11 passeios incríveis na Cidade do Cabo, na África do Sul
Capital da África do Sul é um epicentro do turismo - conta com praias, museus, paisagens incríveis e muita cultura.
Fotos: Shutterstock
A Cidade do Cabo é uma maravilha do turismo na África do Sul. O destino, muito procurado por intercambistas, é famoso por ter uma ótima qualidade de vida, diversas atrações e uma paisagem encantadora da Table Mountain, a montanha que contorna a cidade. Cape Town tem de tudo: museus interessantes, praias lindas, restaurantes maravilhosos, hotéis bons e a sensação é de estar em casa com o bom tratamento das pessoas.
A África do Sul é uma mistura de cores, etnias, sabores, línguas, ritmos, estilos - só para ter uma noção, existem 11 línguas oficiais no país. A Cidade do Cabo é a capital legislativa, mas na verdade há três capitais: Pretória (executiva), Cidade do Cabo (legislativa) e Bloemfontein (judiciária).
Quer descobrir mais maravilhas deste lugar incrível? O Guia da Semana fez um roteiro com passeios imperdíveis para fazer na Cidade do Cabo. Confira:
ZEITZ MOCAA – MUSEUM OF CONTEMPORARY ART AFRICA
Se estiver na região do Waterfront, não deixe de visitar o MOCAA, o Museu de arte contemporânea da África. Se você é fã de arte e cultura, vai se fascinar ao explorar as incríveis peças de arte feitas por artistas africanos de diversos países, como Moçambique, Zimbábue, Madagascar, República do Congo, Egito e África do Sul. É o maior museu de arte africana contemporânea do mundo. Sua arquitetura já chama atenção pelos traços industriais. Além de seu acervo permanente, o museu também oferece mostras temporárias temáticas.
Continua depois da publicidade
WOODSTOCK
Explore o bairro de Woodstock, um dos mais vibrantes e vivos da cidade. Passeando pelas ruas, você verá mais de cem peças de arte de rua para admirar, com temas políticos e ambientais. Uma boa ideia é fazer um tour guiado pelo bairro para aprender o significado de cada obra de arte e quem as pintou.
CAMPS BAY & DOZE APÓSTOLOS
Outra praia maravilhosa para visitar e passar algumas horas é a Camps Bay. A areia branca contrasta com o azul do mar, e dali você terá a vista do melhor pôr do sol da região – não é à toa que os restaurantes são voltados para a praia. Além disso, a praia é rodeada por montanhas chamadas de Doze Apóstolos, e também compõe a paisagem da Table Mountain.
JARDIM DE KIRSTENBOSCH
O Jardim Botânico de Kirstenbosch é um dos maiores do mundo e merece uma visita. O local possui cerca de 7 mil espécies de plantas, sendo algumas em extinção. O jardim existe desde 1913 e ocupa uma região considerada como Patrimônio Mundial da UNESCO. No verão, o anfiteatro recebe shows de música ao ar livre. Já na primavera, o jardim fica todo colorido com as flores da estação.
ROBBEN ISLAND
Esta ilha é cheia de história. No passado, serviu como prisão de um dos líderes revolucionários e ex-presidente da África do Sul, uma das figuras mais importantes da África: Nelson Mandela. A ilha-prisão era de segurança máxima, e hoje virou museu. Por lá, você poderá ver como era a vida dos presidiários e até entrar na cela de Mandela - o interessante é que as tours podem ser feitas por ex-presidiários. Para chegar lá, você pode comprar um ingresso que dá direito à balsa que sai de Waterfront até a ilha.
CABO DA BOA ESPERANÇA
O Parque Nacional da Boa Esperança é um lugar histórico, uma reserva natural e um dos pontos turísticos mais visitados na cidade. Antigamente, os navegadores chamavam aquele ponto de “Cabo da Tormenta”, pois ali era o encontro dos oceanos Índico e Atlântico. O parque possui várias atrações, como trilhas, mirantes incríveis, praias, muito verde, animais silvestres e até um local para avistar baleias. Pegue o funicular para subir no Cape Point, um ponto alto, onde há o farol do parque que proporciona uma vista incrível da região.
DISTRICT SIX MUSEUM
Este museu é para chocar a realidade de muitas pessoas. O museu conta a história do Apartheid, e particularmente do bairro de District Six, onde pessoas negras foram forçadas a sair por causa de sua cor de pele. É um destes lugares que você precisa conhecer para se aprofundar nesta história tão importante e trágica para o país. Seu acervo contém uma incrível coleção de materiais históricos, fotografias, pinturas, artefatos, vestígios físicos como placas de rua, bancos e livros, bem como gravações audiovisuais, sendo a maioria do material doado por seus ex-moradores.
BOULDERS BEACH
A praia de Boulders Beach será uma surpresa para você, afinal, você imagina que há pinguins na África do Sul? Pois é, os pinguins africanos possuem uma colônia nesta praia – e você pode visitar. A entrada é paga, mas haverão passarelas para você observar os pinguins bem de pertinho. Esta praia fica num município próxima à Cidade do Cabo, chamado Simon’s Town, à 50 km a capital, e que você passará a caminho do Cabo da Boa Esperança.
V&A WATERFRONT
Este local é uma delícia para fazer um passeio sossegado, olhar a vista da cidade, ver lojas, comer em restaurantes, tomar um sorvete em dias quentes e até subir na roda gigante. O lugar tem vida tanto de dia quanto à noite – de dia é perfeito para quem busca comer uma boa refeição, aproveitar o sol e andar tranquilo pela área, enquanto de noite é ótimo para quem quer ver gente, sair com os amigos, beber e comer a vontade. Por ali, também há o aquário Two Oceans Aquarium, que também é um belo passeio para a família.
TABLE MOUNTAIN
Como dito, a Cidade do Cabo é rodeada por uma incrível montanha que tem seu nome devido ao seu formato: de mesa! Para chegar ao topo, você compra o ticket do bondinho que tem uma vista 360º da subida. Chegando lá em cima, a vista é de tirar o fôlego. Dá para ver a cidade inteira, as ilhas ao redor, como a Robben Island (ilha que foi a prisão onde Mandela ficou preso), as praias e os prédios, que ficam pequenos lá de cima. Deixe para fazer este passeio em um dia aberto, pois quando está nublado, o passeio fecha e não é possível ver nada.
STELLENBOSCH & FRANSCHHOEK
A África do Sul também é um país produtor de incríveis vinhos, por isso, um passeio interessante é conhecer as regiões produtoras, que ficam a 50 km da cidade do Cabo. São os municípios de Stellenbosch e Franschhoek, que possuem incríveis vinícolas com direito a degustação de vinho, restaurantes charmosos e até hotéis, caso você queira explorar melhor a região.