10 incríveis destinos para fazer um bate e volta saindo de Santiago do Chile
Simpáticas cidadezinhas e imponentes maravilhas naturais nos esperam nos arredores da capital chilena.
Foto: Shutterstock
Santiago é uma cidade espetacular. Capital do Chile, o destino possui de tudo um pouco: bons museus, ótima gastronomia, eventos culturais dos mais variados e muita história para contar. Mas outro atrativo da cidade é a sua proximidade com lugares espetaculares, dentre maravilhas naturais e pequenas cidades que realmente merecem uma visita. Se você está planejando umas férias na capital chilena, talvez valha a pena reservar uns dias para seus incríveis arredores.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 lugares para fazer um bate-volta saindo de Santiago. Confira:
Pomaire
A pequena vila de Pomaire é certamente muito diferente da cosmopolita Santiago. A apenas 50 km do centro da capital, nem uma hora de carro, a cidade é um destino rústico e simples, mas famoso por seu artesanato e sua gastronomia. Vale a pena ir até lá para explorar os estabelecimentos ao redor da rua principal, onde você pode conferir diversos objetos feitos em barro, comprar lembranças para levar para casa e almoçar em um dos restaurantes de comida típica também decorados de forma tradicional.
Valparaíso não está na lista de patrimônios da humanidade da Unesco e entre os destinos chilenos mais visitados por estrangeiros à toa. A cerca de 120 km da capital, o destino famoso por suas cores vale realmente a pena. São justamente suas casinhas coloridas do século 19 que a colocaram na lista da Unesco e elas são de fato impressionantes, mas a cidade também tem boas praias para quem quer curtir o sol e o mar.
Outra cidade litorânea para conhecer pertinho de Santiago é Viña del Mar. Além das mais de dez belas praias banhadas pelo Oceano índico, a cidade também é famosa por sua agitada vida noturna, eventos culturais e por ser uma cidade cheia de verde, entre parques e bosques. Entre os passeios imperdíveis estão uma visita ao Castelo Wulff, de 1904, seu incrível Jardim Botânico e a Playa Reñaca, com uma enorme orla perfeita para um passeio ao pôr do sol.
Isla Negra é um destino tranquilo a 115 km de Santiago, na Região de Valparaíso. O que realmente leva pessoas até lá é a casa que pertenceu ao renomado poeta Pablo Neruda (foto), considerado um dos mais importantes da língua espanhola do século 20. Hoje, ela funciona como um museu e guarda diversos objetos únicos do artista, como fotografias, máscaras e pinturas. Por lá você também pode pegar uma praia e comer bem antes de voltar para a capital.
La Campana é uma importante e exuberante zona de preservação ambiental a menos de duas horas de viagem de carro saindo de Santiago. Declarado pela Unesco uma reserva da biosfera, o espaço é casa para diversas espécies de plantas e animais importantes do Chile, ostentando em biodiversidade. O destino é ideal para quem quer passar um dia fazendo trilhas e admirando a natureza.
Localizada a 160 km de Santiago, perto da cidade de Los Andes, a estação de Portillo abriga boas opções de pistas de esqui tanto para experientes tanto quanto para quem está começando. Se você for profissional, pode usufruir de pistas mais radicais, em que o acesso é feito através de um helicóptero. Existem ótimas opções de acomodação para todos os bolsos para quem quer passar um final de semana inteiro por lá. Além das estações de esqui, a região também guarda incríveis paisagens naturais, como a Laguna del Inca (foto).
Localizado a 46 km de Santiago, o Valle Nevado conta com 102 trilhas e algumas montanhas chegam a ter mais de 2800 metros de altitude. Construído na década de 70 por um grupo francês, o resort segue o padrão das melhores estações de esqui europeias e tem algumas opções de hospedagem para você escolher, caso queira estender sua estadia, umas mais caras, outras mais acessíveis.
Outro parque nacional ainda mais perto de Santiago é o Cordillera Yerba Loca, a menos de uma hora de viagem de carro saindo da capital. Vale a pena contratar guias para te levarem aos pontos mais icônicos da região. Entre eles estão a Casa de Piedra Carvajal, uma casa de pedras, e a geleira La Paloma. É possível explorar o parque a pé, a cavalo e de bicicleta, e entre as principais atividades estão escalada e montanhismo. Também é possível acampar na região, que possui áreas com infraestrutura para camping.
O Cajón del Maipo é um cânion dentro do qual se encontra um dos rios mais bonitos da região central do Chile: o Maipo. Ao longo do rio, você pode encontrar lugares espetaculares, um deles é o Embalse El Yeso, a apenas 73 km da capital. O lugar é um reservatório de água que, com suas cores turquesa, compõe uma paisagem espetacular ao lado das montanhas nevadas ao seu redor. Muitas pessoas acampam na região para apreciar o céu estrelado pela noite.
Também no curso do rio Maipo, o Monumento Natural El Morado é outra atração imperdível na região de Santiago. Localizado a 93 km da capital, o local atrai muitos chilenos e turistas internacionais em busca de contato com a natureza. Por lá se encontram flora e fauna espetaculares, além do fantástico Cerro El Morado, ideal para montanhismo e caminhada, e a fantástica geleira San Francisco.