Copa América 2019 passará por cinco estados brasileiros; veja o que fazer em cada um deles
Que tal aproveitar os jogos no Brasil e planejar uma viagem?.
Foto: Shutterstock
Entre os dias 14 de junhoe7 de julho, acontece no Brasil a Copa América 2019, que trará seleções de todos os cantos da América do Sul para o nosso país. Aproveitando que ainda há ingressos à venda, talvez você possa planejar uma viagem para umas das cinco cidades brasileiras que receberão jogos e estender a sua estadia para conhecer melhor o nosso país.
Pensando nisso, o Guia da Semana separou dicas de passeios para você fazer em cada um dos cinco estados que receberão jogos. Confira:
Rio de Janeiro
A capital do Rio de Janeiro é o principal cartão-postal do Brasil, e é difícil discordar da beleza do Corcovado, da Urca e do Cristo Redentor, que inclusive pode ser visto nos arredores do Maracanã, o maior estádio do nosso país e uma das arenas que vão receber os jogos da Copa América. Depois de curtir o jogo, explore essa cidade, que reúne cultura, história e natureza em um lugar só, mas não deixe de conferir o resto do estado também. Paraty, por exemplo, é uma simpática cidade colonial com ótimas praias, famosa por ser sede da Flip, importante feira literária que, em 2019, acontece entre 10 e 14 de julho — que tal estender o passeio? Já Petrópolis é um destino imperdível para quem gosta de história colonial, com direito até a ver de perto palácios. Os amantes de praia precisam visitar Búzios e Angra e, se quiserem mergulhar em meio a corais, têm que seguir para o Arraial do Cabo. Quem quer se isolar da civilização pode pegar a balsa até a verdejante Ilha Grande, onde não entram nem carros. Outro destino que vale a pena é Nova Friburgo, que conta com boas trilhas e é considerada um dos melhores lugares do país para admirar o céu noturno.
Em Minas, os jogos vão rolar no Mineirão, em Belo Horizonte, uma cidade com boas opções culturais e uma interessante vida noturna, principalmente no bairro Savassi. O estádio, aliás, fica no Complexo da Pampulha, projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, e certamente vale a pena dar uma volta depois do jogo. O estado também é ideal para quem quer explorar melhor a história do nosso país. Para isso, basta visitar cidades como Tiradentes, Ouro Preto e São João del-Rei. Já se você gosta mesmo é de natureza, não pode deixar de conhecer as colinas de São Tomé das Letras, as cachoeiras de Carrancas, o Circuito das Grutas e o Mar de Minas de Capitólio, onde o principal meio de transporte são os barcos, graças a um gigante lago, que garante paisagens únicas, com direito a cânions banhados por águas maravilhosamente azuis e verdes. Independentemente do lugar que você for visitar, prepare-se para comer muito — e muito bem!
Duas arenas em São Paulo receberão jogos da Copa América: o Estádio do Morumbi, na Zona Oeste, e a Arena Corinthians, na Zona Leste. É uma ótima oportunidade para você conhecer, de ponta a ponta, essa cidade que certamente é o maior atrativo do estado. A capital paulistana é a maior cidade do Brasil e do Hemisfério Sul, o que se reflete também no fato de que conta com opções de atividades culturais, de esporte e lazer para todos os gostos, incluindo fascinantes parques e museus excepcionais e de extrema importância, como o MASP, na Avenida Paulista, além de centros culturais, espaços históricos e referências arquitetônicas, como a Ponte Estaiada, da foto. Mas o estado também possui diversos outros atrativos, como os parques estaduais perfeitos para trilhas e acampamento e algumas cidadezinhas do interior que merecem uma visita, como a simpática Campos do Jordão e a pequena Águas de São Pedro. O litoraltambém merece atenção, principalmente na região norte, que inclui destinos de ótimas praias, como São Sebastião, Bertioga e Ubatuba.
Os jogos na Bahia vão acontecer em Salvador, na Arena Fonte Nova. Além do futebol, a capital baiana tem muito a oferecer: incríveis museus, como o Museu Náutico da Bahia e o Museu Afro-Brasileiro; ruas e espaços a céu aberto, como o Pelourinho, que contam muitas histórias; e maravilhosos restaurantes onde você pode se deliciar com a tão popular culinária baiana. O estado também guarda espetaculares praias em lugares como Arraial D’Ajuda, Abrolhos e Trancoso, além de piscinas naturais cheias de peixes em Taipus de Fora, cachoeiras em Itacaré — que também tem ótimas praias — e fascinantes grutas em São Desidério.
Aproveitando que o friozinho está chegando, que tal ir assistir a um jogo na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, uma cidade com ótimas opções culturais e de lazer, como museus e parques? Depois, você pode seguir para o interior, onde você vai encontrar o Vale dos Vinhedos, uma região que ocupa 82 quilômetros quadrados do estado e é o lugar perfeito para degustar alguns dos melhores vinhos do país. Ou, caso você seja um amante da natureza, vale a pena saber que o estado também conta uma grande quantidade de espetaculares cânions, com destaque para o Itaimbezinho, no Parque dos Aparados, e Fortaleza, próximo à cidade de Cambará do Sul. Gramado, cidade de colonização alemã famosa por seus chocolates, também merece uma visita, principalmente no Natal, quando fica ainda mais charmosa. Por fim, não deixe de pegar um trem Maria Fumaça na cidade de Bento Gonçalves.