Petrópolis é destino de serra no Rio de Janeiro para curtir o friozinho; saiba o que fazer por lá!
Quem é que disse que não dá para curtir o inverno no Rio de Janeiro?.
Fotos: Shutterstock
Apesar do Rio de Janeiro ser comumente relacionado ao calor e ao verão de 40 graus, o estado conta com um refúgio para quem quer curtir o friozinho e as baixas temperaturas da serra fluminense. A cidade de Petrópolis, localizada a apenas 70 km da capital carioca, é o destino ideal para quem quer curtir o inverno com muito charme e contato com a natureza.
Que tal conhecer um pouco mais sobre a famosa "Cidade Imperial"? Confira 9 passeios imperdíveis para fazer em Petrópolis:
*Clique nas imagens abaixo para abrir a nossa galeria
Palácio Quitandinha
Construído em 1941 para ser o maior Cassino da América do Sul, o Palácio Quitandinha é um dos cartões-postais de Petrópolis. Hoje, o espaço promove atrações culturais abertas ao público, organizadas pelo SESC Quitandinha. Além de conhecer um pouco mais sobre a história do espaço, é possível visitar o lago, andar de pedalinho e fazer um passeio guiado - programas pagos à parte.
Continua depois da publicidade
Museu Imperial
Se você busca por um roteiro mais cultural, o Museu Imperial, localizado no centro histórico de Petrópolis, é um daqueles points obrigatórios. Trata-se da antiga residência de verão da família imperial portuguesa, que foi transformada em um museu repleto de curiosidades. Na visita, é possível conhecer todos os cômodos da casa, bem como os quartos, banheiros, salões e corredores.
Catedral de São Pedro de Alcântara
Entre as catedrais históricas de Petrópolis, a de São Pedro de Alcântara é, com certeza, a mais famosa. A construção, que segue o estilo neogótico francês, abriga o mausoléu onde estão os restos mortais da Família Imperial (dom Pedro II, dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D’Eu). No local também é possível conhecer esculturas de Jean Magrou, Bertozzi, e vitrais e pinturas de Carlos Oswald. Uma curiosidade é que suas portas principais pesam 2400 kg cada!
Casa de Santos Dumont
O pai da aviação também escolheu Petrópolis como moradia, e hoje o local funciona como uma espécie de museu e espaço para memórias do inventor. A Casa de Santos Dumont foi construída em 1918 e contém pequenas invenções do gênio brasileiro, como o chuveiro a álcool e os móveis metodicamente planejados. O espaço também é recheado de peculiaridades, como por exemplo as escadas com degraus em formato de raquete e o teto medindo exatamente 1,52 metros (altura do inventor).
Cervejaria Bohêmia
A fábrica da Cervejaria Bohêmia, rótulo natural de Petrópolis, faz parte do roteiro turístico da cidade e é uma boa dica de passeio para os cervejeiros de plantão. Inaugurada em 1853, trata-se da mais antiga fábrica de cerveja do Brasil e conta com mais de 20 ambientes para uma experiência completa. Para visitar, é necessário fazer um agendamento através do site oficial.
Palácio de Cristal
Outro ponto turístico histórico famoso na região é o Palácio de Cristal, inaugurado em 1884 com a finalidade de abrigar as tradicionais exposições de produtos hortícolas e os pássaros da região. Também foi no palácio que, em abril de 1888, foram libertados os últimos escravos de Petrópolis em uma bela festa com a presença da Princesa Isabel. Hoje, o local cercado com paredes de vidro é usado em eventos e exposições.
Casa da Princesa Isabel
Comprada em 1876 pela Princesa Isabel e pelo Conde D’Eu, a casa em que a monarca residiu está de pé até hoje em Petrópolis. Quem se interessa pela história do Brasil tem que dar uma passadinha por lá para conferir. Na escadaria da varanda foi tirada aquela que é considerada a última foto que reúne a Família Imperial em terras brasileiras, dias antes da Proclamação da República.
Serra dos Órgãos
Os aventureiros não podem deixar de conhecer a Serra dos Órgãos, que abriga trilhas, cachoeiras refrescantes e muitas paisagens incríveis e protegidas por um parque nacional. São mais de 200 km de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas. Curiosidade: o nome do parque vem da semelhança dos picos da serra com os tubos de órgãos de igreja.
Museu de Cera de Petrópolis
Não é todo mundo que sabe, mas a cidade de Petrópolis tem um Museu de Cera para chamar de seu! Esculturas de personalidades nacionais, como Santos Dumont, Dom Pedro, Princesa Isabel e Ayrton Senna, por exemplo, são algumas das obras que os visitantes encontram por lá.
Conheça Santo Antônio do Pinhal, alternativa econômica a Campos do Jordão
O destino, localizado a apenas 20 km do badalado point turístico, conta com passeios e paisagens encantadoras
9 dunas incríveis que você precisa conhecer pelo Brasil
Paraíso de areia que chama, né?
Conheça as 10 praias mais belas e paradisíacas do litoral do Rio de Janeiro
O estado do Rio de Janeiro oferece paisagens paradisíacas para encantar qualquer visitante