Viagens
Por Guilherme Schiff

Após 46 anos, relembre mais de 10 curiosidades sobre Woodstock

O festival de música com o lema "Paz e Amor" se tornou símbolo cultural do século XX.

Woodstock, o maior festival de rock da história, continua na cabeça das pessoas mesmo após 46 anos. Seja para quem estava vivo na época ou para pessoas que desejariam ter estado nos três dias marcantes que reuniram grandes nomes do cenário mundial.

Michael Lang, John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld foram os jovens que tiveram a ideia do festival. O intuito, na verdade, era de montar uma gravadora em Woodstock, mas a ideia evoluiu para a criação dos três dias de show, anunciado com o nome de "Woodstock Music & Art Fair".

Os produtores sonhavam com um público de 60.000 pessoas, mas venderam simplesmente o triplo dos ingressos (foram 186 mil). O festival aconteceu em uma fazenda de Bethel, cerca de 160 km de Nova York. O município tinha apenas 2.300 habitantes.

A ideia do festival se espalhou de maneira assustadora e mais de 500 mil pessoas se dirigiram a Bethel para assistir os 32 shows marcados. Caravanas de hippies surgiam de todos os cantos dos Estados Unidos. Quando a multidão chegou ao local, derrubaram todas as grades e transformaram Woodstock em um evento gratuito.

Woodstock foi um marco do século XX. Mesmo sem a infraestrutura ideal e até com muitos momentos de chuva, nada impediu a alegria dos jovens que estavam presentes. O clima de pura liberdade se tornou um símbolo da geração hippie "Paz e Amor". A revolução sexual e o uso de drogas foram o ápice do movimento de contracultura dos anos 60.

Assista o vídeo para ter uma noção do que foi o festival:

Continua depois da publicidade

CONFIRA OS SHOWS QUE ROLARAM NOS TRÊS DIAS DO EVENTO

Sexta-feira - 15/ago

Richie Havens, Swami Satchidananda, Sweetwater, The Incredible String Band, Bert Sommer, Tim Hardin, Ravi Shankar, Melanie, Arlo Guthrie e Joan Baez.

Sábado - 16/ago

Quill, Keef Hartley Band,John Sebastian, Santana, Canned Heat, Mountain, Grateful Dead, Creedence Clearwater Revival, Janis Joplin com a The Kozmic Blues Band, Sly & the Family Stone, The Who e Jefferson Airplane.

Domingo - 17/ago

The Grease Band, Joe Cocker, Country Joe and the Fish, Ten Years After, The Band, “Blood, Sweat & Tears”, Johnny Winter, “Crosby, Stills, Nash & Young”, Paul Butterfield Blues Band, Sha-Na-Na e Jimi Hendrix.

BANDAS FAMOSAS QUE SE RECUSARAM PARTICIPAR

The Beatles: A banda já não tocava junta há três anos, mas o suposto motivo para a ausência foi que John Lennon exigiu que a Plastic Ono Band também tocasse no festival.

Led Zeppelin: O empresário Peter Grant e a gravadora Atlantic gostaram da ideia de Zeppelin se apresentar no festival, mas o cantor declinou o convite por achar que seria só mais um no meio de tantas bandas.

The Doors: Rejeitaram o convite, pois pensaram que o festival seria uma cópia ruim do Monterey Pop Festival. Depois, se arrependeram da decisão.

ALGUMAS CURIOSIDADES DO FESTIVAL

Tranquilidade

Apesar do número altíssimo de pessoas, o lema "Paz e Amor" foi levado a sério. O festival não teve nenhum incidente de brigas e mesmo com toda a infraestrutura ultrapassada, apenas três pessoas morreram: atropelamento, overdose de heroína e ruptura de apêndice.

Controle

Cerca de 600 pessoas fizeram a segurança do show, entre policiais, seguranças contratados e pessoas voluntárias. Pouco mais de 100 pessoas foram apreendidas por uso de drogas, mas eram tantas pessoas infringindo a lei que a polícia não teve o que fazer. As drogas, peladões, sexo ao ar livre foram tolerados.

Qualquer lugar

Um camping foi delimitado para ser a área de descanso do festival. Bobagem! Com a invasão de tantas pessoas, todos os cantos possíveis da fazenda eram utilizados para dormir. Barracas, colchonetes e trailers eram vistos em qualquer lugar.

Trânsito

Com o altíssimo número de pessoas, as vias de acesso à fazenda formaram longas filas. Para ter ideia, o trajeto de Nova York até Bethel, que dura cerca de duas horas, chegava até quase oito horas de viagem. Muitas pessoas largaram o carro pela estrada e caminharam muitos quilômetros para chegar até o local do festival.

Outros dados

Número de pessoas para as quais estava calculado o sistema de áudio: 20.000

Meses de organização do festival: 6

Número de banheiros portáteis: 600

Quilos de comida enviadas por helicóptero: 650

Pessoas que não conseguiram chegar: 250.000

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 17 Ago 2015.