Tour virtual: 8 atrações imperdíveis na Eslovênia para ver online
Roteiro conta com lagos, cavernas, parques, castelos e museu.
Fotos: Shutterstock
Se você nunca pensou em conhecer a Eslovênia, talvez estas atrações mudem sua opinião. Localizada no leste europeu, o país possui pontos turísticos naturais de impressionar: são lagos, desfiladeiros, cavernas e parques que apresentam uma natureza exuberante, típica de um conto de fadas medieval. Quem é fã de história vai adorar conhecer os castelos e o museu nacional da Eslovênia para se aprofundar no patrimônio cultural do país.
Pensando nisso, o Guia da Semana criou uma lista com 8 atrações imperdíveis na Eslovênia para ver online. Confira:
Caverna de Postojna
Localizada em Postojna, a caverna é a mais comprida do país, com um hall de entrada que abriga 10 mil pessoas. Neste hall incrível, com teto de estalagmites, já foram apresentados concertos e shows numa experiência sonora excepcional. Você irá se impressionar com a amplitude desta caverna.
Um dos principais pontos turísticos da Eslovênia é o Lago Bled, localizado na cidade de mesmo nome, ao noroeste do país. Na região dos Alpes Julianos, este lago possui uma água azul turquesa, que contrasta com a vegetação verde e as montanhas ao redor. Bem no meio do lago, há uma pequena ilha com uma igreja que enfeita ainda mais a paisagem.
Dentro do Parque Nacional Triglav existe o Lago Bohinj, o maior lago permanente da Eslovênia. Possui 318 hectares e localiza-se no Vale Bohinj, entre as montanhas do parque. A paisagem é fenomenal em qualquer estação do ano, sem falar que permite uma visão estupenda, que traz tranquilidade e serenidade da natureza.
Localizado nos Alpes Julianos, a cadeia de montanhas mais altas do país fica o Parque Nacional do Triglav, o único parque nacional do país. O nome do local deriva do pico mais alto entre suas montanhas, o pico Triglav, com 2.864 metros de altura. Altamente preservado, o parque possui 880 km quadrados de extensão. Do alto do pico Triglav, é possível ter uma visão panorâmica de toda esta vegetação.
Entre as cidades de Gorje e Bled, você encontrará o rio Radovna, que em certo ponto rompe pelas pedras e floresta formando a garganta de Vintgar ou desfiladeiro de Bled. São 1,6 quilômetros de desfiladeiro, que você pode atravessar por pontes de madeira. A paisagem é típica europeia, com altas árvores de inverno com folhagens, que mesclam o verde e amarelo.
À beira do lago Bled está o Castelo de Bled, uma construção medieval que foi transformada em museu. O castelo fica acima de uma colina, a 130 metros acima do nível do lago, o que permite uma visão panorâmica da pequena vila e do lago. Em dias de céu aberto, a água imita o céu e apenas as montanhas limitam o azul infinito.
Localizado na região histórica de Inner Carniola, ao centro sul da Eslovênia, o Castelo Predjama é uma preciosidade do país. Trata-se de um castelo renascentista, construído na entrada de uma caverna, à beira de um desfiladeiro. Parece que saiu diretamente de um conto de fadas medieval. Você irá se inspirar nesta paisagem!
Fundado em 1821, o Museu Nacional da Eslovênia é o mais antigo do país, que preserva e investiga o patrimônio cultural nacional. Seu acervo remonta de anos antigos do país, e apresenta pinturas à óleo, na madeira, gravuras, em metal e em papel. Ele está localizado na capital do país, Lubliana, e é um passeio imperdível para quem gosta de cultura e história. Através do Google Arts & Culture, você pode conferir este museu por dentro e apreciar todas suas obras.