Turismo virtual: 8 vulcões ao redor do mundo para ver online
Vesúvio, Etna, Villarica e Monte Merapi estão na lista.
Fotos: Shutterstock
Imponentes formações rochosas que podem ser vistas no horizonte. Tocam os céus com seus cumes e cospem fumaça. Esses são os vulcões, admirados e temidos por qualquer um, ainda mais pelos cidadãos que moram em cidades próximas a estes gigantes.
Muitos vulcões estão inativos pelo mundo, mas há ainda outros que continuam a explodir lava e soltar gases. Existem muitos aventureiros que gostam de escalar essas montanhas perigosas, mas se você não é um deles e tem curiosidade de dar uma espiada nesses verdadeiros espetáculos da natureza, é possível fazer uma tour virtual por alguns dos vulcões mais temidos do mundo.
Assim, o Guia da Semana lista 8 vulcões para você ver sem sair de casa. Confira:
MONTE RAINIER, ESTADOS UNIDOS
O Monte Rainier se destaca no horizonte de Washington, nos Estados Unidos. Seus 4.400 metros são impressionantes para os entusiastas de montanhismo. Apesar de ser considerado ativo, sua última atividade foi registrada em 1894. O vulcão é coberto de neve, mesmo na primavera, época em que se formam prados com arbustos floridos e as trilhas de hiking ficam mais coloridas.
Na mesma cordilheira que o Monte Rainier, em Washington, Estados Unidos, está localizado o Monte Santa Helena. Com 2550 metros de altura, o Santa Helena passou 127 inativo, porém, despertou em 1980 com um terremoto de 5.1 na escala Richter, em que causou mortes, danos respiratórios às pessoas a 1550 km de distância e destruiu casas, prédios e pontes ao redor. Foi uma das maiores catástrofes recentes provocadas por um vulcão nos Estados Unidos. Por isso, sua magnitude é de impressionar – e de assustar ao mesmo tempo.
Por vezes, de longe, é possível ver fumaça saindo do vulcão de Villarica, no Chile. Situado entre as cidades de Pucón e Villarica, o vulcão, com seus incríveis 2893 metros de altura, pode até ser um pouco amedrontador, pois leva o título de vulcão mais ativo da América do Sul. Suas últimas erupções aconteceram em 1984, 1971 e 1964, mas é bem comum encontrar lava se formando em sua cratera. Os turistas mais aventureiros partem para uma trilha de escalada do vulcão, experiência única na vida de qualquer pessoa.
Imagine uma ilha vulcânica, formada pelo cume do vulcão, mas que se estende por quilômetros no fundo do oceano. Este é Whakaari, na Nova Zelândia, que em maori significa "o vulcão dramático". É possível chegar a ilha de excursão, através de lancha ou helicóptero. Lá, o turista recebe todo o equipamento de segurança necessário para explorar a região. Apesar de não ser perigoso, pois sua atividade geralmente se limita a emitir gases e formar lava na cratera, em 2019, o vulcão assustou a todos com uma erupção surpresa, causando mortes de turistas.
Localizado na Sicília, o Monte Etna é o vulcão mais ativo da Europa e um dos maiores, com 1.190 quilômetros quadrados – é maior que cidades como Londres e Nova York. Repleto de lendas, o vulcão é fonte de inspiração para muitos escritores e poetas, que o chamavam de “coluna do céu”. Com suas constantes erupções, o monte muda até de altura, chegando a aproximadamente 3350 metros de altura. Na mitologia grega, acreditava-se que o Deus do fogo, Hefesto, morava no Monte Etna. Assim, não é por menos que seja uma grande atração turística da área.
Com 5.023 metros de altura, o Tungurahua é um vulcão impressionante. Ele nomeia a cidade que vive ao seu redor, e é capaz de causar grandes tremores na região. Sua última grande atividade ocorreu em 2016, mas é considerado um dos mais ativos da região, pois está sempre emitindo gases e causando alguns tremores. Mesmo assim, é um monte que toca as nuvens no céu e impressiona qualquer um.
“Monte Merapi” em indonésio significa Monte de Fogo, e não é por menos. O vulcão é o mais ativo da Indonésia e já causou alertas nos últimos anos. Entrou em erupção pelo menos três vezes em 2020, mas sua maior atividade foi em 2010, em que 14 mil pessoas foram evacuadas e 300 morreram. A Indonésia é o país com maior concentração de vulcões do mundo, então, atividade vulcânica na área não é uma novidade.
Quando falamos de vulcões, logo vem à mente o Monte Vesúvio, localizado em Nápoles, na Itália. Ainda considerado em atividade, sua última erupção foi em 1944. Entretanto, ninguém menospreza seu poder. Em 79 d.C, o vulcão foi responsável por dizimar os habitantes das cidades de Pompéia e Herculano. Assim, muitos turistas vão à região para fazer o passeio histórico pelas ruínas das cidades e também para escalar até o topo do Vesúvio, passeio que proporciona uma adrenalina diferente de qualquer outro ponto turístico.