Conheça a Serra da Estrela, destino de neve em Portugal
Local conta com opções de passeios de aventura, relaxantes e históricos.
Foto: Shutterstock
A Serra da Estrela é uma área de proteção que fica no meio de Portugal. O ponto mais alto da serra chega a 1.993 metros de altitude acima do nível do mar, por isso, é um destino incrível para o inverno, época em que os turistas aproveitam para esquiar e andar de snowboard.
A região fica a 240 km de Porto e 294 km de Lisboa, e pode ser acessada de carro, trem ou ônibus. É um belo passeio para aproveitar as belezas naturais de Portugal e ainda praticar esportes de neve.
Ficou curioso(a)? O Guia da Semana preparou um roteiro com passeios imperdíveis naSerra da Estrela, em Portugal. Confira:
CONHEÇA A TORRE
A Torre fica a 1.993 metros de altitude e possui a única estação de esqui de Portugal. Além disso, o local possui uma bela vista para a serra arredores, uma visão única do país. Ali, você pode comprar bilhetes para a Estância de Ski Serra da Estrela e curtir os esportes de neve, como esqui e snowboard. Você pode alugar os materiais, mas não deixe de levar óculos por conta do frio intenso.
Continua depois da publicidade
EXPLORE A CIDADE DE COVILHÃ
A cidade Covilhã é a porta de entrada para a Serra da Estrela: ela possui 51 mil habitantes e tem um custo de vida bem acessível. Antigamente, o município era um polo de fabricação e venda de lã de ovelha, porém, hoje ela guarda esta história no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, no prédio que abrigava o complexo industrial de fabricação de lã. Covilhã é um ótimo lugar para se hospedar próximo à Serra da Estrela, pois possui uma boa estrutura de hotéis e pousadas, além de outros pontos turísticos.
DESCUBRA LINHARES DA BEIRA
No topo do Vale do Mondego, a cerca de 800m de altitude, fica o vilarejo de Linhares da Beira, com 300 habitantes. Esta vila cresceu ao redor de seu magnífico castelo, rodeado por muralhas de pedra, que antes servia como forte para proteger o território de invasores. Uma viagem à Linhares da Beira é uma viagem ao tempo, de um Portugal antigo, dos tempos de reis e batalhas de territórios.
AVENTURE-SE PELOS VALES GLACIARES
Existem três vales famosos na Serra da Estrela: os vales glaciares do Zêzere, Loriga e Corvão do Urso. São belezas únicas de maravilhar qualquer um, com rios, quedas d'água e trilhas para conhecer uma paisagem estonteante. O Vale do Zêrere, por exemplo, possui 13 km de percurso sinuoso, entre montanhas que compõem a paisagem da serra. Você irá se encantar com as matas e quedas d’água que existem no caminho.
MERGULHE NAS PRAIAS FLUVIAIS
Apesar de não estar perto do mar, a Serra da Estrela possui praias de água doce que vão te encantar, especialmente no verão. Os rios que circundam a região da Serra se encontram em baías de água doce, formando as praias de Loriga, Paul e Verdelhos. São belas praias para conhecer e aproveitar para descansar, relaxar e mergulhar na água doce.
FAÇA TRILHAS
A Serra da Estrela passa por algumas cidades maiores, como Covilhã e Guarda, e por vilarejos menores, como Manteigas e Seia - cada uma com opções de passeios diversos. Entretanto, se você busca aventura e contato com a natureza, faça os percursos de trilhas pela serra, a pé ou de mountain bike. Existem dois sites com informações interessantes sobre as diversas trilhas próximas à serra. O Manteigas Trilhas Verdes, organizado pela prefeitura da cidade e que possui indicação de 16 rotas, e o Centro de Interpretação da Serra da Estrela, que dá três opções de caminhadas.
SABOREIE O QUEIJO DA SERRA DA ESTRELA
Se você nunca ouviu falar do queijo da Serra da Estrela, você não sabe o que está perdendo. O queijo da Serra da Estrela é famoso em Portugal, sendo um dos melhores queijos do país. Os rebanhos de ovelhas fornecem este queijo delicioso, com sabor único e que você precisa provar. Ele é feito de uma pasta amanteigada e segue métodos rústicos de fabricação centenária. O melhor local para provar esta iguaria é a Celorico da Beira, um vilarejo de 5 mil habitantes conhecido como a capital do Queijo da Serra, onde há o “Solar do Queijo”, uma espécie de museu com os utensílios utilizados na fabricação.