A viagem de trem de Paris a Londres (ou vice-versa) pelo EuroStar é uma experiência única que todo turista deveria realizar, pois além de ser uma aventura emocionante, para quem não conhece os trens europeus e o Eurotunel, é rápida, prática e confortável, talvez a melhor alternativa para ir de uma cidade à outra.
O Eurotunel é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno. Une a França e a Inglaterra por uma ferrovia de 50 quilômetros de extensão, com profundidade entre 40 e 70 metros, sendo que 37 quilômetros estão sob o Canal da Mancha. O percurso vai da estação Gare du Nord, em Paris até a estação de St.Pancras, em Londres, em cerca de 2h15 (tempo estimado para quando o trem não tem paradas em Ebbsfleet ou Ashford, no sul da Inglaterra). Dentro do Eurotúnel fica apenas 20 minutos. A velocidade pode chegar a 300 km/hora.
A compra das passagens do EuroStar pode ser feitas com antecedência, no próprio site da companhia ou em sites como o Rail Europe, por exemplo. No embarque, os passageiros passarão pela Imigração, tanto francesa quanto inglesa, para checar documentação etc. A bagagem vai junto com os passageiros, no mesmo vagão, e as saídas são pontuais.
Dentro do trem existe um vagão restaurante, sempre o de número 13, mas quem quiser pode levar seu próprio alimento. Isso é comum na Europa. Existem serviços diferenciados de primeira classe com atendimento de bordo, refeições e bebidas sofisticadas, com diferença nos preços das passagens. Isso inclui também vagões mais confortáveis.
Os preços dos trens na Europa são compensados pelas vantagens como conexões com transporte público, inclusive metrô, pontualidade e quantidade de bagagem livre para ser transportada.
Uma boa dica para quem vai viajar em época de maior movimento é chegar mais cedo à estação, pois a procura por esse meio de transporte é grande. Em dias normais, se tiver com os tickets na mão, 40 minutos de antecedência são suficientes. Se não, chegue uma hora antes do embarque.
Curtindo Londres e Paris de trem
Se você estiver em uma dessas capitais, aproveite e conheça a outra, é uma escolha obrigatória para qualquer viajante. Motivos não faltam para realizar essa viagem, inclusive a proximidade das duas cidades. Aproveite para fotografar as duas estações, elas são belíssimas.
A Gare du Nord tem em sua fachada 23 estátuas, e prédio é do início do século 19. A estação de St. Pancras foi construída também no século 19 e seu prédio de tijolos vermelhos no estilo neogótico é um dos mais lindos de Londres. Observe também os detalhes do trem, você vai se sentir como um dos personagens das histórias de mistério e suspense de Agatha Christie.
Dentro do Eurotunel você não terá nada para observar, pois tudo é escuro do lado externo, como um metrô subterrâneo. Entretanto, no resto do percurso é possível contemplar as belas paisagens e os vilarejos do norte da França e sul da Inglaterra.
Se ainda não tem onde ficar em Londres, existem vários hotéis na região das estações de St. Pancras e da King’s Cross (estação de metrô que faz conexão com o terminal do Eurostar). Procure antecipar as reservas, mesmo que faça uma viagem rápida a Londres, poderá aproveitar os pontos turísticos da cidade. As estações têm boa localização, ruas interessantes, próximas a museus e ao belo Regent’s Park. Os fãs de Harry Potter podem dar uma paradinha na plataforma 9 ¾ da estação e curtir a passagem secreta do bruxo pela parede para pegar o Hogwarts Express.
A Gare du Nord fica ao norte de Paris e se você tiver com tempo de sobra e quiser ir às compras na ‘Cidade Luz’, vale uma visita à Gallerie Lafayette, um dos passeios que vale a pena pela tradição do lugar e pela proximidade da estação. Tomar um café ou almoçar num dos restaurantes de várias etnias na famosa e movimentada Faubourg St. Denis, também é uma opção irresistível.