10 universidades incríveis para visitar ao redor do mundo
Perfeitas para amantes de arte, história ou arquitetura, algumas universidades ao redor do mundo são verdadeiros pontos turísticos.
Foto: Shutterstock
Para além de um espaço de pesquisa e saber, universidades são lugares ideais para se conhecer melhor a história de um país. Não só porque guardam museus e bibliotecas de extrema importância, mas também porque colecionam estilos arquitetônicos de diferentes épocas, jardins de diferentes estilos e detalhes que revelam muito sobre como a relação de um país com a educação e a pesquisa evolui ao longo do tempo. Não é à toa que a Trinity College, na Irlanda, ou a University of Oxford, na Inglaterra, sejam verdadeiros pontos turísticos para quem visita esses destinos.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 universidades incríveis para visitar ao redor do mundo. Confira:
University of Oxford | Oxford, Reino Unido
A Universidade de Oxford é nada menos que a mais antiga universidade de todos os países falantes de inglês. Com seus incríveis jardins, seus prédios góticos que datam do século 12 e sua coleção de museus e bibliotecas, a universidade certamente merece um roteiro só para ela. Faça questão de visitar a Biblioteca Bodleiana, em funcionamento desde os anos 1300, que recebe todo livro publicado no Reino Unido. Não à toa, tem cerca de 12 milhões de trabalhos espelhados por diversos prédios e até salões subterrâneos. Ela já serviu de set para Harry Potter e existem tours guiados para você não se perder em meio a tantas obras.
Falando em universidades centenárias, a Università di Bologna, na cidade de Bolonha, no norte da Itália, é considerada a mais antiga de toda a Europa, tendo sido fundada em 1088. Visitar seu campus e se perder entre suas paredes de tijolos vermelhos, torres medievais, prédios renascentistas e janelas dos séculos 17 e 18 é um passeio imperdível para quem visitar essa região. Por lá você vai encontrar um grande número de museus dedicados a célebres pensadores e cientistas, como o incrível Museo di Palazzo Poggi, que guarda antigos instrumentos das mais diversas áreas, como geografia e química.
A Triniy College, fundada no século 16, é um ponto de parada imperdível para quem visita Dublin, a capital Irlandesa. Ainda que seus verdes jardins e seus prédios dos séculos 18 e 19 sejam de fato fascinantes, o que realmente chama atenção é a sua famosa biblioteca. A Biblioteca do Trinity College é a maior do país e casa do famoso Livro dos Kells, um fascinante manuscrito ilustrado por monges por volto do ano 800 d.C., a estrela do lugar. Para além do livro, no entanto, a biblioteca merece uma visita por alguns outros motivos, como a incrível Long Room, uma sala de 65 metros de comprimento que guarda cerca de 200 mil dos livros mais antigos do país.
Com mais de 700 anos de idade, a Universidade de Coimbra é um Patrimônio da Humanidade da UNESCO. No topo de uma colina, a universidade é famosa por sua biblioteca barroca, a Biblioteca Joanina, além de uma catedral do século 12, prédios do século 16 e um jardim do século 18. No que se refere a arquitetura, os prédios das faculdades colecionam uma grande variedade de influências, marca consideravelmente comum entre lugares centenários. Assim como as outras da lista, a universidade possui bons museus, como o Museu de Ciência da Universidade de Coimbra, que guarda uma exposição permanente interativa para todas as idades.
Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos, é a mais antiga universidade do país, fundada em 1636, e é considerada uma das melhores do mundo, e ainda que estudar lá não seja fácil nem barato, visita-la é, de fato, uma ótima experiência. Seu nome é uma homenagem a John Harvard, que, em sua morte, fez uma importante doação para a instituição. É possível passear livremente pelo campus e apreciar os prédios de tijolos vermelhos que já estamos acostumados a ver em séries e filmes, ainda que a grande maioria tenha acesso restrito para estudantes e funcionários.
Em meio à caótica cidade de Pequim, na China, se encontra um oásis de calmaria, um lugar ideal para relaxar: a Universidade de Pequim. Fundada na segunda metade do século 19, é considerada a mais antiga e uma das melhores do país. Não é à toa que a universidade seja assim tão relaxante, afinal foi construída no local onde antes ficavam os jardins da Dinastia Qing, que governou o país por quase trezentos anos. O campus é cheio de estátuas e prédios tradicionais chineses, incluindo seus portões, que valem a visita por si só. Não deixe também de visitar a Biblioteca da Universidade de Pequim, uma das maiores do país.
O imponente prédio da Universidade Estatal de Moscou certamente não passa despercebido. Fundada em 1755, a universidade é considerada a melhor da Rússia, mas se faz interessante também mesmo para quem não quer ir até lá estudar. Isso porque seu prédio principal, o da foto, é considerado o maior prédio educacional do mundo, com 240 metros de altura, sendo que, à época de sua construção, em 1953, a mando de Stalin, ostentou o título de maior prédio do mundo fora de Nova York e, até 1990, o de maior prédio da Europa. O espalho d’água em frente ao prédio também garante uma paisagem única, ideal para quem tem interesse em arquitetura e paisagismo soviético.
A Universidade de Rostock, em Rostock, é a mais antiga instituição de ensino superior daAlemanha. Fundada em 1419, ela se difere de outras desta lista por seus prédios de vidro e metal supermodernos (como a biblioteca de 2004), que convivem em harmonia com os clássicos prédios renascentistas de tijolo vermelhos (como o prédio da foto, de 1866) — algo que diz muito sobre a própria Alemanha. Um passeio por lá é essencial para qualquer amante de estudos, história ou arquitetura.
Universidad Nacional Autónoma de México | Cidade do México, México
A Universidad Nacional Autónoma de México, ou só UNAM, é certamente uma universidade única. Construída entre 1949 e 1952, ela é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO justamente por sua ousadia arquitetônica que faz várias referências à história pré-colombiana dos povos que vivem na região do México. Seu gigante campus, que foi construído em uma colaboração excepcional entre dezenas de artistas, arquitetos e engenheiros, está repleto de grafites de artistas mexicanos famosos como Diego Rivera e Juan O’Gorman.
Universidade da Cidade do Cabo | Cidade do Cabo, África do Sul
Fundada em 1829, a Universidade da Cidade do Cabo foi por algum tempo um ensino médio para garotos, e só foi se tornar uma universidade no fim do século. Hoje, é a mais antiga do país, a melhor da África e, dada sua posição privilegiada, mal parece de verdade. Aos pés do Devil’s Peak, ou Pico do Diabo, a universidade garante uma paisagem diferente de qualquer outra. Além das faculdades, o campus guarda algumas residências estudantis e espaços para eventos e cerimônias.