Unesco anuncia novos Patrimônios Mundiais da Humanidade; conheça os destinos
Dentre as novidades estão o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Niemayer.
Viagem
Reprodução
A Unesco divulgou recentemente uma nova lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade, locais considerados de fundamental importância para as nações. A novidade deste ano, por exemplo, fica por conta do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte. O local foi projetado por Oscar Niemayer e inaugurado em 1943 na gestão de JK.
Também estão destacados na lista, cavernas, cidades, praias, esculturas, casas, prédios, formações naturais e até mesmo artes pré-históricas. Confira na galeria abaixo 13 novos patrimônios mundiais:
Conjunto Arquitetônico da Pampulha, Brasil
O mais novo Patrimônio da Humanidade é o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte. O local é formado por uma igreja, uma casa de baile, um iate tênis clube, um cassino ( que hoje é um museu de arte), e a Casa Kubitschek. O conjunto foi inaugurado em 1943 quando Juscelino Kubitschek era prefeito da capital de Minas Gerais. A obra foi projetada por Oscar Niemeyer.
Continua depois da publicidade
Sítio Arqueológico de Filipos, Grécia
A cidade grega de Filipos foi fundada em 362 a.C. e fez parte do Império Romano. Foi também o local da Batalha de Filipos, no ano 42 a.C., entre as tropas comandadas pelos assassinos de Julio Cesar, Brutus e Caio Cássio.
Sítio Arqueológico de Ani, Turquia
A cidade de Ani, na Turquia, foi a capital do império e da dinastia bagrátida da Armênia e hoje fica na província turca de Kars. Por lá, encontram-se ruínas e grandes construções.
Obras Arquitetônicas de Le Corbusier
As obras arquitetônicas projetados por Le Corbusier levaram o título por sua contribuição excepcional ao Movimento Moderno. Elas estão espalhadas pelo mundo em países como Argentina, Bélgica, França, Índia, Japão e Suíça.
Deserto de Lut, Irã
O Deserto de Lut é um dos mais áridos e quentes do mundo, chegando a 70ºC. Em algumas partes de seu território, é impossível encontrar vida animal ou humana. Sua extensão chega a 5.400 km²!
Cavernas Neandertais em Gibraltar, Espanha
As Cavernas ao redor de Gibraltar, no sul da Espanha, apresentam desenhos e marcas deixadas por nossos antepassados neandertais.
Dólmens de Antequera, Espanha
Em Antequera, na Espanha, ficam os túmulos megalíticos de Menga e Viera. As construções de grandes blocos de pedras são típicas das sociedades pré-históricas.
Centro budista Nalanda Mahavihara
Embora atualmente só sejam ruínas, em Nalanda Mahavihara, no nordeste da Índia, ficava a mais antiga universidade budista do país.
Arte rupestre de Huashan, China
Huashan, na China, revela, em suas montanhas, cerca de 38 locais de arte rupestre que ilustram a vida e rituais do povo Luoyue. Eles datam do período em torno do século 5 a.C.
Floresta de Shennongjia, China
O parque é um incrível habitat de animais ameaçados e espécies únicas no mundo, como a salamandra gigante e o urso preto asiático.
Estaleiro, Antígua e Barbuda
O estaleiro "Nelson's Dockyard" fica no local onde os primeiros ingleses chegaram no Caribe, em 1671. Atualmente, a área se tornou o maior museu ao ar livre da região e o primeiro Patrimônio Mundial de Antígua e Barbuda.
Ilhas de Revillagigedo, México
O arquipélago de Revillagigedo fica localizado no Oceano Pacífico e é formado por quatro ilhas não habitadas e bem exóticas. Sua fauna e flora são únicos no mundo, tornando-se Reservas Mundiais da Biosfera.
Tien Shan Ocidental
A cordilheira transnacional de montanhas é uma das maiores cadeias de montanhas do mundo e passa por países como Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão. Essa mistura faz com que o território seja muito rico em cultura, fauna e flora.