Viagens
Por Juliana Andrade

6 sites de hospedagem pra você não ficar na mão nas suas férias

Vai viajar e ainda não sabe onde vai ficar? Separamos alguns com esquema de locação de apartamentos estilo Airbnb.

Site Airbnb movimenta 150 mil hóspedes diários (Reprodução)

Ninguém mais quer pagar preços exorbitantes para se hospedar em qualquer hotel xinfrim e, fora os albergues não existia mais nenhuma opção. Com o boom do Airbnb - site de aluguel de quartos, casas e apartamentos - a galera ganhou mais uma alternativa e sites como esse estão crescendo cada vez mais.

+ Lugares para você visitar antes deles sumirem do mapa
+ 11 rotas de cruzeiros que você deve fazer antes de morrer + 20 aplicativos para te ajudar na hora de viajar

O que muita gente não sabe é que já existiam empresas como o Airbnb. A francesa Homelidays por exemplo, foi criada em 1999, mas desde seus lançamento não era popular no Brasil, entretanto, na Europa, sempre atraiu muitos viajantes.

Também tem o Couchsurfing, um tipo de rede social criada em 2003 com o intuito de “trocar” hospedagens e cultura como uma forma de fomentar consciência coletiva. Essa funciona muito bem como troca de experiências pra aventureiros que curtem conhecer e vivenciar o destino escolhido.

O lance é que essa fórmula de sucesso está conquistando mais e mais o mercado de hospedagem e todo mundo sai ganhando, menos as grandes empresas hoteleiras. Confira uma lista de sites como e programe a sua próxima viagem:

Homelidays

Foi o primeiro site de hospedagem criado exclusivamente para a locação de apartamentos, quartos e casas para temporada. Bem mais usado na Europa, ele reúne mais 60 mil anúncios em 120 países. O portal é visitado por mais de 6 milhões de pessoas por mês.

Airbnb

É um sucesso! Foram mais de 10 milhões de reservas agendadas entre 2008 e 2012, certamente você conhece alguém ou um amigo de alguém que já usou os serviços do site. A grande sacada do Airbnb, foi desenvolver um site intuitivo e garantir ao usuário um nova experiência. A empresa possuí um escritório no Brasil, foi o primeiro da América Latina.

Continua depois da publicidade

Housetrip

Lançado em janeiro de 2010 e agora disponível em mais de 40 países, Housetrip está seguindo o caminho do Airbnb. Não tem muitas opções de locação no Brasil, mas pra quem vai fazer uma viagem internacional tem diversos lugares.

Wimdu

Assim como o Airbnb, o Wimdu também tem uma versão em português e apesar de não ser tão conhecido no Brasil quanto o seu maior no país concorrente, foi o primeiro a abrir um escritório por aqui.

CouchSurfing

Num esquema tipo rede social, o CouchSurfing é pra quem quer conhecer pessoas e curte mergulhar a fundo em cada destino. Aqui, funciona mais na base da troca e do intercâmbio de culturas.

Guest To Guest

É o encontro do Airbnb e o Couchsurfing. Esta plataforma permite que você convide as pessoas para ficar sua casa, mas o legal é que são só os amigos dos seus amigos.

Alugue Temporada

Fundado em 2001, o AlugueTemporada foi comprado em 2010 pelo grupo americano HomeAway, um dos maiores nos Estados Unidos. A diferença para os outros é que eles cobram pelos anúncios de quem quer colocar um lugar pra alugar.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 26 Jun 2014.