Viagens
Por Juliana Andrade

11 cavernas pelo mundo que você tem que visitar antes de morrer

Impossível não ficar encantando com essas belezas naturais espalhadas pelo mundo.

Caverna Reed Flute, China (Reprodução)

Caverna é uma coisa que deixa qualquer ser humano curioso e maravilhado. Essa cavidade natural, formada por rochas enormes são originárias de uma série de processos geológicos, que muitas vezes são desconhecidas pelo homem.

O mais incrível é que cada caverna tem a sua particularidade. Tem as horizontais e as verticais. As que possuem lagoas maravilhosas e grandes geleiras em seu interior ou ainda fantásticas estalactites e estalagmites.

Se você é louco por grutas ou cavernas, não pode deixar de conferir essa lista com as mais belas do mundo:

Gruta de Fingal - Escócia

Localizada no mar na Ilha Staffa, na Escócia, a caverna marinha teve suas colunas formadas a partir de uma disjunção prismática resultante de uma erupção vulcânica ocorrida há cerca de 60 milhões de anos. Dizem que os ecos produzidos pelas ondas são assustadoras.

Continua depois da publicidade

Pirilampo - Nova Zelândia

Pode parar se você está pensando que esses pontinhos são luzes emitidas pela caverna. O que você está vendo ali na imagem são vaga-lumes! Acredita? São milhares voando por toda a caverna. Lindo, né?

Gruta do Lago Azul – Brasil

Descoberta por um índio em 1924, a gruta possui um lago azul com 90m de profundidade e além de sua beleza, um fato que chama atenção, é que ninguém sabe exatamente de onde vem essas águas. Alguns dizem que é de um rio subterrâneo. Só pode...

Caverna de Cristais - México

Esta caverna foi descoberta em 2000, após a perfuração de um aquífero para bombear dezenas de milhares de litros de água. As formações de cristal da caverna são gigantes e chegam a medir mais de 30 metros de altura e 4 metros de diâmetro. Por conta de um magma, a caverna é extremamente quente e as pessoas só aguentam ficar ali por 10 minutos e por isso, algumas partes da caverna são inexploradas.

Cavernas de Lascaux - França

O complexo de cavernas é Famoso por suas inscrições rupestres feitas durante o Período Paleolítico, há mais de 17.300 atrás. As pinturas foram descobertas por um adolescente na década de 1940 e devido à evidência fóssil, o local foi nomeado como Património Mundial pela UNESCO. Incrível!

Ice Cavern - Islândia

É considerada uma das mais famosas cavernas de geleira do mundo. Ela fica na montanha Kverkfjöll, que está localizada em Skattafel, na Islândia. O mais interessante é que o gelo em seu interior é formado pela água quente de uma nascente vulcânica debaixo da geleira Vatnajökull. Legal, né?

Gruta Azul - Itália

É a gruta mais famosa da Ilha de Capri. A luz que passa através de uma mini cavidade da gruta cria um reflexo maravilhoso na superfície da água, que acaba iluminando toda a caverna. É simplesmente incrível!

Fantastic Pit Cave - EUA

A caverna, de 179 metros de profundidade, fica no Condado de Walker, na Georgia, e é conhecida como a mais profunda dos EUA. Pra você ter uma ideia da profundidade, caberia quatro estátuas do Cristo Redentor em pé uma em cima da outra.

Cavernas de Gelo Eisriesenwelt - Áustria

Eisriesenwelt quer dizer "Mundo dos Gigantes de Gelo", e o nome é mais que propício para essa caverna feita de gelo natural que se localiza no interior da montanha Hochkogel, em Werfen. São mais de 42 km de extensão e é considerada a maior caverna de gelo do mundo.

Caverna Majlis Al Jinn – Omã

Majlis al Jinn está a 1.380m acima do nível do mar, no Sultanato de Omã, que fica a 100km de Mascate. Formada por rochas carbonáticas, é a maior câmara subterrânea da Árabia Saudita e a nona maior do mundo, medindo cerca de 310m por 225m e uma área útil de 58.000 m².

Reed Flute Cave - China

A caverna está a 5km de Guilin, em Guangxi, e é uma das atrações turísticas mais famosas da China. São incríveis o conjunto de estalactites e estalagmites ao lado das formações rochosas de pedras calcárias naturais. A caverna é iluminada artificialmente, mas até aí, quem liga? Estamos na China!

Por Juliana Andrade

Atualizado em 15 Mar 2015.