Viagens
Por Redação Guia da Semana

Academias de Porto Alegre ensinam Tai Chi Chuan

A arte marcial é uma das modalidades dentro do Kung Fu.

A atividade equilibra o funcionamento dos órgãos (Divulgação)

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa com a finalidade de melhorar a saúde e aumentar a habilidade de defesa pessoal.

+ Descubra onde praticar MMA em Porto Alegre
+ Conheça as 10 atividades que mais queimam gordura

A prática do exercício equilibra os órgãos. A respiração, por exemplo, torna-se suave e os músculos, relaxados. Conheça algumas academias de Porto Alegre que ensinam a modalidade.

Associação Oki-Do Yoga

Na academia Oki-Do, o Tai Chi Chuan é oferecido como um exercício que complementa a prática do yoga. Nas aulas, treinam-se os movimentos básicos para compor uma forma. E os alunos podem criar sua própria forma para o treinamento. O objetivo é aprender a movimentar-se e sentir a energia fluir.

Rua General Lima e Silva, 1066 - (51) 3227-1640 Leia mais

Centro Cultural Chinês

O Tai Chi Chuan permite a harmonização da circulação sanguínea com a respiração, enquanto coordena os movimentos das mãos, dos pés e da cabeça. A atividade não exige grande esforço e não envolve exercícios físicos extenuantes. Os mestres do Centro afirmam que alguns benefícios da prática contínua de Tai Chi Chuan são a melhora da digestão, a melhora da coordenação motora, a melhora da atividade metabólica, a revigoração do suprimento de sangue, a respiração profunda, o fortalecimento dos rins, a purificação da mente, o sono tranquilo e a restauração da vitalidade.

Rua General Lima e Silva, 736 - (51) 3286-5448 Leia mais

Oriente Academia

Os exercícios do Tai Chi Chuan praticados na Oriente são bastante abrangentes, permitindo que pessoas com qualquer tipo de dificuldade possam beneficiar-se da prática, inclusive aquelas com problemas musculares ou articulares. Entre os benefícios da prática, é possível citar a melhora cardio-pulmonar, o fortalecimento muscular, o ganho de equilíbrio, o desenvolvimento da flexibilidade e o aumento nas capacidades de concentração, autoconfiança, disposição e bem-estar. A atividade não ajuda a emagrecer diretamente, pois é um exercício mais voltado para o fortalecimento muscular. As aulas são embaladas por músicas, que auxiliam no relaxamento, além de serem utilizadas outras ferramentas de treino para trabalhar com todas as partes do corpo. Elas podem variar de simples canudos de papelão até o treino individual, com leques e espadas chinesas. Algumas aulas são teóricas, com ensinamentos sobre a história e os elementos próprios do Tai Chi.

Avenida Protásio Alves, 3240 - (51) 3061-4941 Leia mais

Shaolin do Norte

Na escola Shaolin, as aulas de Tai Chi acontecem às segundas, quartas, sextas e aos sábados. O aluno escolhe o melhor horário e quantas vezes deseja praticar a atividade na semana, entre as 14h e as 21h, de acordo com a sua disponibilidade e a sua condição física.

Rua Marechal Floriano Peixoto, 72 - (51) 3061-9529 Leia mais

Academia Sino-Brasileira

A recomendação é que o corpo acostume com a atividade aos poucos. Na Academia Sino-Brasileira, os iniciantes devem frequentar as aulas de Tai Chi apenas duas vezes por semana, praticando 40 minutos. Depois primeiro mês, podem exercitar-se três vezes na semana. A partir do segundo mês, a frequência é livre, com, no mínimo, 1h30 de exercício.

Rua Giordano Bruno, 383 - (51) 3388-4112 Leia mais

Atualizado em 16 Ago 2013.