Viagens
Por Redação Guia da Semana

Carnaval de Olinda e Recife

Mais de 900 blocos desfilam pelas duas cidades nos quatro dias de folia.

Os bonecos gigantes são marca registrada do Carnaval de Olinda e desfilam durante todo o Carnaval (Divulgação)

O Carnaval de Pernambuco, mais precisamente das cidades-irmãs Olinda e Recife, é um dos mais famosos do Brasil. A grande marca da folia nessas duas cidades é a gratuidade de todos os eventos, que reúnem foliões para brincar em blocos de rua e shows.

+ Saiba tudo sobre o Carnaval no especial do Guia da Semana
+ Veja como curar ressaca depois das festas
+ Aprenda a fazer uma make para a folia com Luciane Ferraes

Olinda
Em Olinda, a folia reúne 190 atrações de palco e mais de 254 horas de folia. Ao total, mais de 800 blocos desfilam pela cidade durante os quatro dias de Carnaval. Destaque para os desfiles de blocos e cortejos no sábado e domingo, a apoteose dos Bonecos Gigantes e o Encontro de Maracatus de Baque Solto na segunda-feira, o Encontro de Bonecos Gigantes na terça e os encontros de Bois e Ursos na Quarta-feira de Cinzas.

A Prefeitura da cidade vai transmitir o Carnaval ao vivo via Internet, pela página da prefeitura no Google+ e pelo site oficial do carnaval. A ação acontece entre os dias 8 e 12 de fevereiro, com cinco horas diárias de transmissão via streaming de vídeo – das 14h às 19h.

Confira a programação completa dos blocos e shows clicando aqui.

Recife
São cerca de 1500 apresentações. Mais de 770 desfiles de Expressões Culturais e Artísticas fazendo um dos mais ricos carnavais de chão do mundo. Dezessete grandes palcos, sendo 8 no centro do Recife, e 9 nos bairros distribuídos nos bairros. Haverá ainda 31 polinhos e seis corredores de agremiações nas comunidades. Serão mais de 300 shows, 103 deles de artistas de frevo. Dos 300 shows de palco, 290 serão no Carnaval e dez na semana pré-carnaval. Dos artistas participantes, 72 foram indicados pelas comunidades.

Continua depois da publicidade

A noite de abertura do Carnaval do Recife, marcada para a sexta-feira (8 de fevereiro), promete encantar pernambucanos e turistas. O tradicional cortejo de Naná Vasconcelos com as dez nações de maracatus de baque virado se juntarão a Milton Nascimento no palco do Marco Zero. Além dele, a jovem cantora fadista portuguesa, Carminho, se une aos dois em uma homenagem ao frevo. Depois, quem sobe ao palco é a Orquestra Popular do Recife com o maestro Ademir Araújo. Encerrando a noite de abertura, cerca de 14 artistas fazem o show "Frevo Patrimônio do Mundo”.

No Sábado de Zé de Pereira, 9 de fevereiro, será de festa no Polo da Avenida Guararapes. O local será o ponto de partida para grande homenagem que o Carnaval do Recife fará ao Frevo no seu dia. A partir das 6h da manhã 10 clarins vão soar a cada 15 minutos na Ponte Duarte Coelho, numa alvorada para acordar a cidade. Uma hora depois um cortejo formado por Badas de Música centenárias do interior de Pernambuco, capoeiristas, orquestras de frevo, passistas, estandartes, cantores e compositores, vão percorrer a Guararapes, Dantas Barreto, Praça Sérgio Loreto e Rua do Sol para encontrar o Galo da Madrugada.

Em todos os dias, há folia nos Pólos Centralizados (Praça do Marco Zero, Praça do Arsenal, Cais da Alfândega, Avenida Guararapes, Avenida Nossa Senhora do Carmo, Pátio de São Pedro, Pátio do Terço e Pátio de Santa Cruz) e Pólos Descentralizados (Brasília Teimosa, Ibura, Chão de Estrelas, Nova Descoberta, Casa Amarela, Bomba do Hemetério, Alto José do Pinho, Várzea e Jardim São Paulo).

Veja a programação competa no site da Prefeitura do Recife.

Atualizado em 8 Fev 2013.