8 praias praticamente desertas para conhecer no litoral de São Paulo
Praias escondidinhas para quem quer curtir o verão no sossego.
Praia
Fotos: Shutterstock
É durante os dias mais quentes que as praias do litoral de São Paulo ficam mais lotadas! Turistas, banhistas, ambulantes e moradores disputam pelo limitado espaço na faixa de areia, numa confusão que muitas vezes dificulta este momento que deveria ser de paz e tranquilidade. Quer fugir da muvuca e da agitação? Então este roteirinho foi feito pra você!
Dá uma olhada nessas 8 praias quase desertas para conhecer no litoral de São Paulo e aproveite o silencioso som do sossego:
*Clique nas imagens abaixo para abrir a nossa galeria:
Prainha Branca, Guarujá
Localizada a apenas 124 km da capital paulista está a Prainha Branca, uma das mais tranquilas e escondidinhas do Guarujá. A praia é considerada uma das mais bonitas do litoral, além contar com uma vegetação nativa muito bem preservada. Sem construções ou comércios, o acesso é feito apenas por trilha (3km de caminhada) ou de barco. A entrada da trilha é bem ao lado a Balsa Guarujá/Bertioga, e o visual vale todo o esforço da caminhada.
Continua depois da publicidade
Praia do Sangava, Guarujá
É também no Guarujá que fica localizada a Praia do Sangava, um dos locais mais tranquilos da cidade litorânea. Mas tamanho sossego tem seu preço: uma trilha de aproximadamente uma hora para chegar em uma pequena praia deserta de águas cristalinas, longe de todo barulho e caos. A trilha sai do Bairro Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá, e também pode ser acessada pela Praia do Góes, em Santos.
Praia de Itaguaré, Bertioga
Ao lado da badalada Riviera de São Lourenço, está a Praia de Itaguaré, conhecida por ser uma das mais selvagens do litoral de São Paulo. Localizada em Bertioga, a 127 km da capital, a praia não oferece nenhuma infraestrutura, apenas uma extensa faixa de areia com águas cristalinas e limpas. Tá procurando um lugar ao sol com um pouco de paz? Este local é perfeito. O acesso ao local se dá por uma trilha de curta duração, que parte do final da praia de Riviera de São Lourenço.
Praia do Bonete, Ilhabela
A Praia do Bonete, localizada em Ilhabela, é uma das mais desertas de SP, provavelmente pelo seu difícil acesso: para chegar neste paraíso intocado você precisa encarar 15 km de extensão de trilha (de 3 a 5 horas de caminhada), ou pegar um barco. Além de curtir a praia belíssima, é possível realizar uma trilha para visitar a Cachoeira da Lage ou outras praias próximas. Do lado direito do Bonete existe um mirante, onde se tem visão de tudo ao redor.
Praia Paúba, São Sebastião
Paúba, localizada em São Sebastião e a cerca de 170 km da capital de São Paulo, encanta pelas suas belezas naturais. Por ficar um pouco mais afastada da rodovia, a praia costuma ser mais preservada, apesar de atrair muitos turistas na alta temporada - principalmente surfistas. A faixa de areia branca é emoldurada por pedras e, no canto esquerdo, um rio de águas rasas que desemboca no mar.
Praia de Castelhanos, Ilhabela
A Praia de Castelhanos, localizada na Ilhabela, é considerada uma das praias mais belas do Brasil. Rodeada por pedras e uma vegetação nativa densa, o acesso principal é feito por uma estrada de 22 km, trajeto que só veículos 4×4, motos ou bicicletas são capazes de fazer. Mas a aventura vale a pena: a praia reserva aos visitantes águas azuis e cristalinas, em uma paisagem praticamente intocada.
Ilha Anchieta, Ubatuba
Visitar a Ilha Anchieta é um passeio imperdível para quem estiver procurando sossego em Ubatuba! O acesso é feito apenas por barco, diretamente com agências de turismo da cidade. A Ilha, que no passado serviu como prisão, conta com belas praias e uma vegetação intocada. O local é reserva ambiental de pesca e possui trilhas de ecoturismo, pra quem quiser curtir a natureza. Bônus: quem se interessa por História pode visitar as ruínas do antigo presídio, que ocupava o local nos anos 50.
Praia de Massaguaçu, Caraguatatuba
A Praia de Massaguaçu, localizada em Caraguatatuba e a 171 km da capital de SP, não é muito conhecida, embora seja incrivelmente limpa e bonita. Em alguns pontos, a praia é totalmente isolada, sem restaurantes e bares, mas no comecinho dela é possível encontrar alguma infraestrutura - no geral, bem simples. Se você tiver sorte, pode até conseguir avistar um golfinho ou uma baleia passando por lá!
Agora é só botar o pé na estrada e curtir a tranquilidade!