8 viagens gastronômicas para beber e comer horrores pelo Brasil
Gramado, Serra da Canastra, São Roque e muitos outros destinos imperdíveis!.
Gastronomia
Fotos: Shutterstock
Existem duas coisas básicas que fazem qualquer ser humano feliz: comer e viajar. Mas e se desse para juntar esses dois prazeres em uma única experiência? Bom, é para isso que existem as viagens gastronômicas! E se tem uma coisa que o Brasil tá cheio, é de comida e bebida boa.
Conheça 8 viagens gastronômicas para fazer pelo Brasil e prepare-se para beber e comer horrores! Só colocar o apetite na mala e partiu.
*Clique nas imagens abaixo para abrir a nossa galeria:
São Roque - SP
A cidade de São Roque, localizada a apenas 66 km da capital de São Paulo, possui opções de passeios incríveis para os amantes de vinho! Não deixe de conhecer sua famosa Rota do Vinho, formada por três estradas e mais de 31 estabelecimentos, entre restaurantes, vinícolas e produções artesanais. Além de fazer uma bela refeição, ainda dá para participar de degustações (como no Villa Don Pato) e visitar o maquinário antigo (como na Vinícola Palmeiras). No restaurante Villa Canguera, existe até um museu dedicado à bebida! A dica é ir de carro e percorrer a rota sem pressa, conhecendo os estabelecimentos.
Continua depois da publicidade
Gramado - RS
A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é um ícone quando o assunto é chocolate. O município sedia diversas fábricas de chocolate que, além de produzir doces deliciosos e reconhecidos no país inteiro, também oferecem a possibilidade de visitação, degustação, e entre outras experiências gastronômicas. Não deixe de visitar os parque temáticos dedicados à sobremesa: Reino do Chocolate, da Chocolates Caracol, e Mundo de Chocolate, da Chocolates Lugano.
Serra da Canastra - MG
Pensou em queijo, pensou em Minas Gerais, claro! Além de reservar ao viajante inúmeras paisagens e atrações naturais, a Serra da Canastra, localizada a 310km de Belo Horizonte, também é conhecida pela sua excelente fabricação de queijos artesanais. Existem muitas fazendas famosas que produzem o alimento, atraindo fãs e curiosos. Por lá, dá para acompanhar de pertinho este processo - que começa desde a retirada do leite até a maturação. Além disso, o Parque Nacional Serra da Canastra (foto) é o ponto turístico mais famoso da região, com incríveis cachoeiras, trilhas e variedades de animais.
Vale dos Vinhedos - RS
O Vale dos Vinhedos, localizado no sul do país, a 120 km de Porto Alegre, é o principal produtor de vinhos e espumantes do Brasil! São inúmeras vinícolas separadas por três cidades: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formando então a Rota do Vinho. A dica é alugar um carro e percorrer a pequena distância entre as cidades para desfrutar do melhor da incrível serra gaúcha e seus vinhedos. É possível realizar visitas guiadas e degustações nas vinícolas mais famosas do país, como Casa Valduga, Miolo e Salton.
Ilhéus - BA
A cidade de Ilhéus, na Bahia, reserva uma grande atração turística e gastronômica aos visitantes: a Rota do Chocolate! A região abriga incríveis fazendas especializadas na produção do cacau, transformando o fruto no delicioso alimento que conhecemos e tanto amamos. O roteiro possibilita que os chocolovers conheçam de perto fazendas de plantação do cacau, acompanhem a coleta, o preparo das sementes e ainda por cima participem de uma deliciosa degustação do chocolate. Para os interessados, os pacotes são negociados pela agência Encantur.
Monte Verde - MG
O distrito de Monte Verde, localizado na cidade de Camanducaia, em Minas Gerais, também pode ser considerado um grande point gastronômico da região. Além de sediar a fábrica da Manduca, uma produção local de embutidos feitos artesanalmente, sem nenhum tipo de conservante, a cidade também é lar da Edelweiss, famosa fábrica de geleias artesanais comandada por um doutor em Química Nuclear aposentado.
Serra Negra - SP
A cidade de Serra Negra, localizada a 150 km da capital de São Paulo, é conhecida como um destino gastronômico por conta de sua Rota do Café, do Queijo e do Vinho. Com oito quilômetros de extensão, a estrada de terra leva os visitantes para conhecer as delícias produzidas artesanalmente na região. Cada sítio é especializado em um produto, e o passeio começa com o café e termina no vinho. Para visitar, não é necessário contato com agências de turismo - as fazendas e sítios abrem para visitação das 8h às 18h.
Brumadinho - MG
Além de ser conhecida pelo seu museu de arte a céu aberto, a cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, abriga a Rota da Cachaça mais famosa da região! O roteiro é voltado para alambiques artesanais da cidade, divido em três circuitos: história da bebida e da cidade; usos e harmonizações na gastronomia; e visita aos produtores - não apenas de cachaça, mas também de queijos, doces e outros alimentos típicos mineiros. Tudo isso na encosta da Serra de Moeda, com um visual de tirar o fôlego!