O Carnaval é, sem dúvida nenhuma, a maior festa brasileira. Durante os dias de folia, o evento movimenta mais de R$ 100 milhões na economia de São Paulo. A folia faz a alegria da galera seja na Avenida, nas ruas ou em bailes temáticos nos clubes tradicionais da cidade.
+ Saiba tudo sobre o Carnaval no Guia da Semana
+ Veja como chegar ao Sambódromo para conferir os desfiles
+ Saiba onde comprar sua fantasia de Carnaval
+ Conheça alguns hits para o Carnaval 2013
Só no Sambódromo são mais de 120 mil foliões. Na passarela do samba, celebridades chamam a atenção do público e se misturam aos anônimos da comunidade, que trabalham duro durante o ano para colocarem a escola na Avenida.
Para ajudar quem vai ficar pela capital a se programar, o Guia da Semana preparou um roteiro com o que há de melhor para fazer no Carnaval 2013 em São Paulo. Confira:
Na Sexta, 8 de fevereiro, a passarela é aberta às 23h15 pela Acadêmicos do Tatuapé, com o enredo “Beth Carvalho, a madrinha do samba”. A Águia de Ouro, com o enredo sobre o sambista João Nogueira, encerra os desfiles às 5h55
Já o desfile de Sábado, 9 de fevereiro, começa com a Nenê de Vila Matilde, campeã do Grupo de Acesso em 2012, às 22h30, com o enredo “Da Revolta dos Búzios à atualidade, Nenê canta a igualdade”. Já a Império de Casa Verde é a última escola a entrar na avenida, às 5h10 , com o tema “Pra todo mal a cura... quem canta seus males espanta!”.
Cada escola tem de 55 a 65 minutos para completar seu desfile. A apuração acontece terça-feira, 12 de fevereiro. E já na sexta-feira, dia 15 de fevereiro rola o Desfile das Campeãs, reunindo os dois primeiros lugares do Grupo Especial com as cinco primeiras do Grupo de Acesso.
Durante o mês de fevereiro, dezenas de blocos de rua desfilam nos bairros da capital. Entre os que se destacam, está a Confraria do Pasmado, Vila Madalena; e a Banda do Candinho, que reúne foliões no Bixiga.
Outro destaque é o Pholia na Luz, que reúne 15 agremiações e cerca de 11 mil foliões das ruas do Centro de São Paulo. Os grupos desfilam nos dias 2 e 3 de fevereiro por um percurso que segue entre a Estação da Luz e o Jardim da Luz.