10 praias bem preservadas em São Paulo que você precisa conhecer
Quem disse que São Paulo não possui praias limpas e paradisíacas?.
Foto: Shutterstock
Quem mora em São Paulo está cansado de ouvir que as melhores praias são aquelas que ficam em outros estados e até mesmo fora do Brasil, não é? Mas engana-se quem acha que por aqui não há lugares incríveis e paradisíacos.
Espalhadas pelo litoral norte e sul, há diversas praias que possuem cenários incríveis. Que tal se aventurar e conhecer lugares novos? O Guia da Semana fez uma lista com 10 praias bem preservadas em São Paulo que você precisa conhecer:
ITAGUARÉ, BERTIOGA
Itaguaré é uma das praias mais selvagens e desertas de São Paulo. Por lá, o visitante não encontra nenhum tipo de infraestrutura, apenas uma extensa faixa de areia com águas cristalinas e limpas. Para quem gosta de lugares sossegados, essa praia é perfeita. Localizada em Bertioga, o acesso ao local se dá por uma trilha de curta duração, que parte de dentro de Riviera de São Lourenço (ao final da praia).
Continua depois da publicidade
BARRA DO UNA, SÃO SEBASTIÃO
A 150 km de São Paulo está localizada a Barra do Una. Uma de suas características marcantes é o encontro do rio Una com o mar, formando uma pequena península de areia muito utilizada por seus freqüentadores para o banho de mar. Suas águas cristalinas são uma ótima opção para quem quer conhecer um lugar novo e próximo à capital. Possui uma boa estrutura de hotéis, pousadas, mercados, bares, restaurantes e também um pequeno apoio de barracas que atendem ao longo da praia.
PAÚBA, SÃO SEBASTIÃO
Paúba, a cerca de 170 km de São Paulo, é uma daquelas praias incríveis que quem conhece se apaixona. Por ficar um pouco mais afastada da rodovia, o local costuma ser um pouco mais preservado, embora no verão atraia muitos turistas - principalmente surfistas. É pequena e tem areias claras. No canto esquerdo tem um rio de águas rasas que desemboca no mar. É também onde os pescadores saem com suas canoas.
GUAECÁ, SÃO SEBASTIÃO
A Praia de Guaecá é conhecida por ser uma das mais tranquilas em São Sebastião, mesmo contando com um fácil acesso. Com 4 km de extensão e águas cristalinas, o banhista encontra dias de águas tranquilas com épocas de boas ondas para quem gosta de surfar. Ao final da praia é possível encontrar uma piscina natural quando a maré está baixa. Para esticar o passeio, é possível fazer uma pequena trilha que leva para um cantinho deserto de São Sebastião, a Praia Brava de Guaecá. Vale a visita!
JUQUEHY, SÃO SEBASTIÃO
Conhecida como a joia do Litoral Norte de São Paulo, Juquehy caracteriza-se pelo ambiente familiar e descontraído. A praia fica entre Barra do Una e Praia Preta, na costa sul de São Sebastião litoral norte e é uma ótima pedida de passeio para quem não quer ir muito longe - cerca de 145 km de São Paulo!
CASTELHANOS. ILHABELA
Considerada uma das praias mais belas do Brasil, a Praia de Castelhanos é também a favorita da turma off road. Isso porque o acesso principal é por uma estrada de 22km e só veículos 4×4, motos ou bicicletas são permitidos. A aventura vale a pena ao chegar nesse paraíso: águas azuis, cristalinas em uma paisagem praticamente intocada. De lá saem trilhas para praias próximas, como a da Figueira e para a Cachoeira do Gato, uma das maiores da Ilha.
BONETE, ILHABELA
A Praia do Bonete, em Ilhabela, é considerada uma das mais bonitas do Brasil e não é pra menos: suas águas cristalinas e sua longa faixa de areia fazem dela uma das mais desertas do litoral norte de São Paulo. Para alcançar esse paraíso, é preciso percorrer uma trilha de 12 km (cerca de 4/5 horas de caminhada). Por lá, existem alguns campings, mas nada luxuoso ou com infraestrutura. Caso resolva se aventurar, vá preparado, com lanches e água.
MASSAGUAÇU, CARAGUATATUBA
A Praia de Massaguaçu não é muito conhecida, embora seja incrivelmente limpa e bonita. Suas águas cristalinas atraem golfinhos e baleias - quem tiver sorte, consegue ver! Ela fica localizada em Caraguatatuba, sentido Ubatuba. Em alguns pontos, a praia é totalmente isolada, sem restaurantes e bares. Já mais para começo é possível encontrar alguma infraestrutura, mas, no geral, bem simples. É ideal para quem quer um passeio diferente longe da muvuca.
PRAIA VERMELHA DO SUL, UBATUBA
Praia de tombo com areia avermelhada, assim é o cenário da Praia Vermelha do Sul, uma das mais calmas de Ubatuba. Apresenta uma orla cercada de arvoredos e casas de veraneio bem bonitas - por isso é chamada de Praia dos Arquitetos. Seu acesso é feito pela praia Dura.
PRAIA DO CEDRO, UBATUBA
Escondida entre montanhas e muita mata atlântica, a Praia do Cedro, em Ubatuba, combina um mar incrivelmente cristalino com um cenário naturalmente bonito. A praia é pequena e tem algumas árvores que garantem sombra, por isso a dica é chegar cedo para conseguir um lugarzinho. O mar, de tombo, é calmo e a água costuma ser transparente, o que facilita a prática snorkeling.