserve uma boa verba para isso, pois, além de disputadas, as 70 habitações disponíveis são caras.
Construído em 1860, o Farol de Punta del Este tem 45 metros de altura e os prismas de cristal que fazem parte do sistema de iluminação foram trazidos da França. No interior da estrutura há uma escada de caracol de 150 degraus que permite o acesso à parte superior.
Outro point que deve ser visitado é a Ilha de Lobos Marinhos. Nela se encontra a maior colônia de lobos marinhos da América do Sul. Cerca de 150 mil espécies passeiam pelas praias durante todo ano, além dos mais 10 mil leões marinhos perto dos 11 hectares de área que a ilha possui.
Um dos cartões-postais da cidade é a obra do escultor chileno Mario Irarrazabal: La Mano. Ela consiste em dedos saindo da areia, cujo significado seria a "presença do homem surgindo na natureza" e faz parte do conjunto de oito esculturas do Paseo de Las Américas. É o local ideal para tirar fotos e registrar sua passada por Punta.
Em La Barra fica a Ponte Ondulada, obra realizada pelo designer Leonel Viera em 1965, na desembocadura do Arroio de Maldonado. Mais à frente estão diferentes paragens, como o Balneário O Tesouro, a Praia Montoya, Praia Bikini e Praia Manantiales, entre outras.
A mais ou menos 15 quilômetros do centro de Punta, está localizada a Playa Barra, uma antiga vila de pescadores que se tornou moda nos últimos verões. Sua noite faz concorrência com a do porto de Punta, com barzinhos, restaurantes, lojas de decoração e ateliês de artistas.
Comer, dançar e jogar
Devido à agitação noturna, o movimento nos restaurantes só começa para valer a partir do meio da tarde. Como não poderia deixar de ser, os pratos mais apreciados são compostos de frutos do mar. Para refrescar o calor, próximo à praia, o Clericot, drinque à base de vinho branco e frutas picadas, é servido nos bares e espaços gastronômicos.
Os principais pontos de agitação noturna são os bares na orla da Praia da Barra. As dicas para saborear pratos típicos da cidade são o Posta del Cangrejo e o El Puesto. Para quem deseja cair na pista, os pubs Moby Dick e Honky Tonk, de rock, ou às casas noturnas La Morocha e La Dolce Vita não deixam a desejar no quesito música e agito.
Outro marca forte em Punta del Este são os famosos cassinos. O Hotel Conrad possui 450 slots e 60 mesas de jogos e estrutura para realizar confraternizações e shows de artistas consagrados. Quem se hospedar, pode aproveitar o sol na sua piscina do local, relaxar no spa ou provar o gostinho da sofisticação em um de seus charmosos restaurantes. Outra casa de jogos fica na Avenida Gorlero, a principal da cidade.
Quem leva
Fênix Operadora
O pacote inclui passagens aéreas em classe turística; duas noites no Hotel Tryp, com café da manhã; traslados; passeio panorâmico pela cidade; seguro viagem internacional.
Telefone: (11) 3120-7200
www.fenixtur.com.br
Via Br Turismo
Passagem aerea;traslados em Montevidéu do aeroporto ao hotel e vice-versa; três noites de hospedagem, incluindo café da manhã e taxas; city tour panorâmico com duração de meio-dia; seguro viagem.
Telefone: (11) 2124-9855
www.viabrturismo.com.br
Agaxtur Turismo
Passagem aérea São Paulo, Campinas / Montevideo / São Paulo; duas noites de hospedagem em Montevideo, com café da manhã; três noites de hospedagem em Punta del Leste, com café da manhã; traslado aeroporto / hotel em Montevideo/ hotel Punta del Este/ aeroporto Montevideo; city tour em Montevideo e Punta del Leste; seguro viagem.
Telefone: (11) 3067-0900
www.agaxtur.com.br
Por Marcus Oliveira