Destino pouco conhecido na Bélgica é repleto de história, prédios medievais e cerveja belga.
Fotos: Shutterstock
Talvez Mechelen passou despercebida em suas pesquisas sobre a Bélgica. A cidade fica entre Bruxelas e Antuérpia, perto de Leuven, outra que muitas vezes passa despercebida. Entretanto, Mechelen possui muitos passeios típicos belgas que vale a pena conhecer – você certamente irá se encantar com o cenário medieval.
Mechelen possui uma história muito importante. Entre os anos de 1506 a 1530, ela foi a capital dos Países Baixos, e foi, durante o século XVI, a capital da Borgonha, um ducado que se estendia da França até a atual Holanda. Em sua viagem, repare na arquitetura antiga e de origem flamenga da cidade, e não deixe de experimentar a famosa cerveja belga Gouden Carolus.
Além disso, Mechelen é um ótimo destino de bate e volta de Bruxelas. Quer saber mais? O Guia da Semana preparou um roteiro com 8 passeios imperdíveis em Mechelen, na Bélgica. Confira:
Grote Markt e ‘Visit Mechelen’
Comece sua viagem pela praça principal da cidade, a Grote Markt, em que você irá encontrar diversas opções de restaurantes e bares, e também o prédio da prefeitura de Mechelen. Você irá se encantar com a arquitetura flamenga, toda colorida e típica belga. A prefeitura fica num edifício imponente, que ficou anos em construção, e possui estilo neogótica. É um bom início de jornada para depois desbravar as ruas e os arredores do centro de Mechelen. Perto da praça, está o escritório do centro de turismo, o ‘Visit Mechelen’, ótimo local para pegar informações e mais dicas da cidade.
Continua depois da publicidade
Palácio de Margaret da Áustria
O Palácio de Margarida da Áustria foi o primeiro edifício renascentista dos Países Baixos, quando Margaret foi nomeado como governadora dos Países Baixos e mudou-se para Mechelen, em 1507. O complexo possui jardins de impressionar e uma fachada incrível. É uma bela visita para apreciar a arquitetura luxuosa do local e também para entender um pouco mais sobre a história da cidade e o passado do país.
IJzerenleen e Vismarkt
Aproveite a viagem à cidade para passear pela avenida principal, a IJzerenleen, que pode ser feita tanto de dia quanto de noite. É um bom momento para relaxar, apreciar as fachadas lindas das casas e, claro, fazer compras nas lojas locais. Ao final da avenida, você irá se deparar com o rio Dyle, que cruza a cidade, e a ponte Hoogbrug, que proporciona uma bela vista dos arredores. Na região, não deixe de visitar o Vismarkt, o antigo mercado de peixes que hoje reúne bares e restaurantes badaladas.
Museus em Mechelen
Apesar de ser uma cidade menor, Mechelen não decepciona no quesito museus. Dentre os melhores museus estão o Kazerne Dossin, dedicado à 2ª Guerra Mundial, com um centro de documentação sobre o holocausto. Além deste, existe o Speelgoedmuseum, o museu dos brinquedos, que a criançada vai se divertir muito. E por fim, o Museum Hof van Busleyden, que conta a história de Mechelen e sobre quando a cidade fazia parte de Borgonha.
Catedral de São Romualdo
Basta começar a andar pela cidade para você ver a imponente torre da Catedral de São Romualdo, com 97 metros de altura. A construção começou no século XIII, e ela persistiu por tantos anos de guerras e invasões. Pertence à lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, e a visita é gratuita - com exceção da subida na torre, que é cobrada. O passeio vai te tirar o fôlego, pois a catedral é tão bonita por dentro quanto por fora. Ela é repleta de esculturas de artistas belgas e possui um altar de madeira impressionante. Além disso, a subida ao topo da torre é um passeio que vale a pena, pois proporciona a melhor vista da cidade.
Wollemarkt e a estátua do ‘Opsinjoor’
Em frente à Catedral, há uma praça chamada Wollemarkt em que fica uma estátua gigante amarela de um menino sendo jogado para cima, chamada de ‘Opsinjoor’. A história por trás da estátua diz respeito a um homem que abusava de bebidas alcoólicas e maltratava sua mulher. Para lhe ensinar uma lição, os vizinhos teriam jogando o homem pelas ruas por diversa vezes. Se a história é real, não sabemos, mas existe uma tradição que em datas comemorativas, as pessoas fazem bonecos de ‘Opsinjoor’ e ficam arremessando-os para cima.
Cervejaria Het Anker
Os fãs de cerveja vão gostar do passeio em Mechelen justamente por causa da visita à cervejaria Het Anker. A Het Anker é uma empresa familiar, que começou a fabricar cervejas dentro da Groot Begijnhof há cinco gerações, por volta de 1471, e até hoje preserva suas receitas originais. Atualmente, ela é uma fábrica conhecida por causa da cerveja belga Gouden Carolus, que é uma delícia e merece ser provada em seu local de origem! Você pode fazer uma visita guiada com direito a degustação de cervejas ao final.
Groot Begijnhof (Grande Beguinaria)
Como em muitos destinos das cidades belgas, Mechelen possui sua Beguinaria, uma grande atração da cidade. As beguinarias são casas do século XIII em que moravam beatas reclusas da Igreja Católica Romana. A beguinaria de Mechelen possui características próprias, de estilo flamengo, e foi declarada como Patrimônio Mundial da UNESCO. A história é que por volta de 1560, as casas originais que abrigavam as beguinas foram destruídas, pois se localizavam fora das muralhas da cidade. Por isso, elas tiveram que se estabelecer num local novo, e assim surgiu a Groot Begijnhof.