Faça frio ou calor, a exuberância de Paraty é um ótimo destino para as férias. Aproveitar as paisagens e águas cristalinas das praias, além de atrativos da própria cidade - bares, restaurantes e lojas de artesanatos - são apenas algumas das opções.
E para quem gosta de história, a cidade ainda reserva riquezas arquitetônicas de tirar o folêgo. Confira os 5 melhores lugares para conhecer em Paraty e boa viagem!
Vale da Trindade
Para conhecer as belas praias de Paraty, todas afastadas da cidade, a melhor maneira é investir em um passeio de barco. O roteiro mais conhecido é o Vale da Trindade, que leva às ilhas Duas Irmãs, Comprida, Araújo, Rasa, Algodão e Catimbau. Se você busca por uma praia deserta, não deixe de visitar as paradisíacas Mamanguá, Cajaíba, Martim de Sá e Ponta Negra.
Continua depois da publicidade
Centro Histórico
Os casarões coloniais e igrejas da cidade, erguidos entre os séculos 18 e 19, ainda preservam sua essência graças ao tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional. Lá, o tráfego de automóveis é proibido, o que preserva ainda mais a característica das ruas, tornando a caminhada a única maneira de circular pelo local. Não deixe de conhecer a famosa Igreja de Santa Rita, além dos diversos bares, restaurantes e lojinhas de artesanatos alojados da região.
Teatro de Bonecos
No Teatro Espaço, o espetáculo do grupo Contadores de Estória, dá vida aos bonecos de pano e espumas, uma das maiores marcas culturais da cidade. As apresentações já foram premiadas em diversas partes de mundo e acontecem sempre às quartas e sábados.
Caminho do Ouro
Batizada de Caminho de Ouro, a estrada construída pelos escravos entre os séculos 18 e 19 continuam preservadas é passeio obrigatório para os amantes da história e da natureza, dada as riquezas culturais e naturais que o caminho envolve.
Alambiques
Sua viagem a Paraty não estará completa sem conhecer pelo menos um dos sete alambiques da cidade. O roteiro da cachaça inclui, entre outros, o alambique Coqueiro - o mais antigo da região; o Corisco, famoso pelas cachaças fortes; o Paratiana, produtor da tradicional cachaça Gabriela, além do Maré Cheia, um dos mais populares e cheios de variedade.