Conheça a cidade de Leuven, capital da cerveja belga
Entre cervejas, prédios medievais e história, Leuven é destino imperdível na Bélgica.
Foto: MikhailBerkut / Shutterstock.com I Shutterstock
Situada a apenas 30 minutos de Bruxelas, capital da Bélgica, Leuven é uma cidade pequena, perfeita para um bate e volta e que guarda muitos passeios interessantes para quem decide conhecê-la. Fundada em 891, ela mistura o jeito medieval com ares modernos. Os prédios históricos são um dos pontos altos da visita – eles vão te impressionar com tanta beleza arquitetônica.
Além de tantos passeios interessantes, Leuven é considerada a capital da cerveja Belga – afinal, a sede da cerveja Stella Artois fica na cidade, além de muitas outras cervejarias. Ficou com vontade de conhecer o destino? O Guia da Semana selecionou alguns passeios interessantes para fazer em Leuven. Confira!
Oude Markt
Oude Markt é uma praça importante de Leuven que reúne bares e restaurantes deliciosos. Aos finais de semana, o local fica repleto de jovens universitários. No verão, a praça recebe festivais de música, além de ter um clima descontraído, divertido e alegre. Aproveite para experimentar as cervejas belgas dos bares locais, você não vai se arrepender!
Continua depois da publicidade
Igreja de São Pedro
Bem em frente à Prefeitura, e localizada na Grote Markt, está a Igreja de São Pedro, tão bonita quanto o outro prédio. Construída no século 15, ela segue o estilo gótico, assim como a Prefeitura. Suas torres nunca foram terminadas, mas a igreja também é considerada como Patrimônio Mundial pela Unesco. Sofreu muito com as duas grandes guerras, e em 1998 parte de seu espaço foi convertido em museu, que abriga coleções de pinturas, esculturas e trabalhos em metal. A obra mais conhecida é “A última ceia”, do grande pintor flamengo Dirk Bouts.
Visita a fábrica da Stella Artois
As visitas à fábrica da Stella Artois acontecem apenas de finais de semana, por isso, programe-se para estar na cidade nestes dias. O passeio é muito procurado, então a dica é comprar o ingresso com antecedência para não ficar sem ticket. Com duração de aproximadamente 1h30, o passeio permite que o visitante conheça mais sobre a cervejaria, que existe desde 1366, e sobre o processo de fabricação da cerveja. O final da visita termina no bar, com taças de cervejas servidas aos visitantes.
M-Museum
Um dos principais museus da cidade, o M-Museum reúne uma coleção imperdível de arte! São 46 mil obras que vão desde pinturas e esculturas góticas até artistas locais contemporâneos. O acervo é muito completo, e mais parece uma viagem no tempo, em que você vai conhecer a arte da Idade média até os dias atuais. Um passeio incrível para os amantes de história e arte!
Town Hall
A Town Hall, ou prefeitura, é um edifício do século 15 com estilo gótico, e é um dos cartões postais da cidade. Levou 30 anos para ser construída, e ao vê-la é possível entender o motivo: a arquitetura exterior é de impressionar pelos tantos detalhes e estátuas. As visitas ao interior da fortaleza são guiadas e acontecem diariamente. O prédio sofreu depredação durante a primeira e a segunda Guerra Mundial, e foi apenas em 1983 que o restauro finalizou. Hoje, é um dos pontos mais visitados da cidade e símbolo de Leuven.
Biblioteca da Universidade
Leuven é uma cidade Universitária, onde fica a Universidade Católica de Leuven. O prédio da universidade é uma visita que também vale a pena – você vai se impressionar com a arquitetura exterior! É ali que fica dois grandes pontos turísticos: a biblioteca e a torre, que permite uma visão panorâmica maravilhosa da cidade. Nos andares do prédio, localiza-se uma exposição de fotos que conta a história da biblioteca. Ela foi incendiada duas vezes nas grandes guerras mundiais, e foi reconstruída desde então, quando recebeu doações de livros para completar sua coleção.
Beguinaria
Leuven possui uma Beguinaria muito charmosa. As Beguinarias são conjuntos de casas utilizadas por Beguinas, mulheres religiosas da Igreja Católica Romana e que serviam a Deus se isolando do mundo. A Beguinaria de Leuven data do século 13 e já chegou a ter 360 beguinas. Hoje, essas casas históricas são consideradas Patrimônio Mundial da Unesco, desde 1998. Além de Leuven, elas estão presentes em outras cidades da Bélgica, como Bruges e Mechelen.
Grote Markt e centro histórico de Leuven
A Grote Markt é a praça principal da cidade e a mais famosa. É nela que estão localizadas duas atrações muito visitadas em Leuven: a prefeitura e a Igreja de São Pedro. Permita se perder entre as ruas estreitas e as casas de estilo medieval de Leuven. Aproveite para visitar as lojas de souvenirs e levar as lembrancinhas para casa.