O Litoral Norte de São Paulo é conhecido por ter as praias mais bem preservadas e paradisíacas do estado. De Bertioga a Ubatuba,são cerca de duzentas praiascom paisagens espetaculares que misturam vegetação nativa, rochedos, morros e um oceano de águas claras e limpas.
Para te ajudar a escolher entre os pontos mais belos do litoral paulista, o Guia da Semana listou 17 praias incríveis para conhecer no Litoral Norte de São Paulo. Confira:
Itaguaré, Bertioga
Não muito conhecida, a praia de Itaguaré é uma das mais desertas do litoral de São Paulo. Quem visita essa região de Bertioga não encontra nenhuma infraestrutura — só sossego e águas cristalinas. O acesso se dá por uma trilha de curta duração que parte do final da praia de Riviera de São Lourenço ou por uma saída da Rodovia. Além do mar calminho, os turistas podem se banhar no Rio Itaguaré, que deságua na areia formando incríveis piscinas naturais.
Continua depois da publicidade
Bonete, Ilhabela
Localizada ao sul de Ilhabela, a Praia do Bonete é uma das mais preservadas do litoral norte, provavelmente por seu difícil acesso: para chegar neste paraíso intocado você precisa encarar quinze quilômetros de trilha (de três a cinco horas de caminhada), ou pegar um barco. Além de curtir a praia belíssima, é possível realizar uma trilha para visitar a Cachoeira da Lage ou outras praias próximas. Do lado direito do Bonete existe um mirante, de onde se tem visão de tudo ao redor.
Castelhanos, Ilhabela
A Praia de Castelhanos, também localizada em Ilhabela, é certamente uma das mais belas do país. Rodeada por pedras e uma vegetação nativa densa, o acesso principal é feito por uma estrada de 22 quilômetros, trajeto que só veículos 4×4, motos ou bicicletas são capazes de fazer. Mas a aventura vale a pena: a praia reserva aos visitantes águas azuis e cristalinas em uma paisagem praticamente intocada.
Feiticeira, Ilhabela
A Praia da Feiticeira é um oásis em meio à vegetação e pedras de Ilhabela. A praia é acessada apenas a pé, por uma breve trilha de dificuldade baixa. Com 250 metros de areia grossa, a praia de tombo abriga muitas árvores — é possível se aconchegar debaixo de uma das copas — e grandes casarões. Ainda há um píer para quem quiser apreciar a paisagem de lá.
Prumirim, Ubatuba
Ubatuba é um destino bastante popular entre paulistanos que gostam de praias com mais verde. Uma boa opção é a Praia do Prumirim, que tem quase um quilômetro de areia grossa e dourada. Alguns pontos da praia são ideais para a prática de surfe e ela costuma ser bem tranquila na maior parte do ano, inclusive em alguns dias do verão. No lado direito da praia fica a foz do rio Prumirim, que também soma á paisagem de tranquilidade e natureza.
Cedro, Ubatuba
Considerada por muitos a praia mais bonita de Ubatuba, a pequena área de areias brancas da Praia do Cedro parece até que nunca foi habitada. Com águas azuis e verdes, o mar é tão calmo que forma piscinas naturais, com boa visibilidade dos peixinhos, ouriços e outros animais marinhos que ficam perto das pedras — é ideal para quem procura um cantinho para mergulhar. Ainda que escondida, a praia é bem movimentada durante a alta temporada, com alguma infraestrutura para turistas. Para chegar até lá, é preciso pegar uma pequena trilha curtinha de 10 minutos.
Itamambuca, Ubatuba
A Praia de Itamambuca é uma das mais famosas de Ubatuba. O local é queridinho dos surfistas e palco de vários campeonatos da modalidade, pois apresenta ondas regulares durante o ano inteiro. Ali, se preserva uma grande área da Mata Atlântica e as areias ainda são banhadas pelas águas claras do Rio Itamambuca, onde os turistas podem aproveitar suas águas rasas, que formam uma piscina natural de água doce.
Praia das Conchas, Ubatuba
A Praia das Conchas é considerada um dos maiores tesouros de Ubatuba. O acesso é feito por uma trilha que sai da Praia da Fazenda e, quando a maré está cheia, a Praia das Conchas pode até desaparecer. Para visitá-la, também é possível agendar o passeio com guias do Parque Estadual.
Puruba, Ubatuba
Localizada ao norte de Ubatuba, a Praia do Puruba é ideal para quem quer se conectar com a natureza. O local é preservado, sem comércios na orla, e conta com um visual único — a praia fica em uma península, onde de um lado está o Rio Puruba, com águas calmas e sem ondas, e do outro o oceano. O acesso é feito por estrada de terra, mas também é preciso atravessar um rio para se chegar na areia, caminhando pela água — na maré baixa — ou atravessando de canoa.
Barra do Una, São Sebastião
Localizada a 150 quilômetros de São Paulo, em São Sebastião, está Barra do Una. Uma de suas características mais marcantes é o encontro do rio Una com o mar, formando uma pequena península de areia, muito utilizada por seus frequentadores para o banho de mar. Suas águas cristalinas garantem uma ótima opção para quem quer conhecer um lugar paradisíaco próximo à capital. Possui uma ótima infraestrutura com hotéis, restaurantes e barracas, que atendem ao longo da praia.
Calhetas, São Sebastião
A Praia de Calhetas é uma das mais reservadas do litoral de São Sebastião — o local fica dentro de um condomínio fechado, e o acesso só é permitido para pedestres, por meio de uma trilha fácil, de aproximadamente dez minutos. O cenário é exótico e encantador, com muitas pedras e um mar de águas cristalinas. A praia não tem infraestrutura, portanto é recomendável levar consigo tudo o que você vai precisar para passar o dia.
Maresias, São Sebastião
A Praia de Maresias, localizada em São Sebastião e a 170 quilômetros da capital paulista, no litoral norte de São Paulo, é uma das mais procuradas durante o verão. Apesar de não ser exatamente deserto, o local é bem preservado e presenteia os turistas com um visual paradisíaco, de areia branca fininha e mar esverdeado. A programação noturna é badalada para quem quiser estender o dia na praia.
Camburí, São Sebastião
A 160 quilômetros da capital paulista, a Praia de Camburí é uma das escolhas favoritas de quem visita São Sebastião. O mar de águas claras e boas ondas, juntamente com a forte presença da vegetação da Mata Atlântica, cria uma paisagem de tirar o fôlego dos turistas. A praia é mais frequentada por jovens que as mais ao sul, como Barra e Juquehy.
Barra do Sahy, São Sebastião
Uma pequena praia entre algumas mais famosas como Juquehy e Maresias, a Barra do Sahy, também em São Sebastião, é um destino ideal para famílias que querem curtir um momento de contato com a natureza, pois o ambiente é bastante familiar. Acessada a partir de uma pequena vila com alguns mercados e restaurantes, a paisagem é coroada por um belíssimo conjunto de ilhas logo à frente — e vale a pena contratar um barco para te levar até elas, onde você também pode pegar praia.
Guaecá, São Sebastião
A Praia de Guaecá é conhecida por ser uma das mais tranquilas em São Sebastião, mesmo contando com um fácil acesso. Com quatro quilômetros de extensão e águas cristalinas, o banhista encontra dias de águas tranquilas com épocas de boas ondas para quem gosta de surfar. No final da praia é possível encontrar uma piscina natural quando a maré está baixa. Para esticar o passeio, é possível fazer uma pequena trilha que leva para um cantinho deserto de São Sebastião, a Praia Brava de Guaecá. Vale a visita!
Juquehy, São Sebastião
Também localizada em São Sebastião, a Praia de Juquehy é conhecida como a joia do Litoral Norte de São Paulo. Com uma faixa de areia branca extensa, água limpa e boa infraestrutura para os turistas, que inclui ótimos restaurantes, o local é conhecido por ser bem tranquilo e familiar. O destino, ideal tanto para jovens quanto para famílias, fica a apenas 160 quilômetros de São Paulo.
Cocanha, Caraguatatuba
A Praia de Cocanha não é muito conhecida, embora seja incrivelmente limpa e bonita, e suas águas cristalinas atraem animais marinhos — quem tiver sorte consegue ver. Ela fica localizada em Caraguatatuba, já perto de Ubatuba. Em alguns pontos, a praia é mais isolada, sem restaurantes ou bares, mas mais perto das entradas você encontra ótima infraestrutura, com quiosques, bares e restaurantes, e é bem possível passar o dia por lá.