Tour virtual: 9 atrações pelo Vietnã para ver online
Conheça os templos, lagos, cachoeiras, mausoléus, sítios arqueológicos e ilhas do Vietnã.
Fotos: Shutterstock
O Vietnã é um país com muita história, religiosidade e paisagens incríveis. Por lá, você pode conhecer diversos templos budistas, sítios arqueológicos, ilhas e cachoeiras impressionantes. Localizado no sudeste asiático, o país também possui cidades movimentadas, como sua capital, Hanói, que atrai turistas do mundo inteiro por sua diversidade cultural e atrações diferentes.
Pensando nisso, o Guia da Semana preparou uma lista com 9 atrações incríveis no Vietnã para conhecer sem sair de casa. Confira:
BAÍA DE HA LONG
A Baía de Ha Long é um passeio imperdível para quem gosta de natureza. A paisagem é de impressionar: suas águas verde esmeralda correm por ilhotas de calcário cobertas por uma floresta tropical. Por ali, os turistas fazem expedições de barco e de caiaque pelas ilhas, mas o local também oferece atividades como mergulho, trilhas e escaladas. A região central da baía tem mais de 300 quilômetros quadrados, com quase 800 pequenas ilhas. Não é à toa que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.
Localizada na fronteira entre o Vietnã e a China, a cachoeira Ban Gioc é uma das visões mais bonitas do país. O rio Quây Sơn desagua formando piscinas naturais e quedas d’água de azul turqueza. Ao todo são 30 metros de queda, separadas por bolsões de pedras e árvores. Além disso, é considerada a 4ª maior cachoeira do mundo, atrás do Iguaçu, Victoria e Niagara.
Inspirada na Cicade Proibida da China, em Pequim, foi criada a Cidade Imperial de Hué, na antiga capital do país, Thua Thien Hue. Trata-se de um palácio murado, mas que devido à Guerra do Vietnã foi destruída parcialmente, por isso, só restam algumas ruínas do local. Entre os poucos edifícios que sobreviveram estão o Templo Thai Hoa, o Templo Can Thanh, o Mieu e o Hieu Lam Cac.
O mausoléu possui características arquitetônicas típicas do Vietnã, e guarda muita história do país. É ali que está sepultado o corpo do líder revolucionário Ho Chi Minh, que participou da independência do Vietnã contra os franceses e também da guerra contra os Estados Unidos. Seu corpo está preservado num caixão de vidro dentro do salão principal do prédio.
O Lago Hoan Kiem é um espaço de tranquilidade em meio à movimentação de Hanói, capital do Vietnã. Por perto, há lojas e restaurantes que são ótimas paradas para um passeio no meio da tarde. Porém, o melhor horário é ao entardecer, em que você consegue apreciar as luzes que iluminam o lago. Falando nisso, o lago possui uma ponte que dá acesso ao Templo Ngoc Son. A obra é pequena, mas é encantadora. As diversas esculturas ao redor rendem boas fotos.
A Ilha de Cát Bà é a maior do arquipélago homônimo, que possui 367 ilhas, com 260 km quadrados ao todo. A ilha é coberta em sua maior parte por um parque nacional que preserva a flora e fauna do local. Ela briga tanto vida marinha quanto os mamíferos, incluindo o gato-langur, gatos almiscarados e esquilos gigantes orientais em extinção. Existem diversas opções de turismo na ilha, desde trekking até canoagem, mas você pode aproveitar para apreciar essa vista diretamente da sua casa.
O Santuário de Mi-sön é um importante sítio arqueológico do reino de Champa, onde foram sepultados reis da dinastia Champa que reinavam a região durante os séculos II a XII. É composta por torres impressionantes que se conservaram no tempo, com aspecto de areia vermelha. Historiadores indicam que o sítio tenha origem hinduísta, dado os desenhos que foram achados nas pedras. Um local que respira história e espiritualidade.
Este local único fica próximo ao mausoléu e museu de Ho Chi Minh, e como o nome já diz, a pagoda é segurada por apenas um pilar. O templo budista possui uma arquitetura peculiar, inspirada na flor de lótus. O local possui quase de mil anos e já passou por algumas reconstruções.
Este templo, também chamado de Templo Văn Miếu, foi construído em 1070, em homenagem a Confúcio, e funcionou como uma universidade por 700 anos. O local era restrito à nobreza e aos príncipes, e os nomes de 2.313 alunos permanecem esculpidos em 166 telhas de pedra, colocadas sobre tartarugas esculpidas em pedra. Os jardins ao redor são belíssimos – tanto que hoje o lugar virou ponto turístico e local onde formandos vão comemorar a formatura e tirar fotos.