Rota romântica na Alemanha é perfeita para uma viagem a dois; conheça!
Trajeto passa por cidades medievais que parecem ter saído de um conto de fadas.
Foto: Shutterstock
Pensando em uma viagem a dois? Que tal curtir a Rota Romântica da Alemanha, que atravessa cidades medievais e do interior do país com muito romance no ar e clima aconchegante? São 400 quilômetros entre as cidades de Würzburg e Füssen, ou ainda entre o Rio Main e os Alpes Germânicos.
Admirar paisagens deslumbrantes, visitar as cidades medievais ou ainda provar a culinária Bavaria, da região do sul do país, são alguns dos pontos altos dessa viagem. O ideal é fazer a rota de carro, escolhendo uma ou duas bases, e se aventurar pelas estradas germânicas. Mas o turista também pode escolher ir de ônibus ou trem.
Ficou curioso(a)? O Guia da Semana reuniu 5 cidades imperdíveis para visitar na Rota romântica da Alemanha. Confira:
Füssen
Aos pés dos Alpes germânicos está Füssen, um paraíso europeu cercado por lagos e montanhas com neve. O centro da cidade tem seu charme especial, com casinhas de telhados íngremes e coloridos. As fachadas das casas também chamam atenção por serem decoradas com fábulas locais e letreiros estilizados. Os castelos da região também precisam estar em seu roteiro. Comece pelo castelo Hohes Schloss, de estilo gótico e com fachada, paredes e telhado pintados com afrescos de estilo francês. Outro castelo muito conhecido é o Neuschwanstein, que era do rei Luis II e que serviu de inspiração ao castelo da Cinderela. A cidade tem seus ares medievais e encanta qualquer visitante.
Continua depois da publicidade
Rothenburg ob der Tauber
Rothenburg é uma das paradas mais populares da Rota Romântica, com ares medievais, muralha e torres que cercam a cidade. Um passeio popular é entre as muralhas estreitas, para apreciar a vista encantadora de cima. Ali, o Natal é o ano inteiro, e a decoração natalina predomina nas lojas que também vendem artigos da festividade. Não deixe de experimentar as iguarias culinárias, como o doce tradicional Schneebal, que são bolas fritas feitas de tiras de massa e recheadas com açúcar, chocolate, creme, geleia, morango, macadâmia ou qualquer outro ingrediente de sua preferência. Aproveite também para visitar o Museu do Natal e o Mercado natalino – ambos passeios vão te surpreender!
Dinkelsbühl
Dinkelsbühl é uma cidade medieval totalmente preservada, que ainda possui seus muros, torres e fachadas de madeira bem velhas. Um fato interessante é que a cidade conseguiu sobreviver a todas as guerras que ocorreram na região e ainda permanece intacta. Esta também é uma cidade para aproveitar o centro, admirar suas peculiaridades e visitar as lojas de artesanato local. Aproveite para visitar a igreja Münster St. Georg, que possui arquitetura gótica com um belo teto adornado. Também não deixe de fazer a tour pelos muros e torres medievais da cidade – é um passeio cheio de história!
Landsberg am Lech
A 65 quilômetros de Munique está a cidade de Landsberg am Lech, às margens do Rio Lech. Ela é reconhecida por ser o local onde Hitler, após tentar um golpe de estado em 1923, ficou preso e escreveu Mein Kampf (Minha Luta). O visitante vai se encantar com as casinhas coloridas, os cafés e restaurantes a beira do rio. Aproveite para visitar o Lenchpark, com visitação gratuita, onde é possível ver animais silvestres como veados.
Do outro lado do rio, há as atrações mais bonitas, como a torre Mutterturm, construída entre 1884 e 1887, que dizem ter inspirado a torre no conto da Rapunzel. A cidade é pequena, por isso, a dica é admirar o centro, o museu da história da cidade e o museu da torre – tudo com calma para apreciar à atmosfera tranquila do local.
Würzburg
Würzburg, onde a tour pela Rota Romântica termina, é uma cidade vinícola e um pouco maior do que as outras. Um dos atrativos de lá é o grandioso palácio Residenz, do século 18, que possui 400 cômodos e jardins deslumbrantes. Passeie pela Praça do Mercado (Marktplatz) e aprecie as construções e igrejas de arquitetura que mesclam os estilos gótico, rococó e barroco. Outro passeio imprescindível é visitar a fortaleza símbolo da cidade, Festung Marienberg, que possui 12 séculos de história e já foi lar dos celtas, de bispos e príncipes. Por fim, não deixe de experimentar o vinho local enquanto admira o belo pôr do sol em Würzburg.