7 passeios bate e volta para fazer saindo de Lisboa, em Portugal
Confira uma lista com lugares incríveis pertinho da capital portuguesa.
Foto: Shutterstock
Lisboa é uma cidade incrível e cheia de atrações para encher dias e dias de viagem, mas depois que você já tiver explorado até o menos conhecido dos museus, vale a pena dedicar alguns dias a viagens bate-volta. Perto da capital portuguesa você encontra fantásticas vilas medievais, deliciosas praias e muito mais.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 passeios bate e volta para fazer saindo de Lisboa, em Portugal. Confira:
Sintra
A cerca de 30 minutos de carro de Lisboa, Sintra certamente pode ser conhecida em um bate-volta da capital portuguesa. A vila está na lista dos patrimônios da Unesco e conta com jardins espetaculares, densos bosques, palácios e castelos. Entre os principais estão a Quinta da Regaleira, um castelo que parece ter saído de um filme de terror, e o Palácio Pena (foto), construído no século 19 como uma grande mistura de estilos que funciona ainda hoje como hospedagem para o Presidente da República e outros funcionários do governo.
Fátima é um dos principais destinos de peregrinação do mundo — são cerca de seis milhões de devotos por ano que visitam a cidade. Isso porque teria sido ali que a Virgem Maria apareceu pela primeira vez, em 1917, para três crianças camponesas. Hoje, duas incríveis basílicas se encontram no local e merecem uma visita mesmo entre aqueles que seguem outra religião ou religião nenhuma. Além das incríveis catedrais brancas que são seu principal atrativo, a cidade também possui bons restaurantes e lojinhas. Tudo a apenas pouco mais de uma hora de carro saindo da capital.
Coimbra não fica tão pertinho de Lisboa, mas vale acordar cedo e pegar duas horinhas de estrada para visitar a cidade. Às margens do cênico rio Mondego, Coimbra foi a capital medieval de Portugal e ainda hoje tem muita história para contar, também por ser casa da mais antiga e mais prestigiosa universidade do país, a Universidade de Coimbra. Em meio à universidade, museus e igrejas, o que mais vale a pena por lá são suas ruas de paralelepípedo e os artistas, como cantores de fado, que saem para cantar nas noites mais quentes.
A apenas 20 e 30 minutos de Lisboa, respectivamente, Estoril e Cascais são destinos ideais para quem ama ver o mar. Entre essas duas cidades estão as melhores praias de fácil acesso a partir da capital, ideais para quem quer passar um dia tomando sol e se banhando nas águas cor de esmeralda da região. O centro de Cascais também vale o passeio, e alguns pontos turísticos, como o Farol de Santa Marta (foto) são certamente imperdíveis.
Évora é uma cidade charmosa considerada Patrimônio da Humanidade da Unesco. Na região do Alentejo, por lá é possível encontrar de tudo: incrível cultura, gastronomia fantástica, os restos de um templo construído por romanos e uma igreja feita de ossos — tudo cercado por incríveis muros do século 14. Entre os pontos imperdíveis está a fascinante Catedral de Évora (foto). A fantástica cidade está a uma viagem de apenas uma hora e meia de Lisboa.
Óbidos é um ponto turístico por si só, isso porque é uma das mais bem preservadas vilas medievais do país. A dica é passear sem rumo por seu centro histórico e viajar no tempo. Você vai encontrar um castelo, museus, igrejas, aquedutos e muito mais. Se quiser ficar, vale a pena, pois existem acomodações interessantes, inclusive dentro de um castelo. Se quiser voltar para Lisboa, no entanto, sem problemas — a viagem dura apenas pouco mais de uma hora.
Cabo da Roca é o ponto mais ocidental do continente europeu. Uma vez lá, inclusive, você pode levar para casa um certificado que diz que você chegou ao fim da Europa. Para além disso, o que mais chama atenção no local é a vista para o Oceano Atlântico. Localizado a 150 metros de altitude, no topo de um fantástico penhasco, o lugar certamente ficará marcado na sua memória. Cabo da Roca fica a apenas 40 minutos de viagem saindo de Portugal, e menos de 30 saindo de Sintra.