Viagens
Por Lucila Rosa

Cidades do Rio Grande do Sul para visitar no inverno

Gaúchos e turistas de outros Estados, ou até mesmo de outros países, podem apreciar as belezas do Sul no frio.

As cidades gaúchas têm inúmeras atrações no inverno (Divulgação)

Quando o inverno chega para os brasileiros, muitos buscam viajar para o Sul do país para apreciar as belezas naturais da região mais gelada do Brasil.

+ Descubra o que a orla de Ipanema de Porto Alegre tem
+ Confira os passeios da Linha Turismo de Porto Alegre

Mesmo quem não gosta de frio não pode negar que cidades como Canela e Gramado são pontos turísticos muito procurados, além de sediarem eventos importantes, como o Festival de Cinema de Gramado.

Mas não são só estas duas cidades citadas que compõem a serra gaúcha. Para expandir seus horizontes, conheça um pouco mais sobre alguns municípios serranos do Rio Grande do Sul.

BENTO GONÇALVES


Situada no alto da Serra, Bento figura entre as 10 maiores economias do Rio Grande do Sul. Anualmente, o município recebe mais de 800 mil visitantes. Em seu roteiro turístico, estão incluídos o Vale dos Vinhedos, onde montanhas cobertos de parreirais marcam a beleza do local, e os Caminhos de Pedra, que mostra estabelecimentos feitos com as mãos dos imigrantes italianos, totalmente desprovidos de bens materiais.

Continua depois da publicidade


CANELA


A cidade possui inúmeros cenários de belezas naturais, matas nativas, ar puro, como o Parque do Caracol, onde é possível contemplar uma queda d'água de 131m. A gastronomia da região é composta por culinárias de várias culturas, enfatizando as cozinhas italiana e alemã, com um banquete de cafés coloniais à disposição do público. Além disso, o tradicional churrasco, o romântico fondue e o doce chocolate caseiro também são especialidades. Hotéis e pousadas não poderiam faltar em uma cidade voltada ao turismo. O comércio trabalha com malhas, artesanato, couro e grifes.


CAXIAS DO SUL


Com seus colonos, seus vastos parreirais, suas vinícolas, seu variado parque industrial e um comércio rico e dinâmico, Caxias é o pólo centralizador da marca italiana no Sul do Brasil. O churrasco e o vinho, a polenta, o galeto e as macarronadas, ao som de letras trazidas da Itália, representam a fartura aliada à cultura. É através da uva e do vinho, que Caxias notabilizou-se, lançando a Festa da Uva.


FARROUPILHA


A cidade é muito conhecida por suas malharias e pelos preços baixos das peças que fazem sucesso no país inteiro. Outra atração da cidade é o santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. O local reúne romarias com pessoas dos quatro cantos do Rio Grande do Sul.


GRAMADO


Gramado é o terceiro destino turístico mais procurado do Brasil. Com a maior infra-estrutura do Estado e uma rica rede hoteleira, os estabelecimentos gastronômicos do município garantem um atendimento simultâneo a 15 mil pessoas. No âmbito comercial, é impossível não levar produtos como chocolates caseiros, malhas, móveis, artesanato e couro. Os cafés coloniais e o Lago Negro também garantem uma viagem inesquecível.

O Natal Luz encanta com seus shows de fogos, som e luzes, além dos desfiles. O Festival de Cinema de Gramado é o maior evento cinematográfico do país, reunindo artistas, produtores, diretores e jornalistas em uma semana de puro glamour.

NOVA PETRÓPOLIS


O Labirinto Verde e o Ninho das Águias estão entre os maiores pontos turísticos de Nova Petrópolis. Um dos principais eventos da cidade é a Festimalha. A feira de malhas permite que turistas e moradores comprem roupas a preços baixos. Na gastronomia, cuca, linguiça e outros produtos coloniais fazem muito sucesso.

Por Lucila Rosa

Atualizado em 18 Jul 2013.