Apesar de você encontrar nessa lista alguns picos situados no Paquistão, o Nepal é o responsável por guardar oito das montanhas mais altas do mundo. Então, engana-se quem pensa que o Nepal é somente um enorme acervo monumental, é também um lugar cheio de repleto de montanhas.
+ 11 lugares com as águas mais cristalinas do mundo
+ As cachoeiras mais incríveis do planeta
Mas muitas coisas mudaram nos últimos anos. Os alpinistas tem reclamado que as condições lá nas alturas se deterioraram e os riscos de acidentes estão cada vez maiores. A maioria diz que é o aquecimento global e certamente esse é o problema.
Bom, mas se você começar a se preparar fisicamente e busca um desafio, quem sabe um dia você chega em alguns desses 10 lugares mais altos do mundo.
Monte Everest – 8.848 metros
Taí a montanha mais alta do mundo, o que não é novidade pra ninguém. O Everest fica na cordilheira do Himalaia, fronteira entre o Tibete e o Nepal. Fizeram uma conta que até o final de 2006, cerca de 8030 pessoas tentaram chegar até o topo da montanha, mas que 212 não retornaram e 56% destas morreram. O primeiro brasileiro a chegar no topo do Everest foram Waldemar Niclevicz e Mozart, em 1995.
K2 – 8.611 metros
A montanha fica na fronteira sino-paquistanesa, região da Caxemira, no Baltistão. A maioria dos alpinistas considera que a elevação do K2 é bem mais difícil que a do monte Everest. De 2000 pessoas, apenas 189 pessoas teriam conseguido chegar lá no alto da montanha e 1500 já haviam escalado o Everest.
Kangchenjunga – 8.586 metros
É a montanha mais alta da Índia e fica na fronteira com o Nepal, a 74km de Darjeeling. Como ninguém sabia ao certo a altitude do monte Everest e do K2, a Kangchenjunga foi considerada a montanha mais alta do mundo entre 1838 e 1849. Avalanches são comuns na montanha e ela é considerada um lugar sagrado entre os habitantes da região.
Lhotse – 8.516 metros
É ligada com o monte Everest pela coluna sul e até o final de 2003, 243 alpinistas tinham conseguido chegar no topo da montanha, sendo que 11 morreram. Alguns lados de Lhotse chegam a declives de 40, 50 e até 80 graus. Suíços foram os primeiros a escalar a montanha com sucesso.
Makalu – 8.485 metros
A 22km a leste do Everest, Makalu é considerada uma das montanhas mais difíceis do mundo pra se escalar. Suas subidas íngremes e seus cumes afiados lembram uma pirâmide. Os alpinistas Waldemar Niclevicz e Irivan Gustavo Burda foram os primeiros a alcanças o topo dela, em 11 de maio de 2008.
Cho Oyu – 8.188 metros
Entre todas as montanhas de mais de 8 mil metros de altura, a Cho Oyu é considerada pelos os alpinistas como a mais fácil de escalar. Em 1952, rolou a primeira tentativa de escalada mas as dificuldades técnicas não ajudaram a expedição. O nome dessa imponente montanha significa “a melhor turquesa”.
Dhaulagiri I – 8.167 metros
A montanha foi descoberta em 1808 e ficou como a mais alta do mundo por um bom tempo, até ser desbancada pela Kangchenjunga em 1852. Em 13 de maio de 1960 rolou a primeira expedição e também a primeira escalada no Himalaia auxiliada por um avião, que parou de funcionar e foi abandonado no meio da montanha.
Manaslu- 8.163 metros
A “montanha do espírito” - como diz o nome – também é considerada um dos picos mais fáceis de subir e foi escalada pela primeira vez por japoneses em maio de 1956. Em 1972, uma avalanche atingiu uma equipe de escaladores e acabou matando 16 pessoas. Em setembro de 2012, outros 20 alpinistas foram atingidos quando uma avalanche devastou o acampamento e 9 alpinistas morreram.
Nanga Parbat – 8.125 metros
Fica no Paquistão e apesar de ser uma das montanhas mais perigosas é uma das mais escaladas do mundo. Em 2010, foi lançado um filme baseado em fatos reais que conta a trágica história dos irmãos Messner, que durante uma expedição sofrem um grave acidente que acaba em morte.
Annapurna I – 8.091 metros
Maurice Herzog e Louis Lachenal atingiram o topo de Annapurna em junho de 1950, sendo a primeira montanha com mais de 8000 metros a ser escalada. Ela também é uma das mais perigosas - a taxa de fatalidade é maior que 40%.