Diversos aspectos sociais, culturais e ambientais devem ser levados em consideração ao elencar uma cidade como a melhor ou a pior para se viver. Pensando nisso, a revista britânica The Economist, em parceria com a Economist Intelligence Unit (EIU), fez um levantamento sobre os lugares mais habitáveis do mundo.
Para definir o status de 173 cidades ao redor do mundo em 2024, a pesquisa se baseou em características como educação, meio ambiente, cultura, assistência médica, infraestrutura e estabilidade.
Com a análise dessas categorias, o levantamento também observou a quantidade de grandes eventos esportivos, o nível de lotação em transportes públicos e a taxa de criminalidade em diversas regiões. Com isso, três cidades da Europa ficaram entre as cinco melhores para morar.
Quais são as 5 melhores cidades para se viver?
Ocupando o primeiro lugar no ranking pelo terceiro ano consecutivo, a cidade de Viena é a melhor para se viver em 2024.
Ao considerar as categorias citadas acima, a pesquisa destacou que a capital da Áustria teve uma pontuação de 98,4. Aliás, o local só não recebeu uma taxa maior devido à falta de grandes eventos do ramo do esporte.
Em segundo lugar, com uma pontuação de 98, está a charmosa capital dinamarquesa Copenhage. Com um modesto crescimento populacional, o lugar conta com transportes públicos com poucos passageiros e poucos casos criminais. Veja o ranking abaixo!
- Viena, na Áustria;
- Copenhage, na Dinamarca;
- Zurique, na Suíça;
- Melbourne, na Austrália;
- Calgary, no Canadá.
Por outro lado, a pior cidade para se viver é Damasco, capital da Síria. O local ocupa o último lugar desde 2013, por ser uma região assolada por guerras. Em 2024, a sua pontuação foi de apenas 30,7.