7 lugares impressionantes para conhecer no País Basco, no norte da Espanha
Região espanhola é cheia de segredos escondidos.
Foto: Shutterstock
Ofuscado pelas regiões mais ao sul da Espanha, o País Basco dificilmente recebe a atenção que merece. Mesmo quando vão ao norte, os turistas preferem visitar regiões como a Galícia, famosa por seus Caminhos de Santiago. Mas Euskal Herria, como é conhecida a região na língua local, o basco, é certamente um tesouro a ser descoberto, cheio de paisagens naturais incríveis, que vão de montanhas a praias, e um verdadeiro paraíso para os amantes de arquitetura.
Pensando em te ajudar a expandir seu roteiro pela Espanha, o Guia da Semana listou 7 lugares incríveis para conhecer no País Basco. Confira:
San Sebastián
San Sebastián é certamente uma das cidades mais fantásticas da Espanha, ainda que não seja tão famosa como Madri ou Barcelona. Com praias de águas cristalinas cercadas por verdejantes montanhas, o destino é perfeito para amantes de natureza. Isso, no entanto, não é tudo: a cidade é famosa por sua cena gastronômica, uma das mais interessantes do país; sua cultura também não decepciona, tanto que o destino recebe importantes festivais, como o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián.
Continua depois da publicidade
Bilbao
A capital do País Basco, Bilbao, é uma cidade impressionante. Com arquitetura ousada, que se destaca bastante do que estamos acostumados a ver em Madri ou mesmo Barcelona, a cidade possui alguns importantes museus e centros culturais. Um destaque é o Museu Guggenheim Bilbao, um dos cinco museus pertencentes à Fundação Guggenheim no mundo. Ele foi construído no início da década de 1990 e sua arquitetura foi inspirada na Opera House de Sydney. Seu centro velho também merece uma visita e é de impressionar, e andando pela cidade você vai se surpreender com a quantidade de bares e restaurantes.
La Rioja Alavesa
Ainda que a região de La Rioja, na Galícia, seja mais famosa, La Rioja Avesa, no País Basco, também merece uma visita. Entre muralhas, você encontrará incríveis vinhedos que oferecem um delicioso vinho. As adegas são uma atração à parte, como é o caso da que você pode ver na foto, conhecida como Yisos, na cidade de Laguardia, que encantam por sua arquitetura em meio às montanhas e vinhedos. Faça questão de contratar guias para te levarem nas adegas certas — vinho bom não vai faltar.
Gaztelugatxe
O tortuoso caminho por onde Daenerys, de Game of Thrones, passa para chegar a seu castelo na Pedra do Dragão realmente existe e fica no País Basco, no norte da Espanha, em uma pequena ilha chamada Gaztelugatxe. O destino fica a penas uma hora de distância de Bilbau, e tanto o mosteiro quanto a escadaria que leva até ele e aparece na série foram construídos no século 16 e até foram palco de julgamentos de bruxas. A paisagem ao redor é certamente um espetáculo à parte.
Vitória
O município de Vitória, ou Vitoria-Gasteiz, é outra das pérolas do País Basco. É considerada uma das cidades mais limpas e ecológicas de toda a Europa. Seu centro histórico, que qualquer um que goste de história ou arquitetura vai amar, é cercado por verde. Seus principais pontos turísticos são a Catedral de Santa María e a Plaza de La Virgen Blanca. O melhor jeito de percorrer a cidade é de bicicleta e, quando você se cansar, pode parar em qualquer um de seus ótimos bares e restaurantes para experimentar um txacoli, um vinho branco seco com um pouquinho de gás, produzido no País Basco.
Sopelana
A simpática cidade de Sopelana não está entre os principais roteiros do País Basco, mas certamente merece uma visita. Localizada na província de Vizcaya, é famosa por ter algumas das mais belas praias do norte espanhol. Uma das imperdíveis é La Salvaje, uma grande faixa de areia ainda bastante em contato com a natureza, mas com alguma infraestrutura para se passar o dia. A praia também é famosa entre os surfistas e permite a prática do nudismo.
Urdaibai
A região de Urdaibai ocupa uma superfície de cerca de 220 quilômetros quadrados de incríveis paisagens naturais. Por lá, você pode fazer trilhas que cruzam bosques, praias, rios, montanhas e o mar. Além disso, é lugar de pouso para muitas espécies de aves, muitas delas que você dificilmente vai ver de tão perto em outro lugar. A região também é ideal para a prática de mergulho, mountain bike e surf. Amantes de natureza e aventura certamente vão querer conhecê-la.