Se você vai curtir o Rock In Rio 2019, com certeza já deve ter feito a listinha dos shows que você pretende assistir. Porém, que tal abrir um espaço nessa programação para curtir o Rio de Janeiro e suas belezas? A cidade maravilhosa tem esse nome e não é à toa – possui praias lindíssimas, surpreendentes paisagem com morros e oceano, atrações gastronômicas, culturais e naturais, e muito mais.
Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou 15 lugares para conhecer no Rio de Janeiro se você vai ao Rock In Rio 2019. Confira:
CCBB
O prédio histórico do CCBB no centro do Rio de Janeiro foi fundado em 1906, e segue uma arquitetura neoclássica. No passado, servia como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro; depois, teve outras funções ligada à bancos; até que em 1980 o Banco do Brasil decidiu transformar o espaço em Centro Cultural. É um programa cultural para quem gosta de arte, exposições, cinema, música e fotografia. O Centro Cultural Banco do Brasil sempre apresenta uma programação interessante, que pode deixar sua viagem à cidade maravilhosa mais culta.
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro. Horário de Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21 horas
Continua depois da publicidade
Lagoa Rodrigo de Freitas
A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos cartões postais do Rio de Janeiro – não tem como visitar a cidade e não conhecer a famosa lagoa. Com pouco mais de 7 km de extensão, o passeio no entorno da lagoa é muito agradável – é possível fazer a pé ou de bicicleta. Por lá, há bares e quiosques para descansar, além de muito espaço para praticar exercícios físicos, como o parque dos patins.
IMS
O Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro sempre oferece uma programação cultural interessantíssima, voltada à fotografia, literatura, música e iconografia. Possui um belo acervo de fotografia com mais de 20 milhões de imagens e reúne o mais importante acervo de fotografias do século XIX do Brasil. Além de exposições, o centro de cultura oferece cursos, oficinas e sessões de cinema. Confira a programação.
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476 Gávea - Rio de Janeiro/RJ Horário de Funcionamento: De terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 11h às 20h Valores: Entrada gratuita para o centro cultural e exposições. Verificar preço de outras atividades.
Museu do Amanhã
O prédio, que foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, localiza-se na Praça Mauá, zona portuário do Rio de Janeiro. O intuito é ser um museu de ciência diferente, que questione os rumos da sociedade e seu futuro. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir? O espaço responde a essas questões com exposições temáticas, oficinas, rodas de conversa, festivais, entre outras atividades culturais. Confira a programação e acrescente esta visita fascinante ao seu roteiro.
Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro. Horário de Funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h - *sujeito à lotação)
Feira de São Cristóvão
Um pedacinho da cultura nordestina na zona norte do Rio de Janeiro, a feira acontece no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. São muitas atrações culturais que atrai milhares de pessoas todos os anos, desde a gastronomia e artesanato à música. Os bailes de forró rolam muito na feira de São Cristóvão, sendo uma opção para curtir noite adentro.
Endereço: Campo de São Cristóvão - São Cristóvão.
Lapa
No centro do Rio de Janeiro está o badalado bairro da Lapa. Lá, o turismo é garantido de dia e de noite. O Bonde de Santa Teresa é um passeio tradicional que liga a região central – ele passa pelos famosos Arcos da Lapa e leva o turista até o bairro de Santa Teresa. Outro ponto por lá é a escadaria Selarón, que também liga as duas partes da cidade. A atração foi criada pelo ceramista chileno Jorge Selarón e se destaca pelos mosaicos coloridos. De noite, a Lapa se transforma em um bairro boêmio que reúne turistas e locais no mais perfeito clima carioca: música boa e cerveja gelada.
Jardim Botânico
Fundado em 1808 por Dom João VI, o Jardim faz parte da história do Rio de Janeiro e é um importante ponto turístico. Passeie e deslumbre-se com a vegetação dali, visite o orquidário e tire foto das altíssimas palmeiras imperiais. Caminhe e perca-se pelo parque – suas trilhas levam do Corcovado até à floresta tropical do Parque Nacional da Tijuca.
Morro da Urca
Cartão postal da cidade, o Morro da Urca possui 222 metros de altura! Estando lá, faça dois passeios: uma trilha que passa por praias lindíssimas e que termina no morro e o já conhecido bondinho, que sai do morro e vai até o Pão de Açúcar, permitindo uma vista inesquecível do Rio de Janeiro.
Mirante Dona Marta
O Mirante Dona Marta permite uma vista panorâmica da cidade, que é de encantar. De lá, é possível admirar os principais pontos turísticos do Rio, como o Corcovado, Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Baía de Guanabara. Tire uma foto e guarde como lembrança de como a Cidade Maravilhosa é bonita.
Parque Lage
Aos pés do Corcovado encontra-se o Parque Lage, tombado como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. São 52 hectares de jardim e um palacete histórico, que antes era um engenho de açúcar e onde hoje abriga a Escola de Artes Visuais. O passeio conta com caminhadas ecológicas, pequenas quedas d’água, aquário e lago conhecido como Lago dos Patos. Não deixe de conferir esta parte histórica da cidade maravilhosa.
Endereço: R. Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico.
Pedra do Telégrafo
Localizado dentro do parque estadual Pedra Branca, na zona oeste do Rio de Janeiro, a Pedra já é famosa pelas fotos que circulam na Internet. Parece que a pessoa está prestes a cair no penhasco, mas não passa de uma ilusão – na verdade, o local é baixo. Dali, a vista da Baía de Guaratiba é maravilhosa e rende mais fotos bonita.
Pôr do Sol na Pedra do Arpoador
O local é famoso por ser um ponto onde as pessoas vão para ver o sol se pôr no horizonte do oceano. O espetáculo é maravilhoso e não é à toa que todos batem palmas. A Pedra do Arpoador fica ali à beira-mar, dividindo as praias de Copacabana e Ipanema. Após aplaudir o pôr do sol, aproveite para passear na Orla e sentir a brisa noturna.
Forte de Copacabana
Localizado ao final da praia de Copacabana, o forte é um ponto histórico do Rio de Janeiro que merece uma visita. No passado, serviu como prisão, mas hoje abriga o Museu do Exército. Programa perfeito para quem gosta de história, ali você pode conferir armas usadas no passado pelo exército e as antigas instalações do forte. Aproveite para tomar um delicioso café da manhã ou brunch por lá.
Cristo Redentor
Uma das Sete Maravilhas do Mundo, o Cristo Redentor é parada obrigatória a todos que visitam o Rio de Janeiro. Do alto do Morro do Corcovado, ergue-se a grandiosa estátua do Cristo Redentor, que abençoa a cidade. Aproveite para tirar uma foto da vista belíssima, com os contornos da praia e morros.
Praia de Copacabana
O calçadão mais famoso do Brasil tem que entrar no seu roteiro pelo Rio de Janeiro. Afinal, faz parte da experiência carioca. O mosaico, em formato de onda é feito com pedras portuguesas brancas e pretas, virou símbolo da cidade. Ali, você pode encontrar quiosques, restaurante e bares, além da famosa estátua de Carlos Drummond de Andrade, que todo mundo tira foto como se fossem grandes amigos.