8 restaurantes de comida brasileira para visitar (e comer bem) em Lisboa
Picanha, brigadeiro, mandioca, pão de queijo: o melhor da gastronomia brasileira em Lisboa, Portugal.
Fotos: Shutterstock
Lisboa é uma cidade cosmopolita, que bebe e transpira cultura de vários locais, incluindo o Brasil – desde as pessoas, música e, claro, a culinária. Há diversos restaurantes na capital de Portugal que oferecem comida brasileira, como feijoada, acarajé, coxinha, pão de queijo e até o brigadeiro.
Sempre pensando em você, o Guia da Semana selecionou alguns restaurantes incríveis em Lisboa que servem comida brasileira. Confira:
Brigadeirando
Quem é não gosta de um brigadeiro? A franquia Brigadeirando, que já tem 2 lojas em Lisboa, serve os mais variados tipos de brigadeiros, com sabores como chocolate branco, cacau, avelã, amêndoa, pistache, e até opções mais exóticas, como morango, oreo, beijinho, limão e flor de sal. A loja também serve outros doces, como bolos de diversos sabores.
Endereço:
Lx Factory Rua Rodrigues Faria, 103 Lisboa - Portugal
Continua depois da publicidade
Prazeres da Picanhca
Os fãs de carne ficarão felizes ao conhecer o restaurante Prazeres da Picanhca em Lisboa, pois o rodízio está garantido! O restaurante oferece um buffet com rodízio de picanha e carnes grelhadas no preço médio de 15 euros. O restaurante foi criado por uma família de gaúchos, do Rio Grande do Sul.
Endereço:
Av. Barbosa Du Bocage, 48 - Lisboa, Portugal
Fogo de Chão
Se você conhece a franquia no Brasil, saiba que ela também está presente em Lisboa e em sua zona metropolitana: Campo Pequeno, Marquês de Pombal, Cascais, Amadora e Rato. O nome do restaurante, caso não conheça, é em função ao modo de assar a carne no Rio Grande do Sul, nas brasas da fogueira acesa no chão. O restaurante serve buffet e um rodízio de carnes como picanha, maminha, costela, alcatra, e muito mais. Em relação aos acompanhamentos, a casa serve arroz branco, feijão preto, farofa e batata frita.
Acarajé da Carol
Diretamente de Salvador, a chef Carol traz o melhor da Bahia para o centro de Lisboa, no Bairro Alto. Lá, são servidos acarajés, bolinho de feijão-fradinho frito em azeite de dendê e com recheio de sua preferência, moqueca de peixe, escondidinho de carne de sol ou camarão, e muitas outras delícias. O final de semana é especial, pois sábado há rabada e domingo pode contar com uma feijoada caprichada.
Endereço:
Rua da Rosa, 63 (Bairro Alto) - Lisboa, Portugal
Dona Beija
Com pontuação 8,7 no TheFork, este típico boteco brasileiro precisa estar em seu roteiro por Lisboa. Uma vez lá, desfrute de petiscos como dadinho de tapioca, coxinha, chips de mandioca, picanha e escondidinho de carne seca. Aos sábados, a casa serve uma tradicional feijoada por 12,90 euros. Experimente também a caipirinha e o brigadeiro de panela, para uma experiência completa.
Endereço:
Av. Duque de Loulé 22B - Lisboa, Portugal
Boteco da Dri
O Boteco da Dri é um espaço bem decorado, com os pratos mais conhecidos do Brasil. Por lá, você encontra pão de queijo quentinho, sanduíche de pernil, mandioca frita, feijoada e uma boa farofa, além de sobremesas como romeu e julieta, brigadeiro e doce de leite com paçoca. A missão do local é trazer uma versão dos botecos brasileiros e seus pratos mais típicos.
Endereço:
Cais do Gás, 19 Cais do Sodré Lisboa
O Fatica
O Fatica foi fundado por um carioca, Pedro Salgado, que, igual seu pai, o qual tinha apelido de Fatica, adorava culinárias brasileira. Após mais de 10 anos morando em Lisboa, decidiu fundar o restaurante. O local oferece muitos pratos e quitutes brasileiros como mandioca frita, casquinha de siri, escondidinho de carne seca ou de camarão, entre outros.
Endereço:
R. dos Mastros 33 - Lisboa, Portugal
Comida de Santo
Com mais de 30 anos em Lisboa, o restaurante já é clássico – tem 9,2 de classificação no TheFork. Lá, é possível experimentar as mais diversas iguarias como moqueca de camarão, feijoada, casquinha de siri, xim-xim de galinha, que leva gengibre, caju, amendoim pasta e camarão seco. Há ainda uma vasta oferta de pratos vegetarianos e “o melhor quindim da Europa”.
Endereço:
Calçada Engenheiro Miguel Pais, 39 - Lisboa, Portugal