Do Amazonas ao Rio Grande do Sul; veja o que fazer em cada estado do Brasil
Confira o melhor que cada região do nosso país tem a oferecer.
Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (Foto: Shutterstock)
O Brasil é o quinto maior país do mundo. Com dimensões continentais, é realmente muito difícil saber tudo o que temos por aí. De maravilhas naturais únicas a alguns dos centros urbanos mais importantes do mundo, nosso país certamente tem opções de turismo para todos os gostos.
Para facilitar a sua vida e te ajudar a escolher seu próximo destino nacional, o Guia da Semana resumiu o que de melhor tem em cada estado do Brasil. Confira:
Acre
Não muito popular entre os turistas, o Acre tem, sim, alguns atrativos, que, no entanto, poderiam ser melhor explorados - incluindo até geoglifos (misteriosas figuras feitas no chão). Na capital, Rio Branco, você pode entrar em contato com a natureza através de lugares como o Parque Ambiental Chico Mendes, ou explorar a história do estado visitando, por exemplo, o Palácio Rio Branco e o Museu da Borracha. Não deixe, no entanto, de explorar o interior do estado, que possui um pedaço da Amazônia. O Parque Nacional da Serra do Divisor, na fronteira com o Peru, tem trilhas e cachoeiras. Na simpática cidade de Brasiléia, você pode atravessar a Ponte Binacional Wilson Pinheiro até Cobija, na Bolívia.
Continua depois da publicidade
Alagoas
Para quem vai de avião, a porta de entrada para esse incrível estado é a capital, Maceió - e vai ser difícil sair de lá. As praias imperdíveis na cidade são Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, enquanto Paripueira e Costa Brava. Depois de aproveitar ao máximo a capital alagoana, você precisar ir até Maragogi, que tem algumas das praias mais paradisíacas do país. Outros pontos imperdíveis nesse estado famoso pelas praias de águas cristalinas são a foz do rio São Francisco, o Cânion do São Francisco e as praias do Francês e do Gunga.
A capital do Amapá, Macapá, tem alguns atrativos para os viajantes. Entre eles estão a Fortaleza de São José de Macapá, que começou a ser construída em 1764, às margens do rio Amazonas; o Marco Zero do Equador, que efetivamente marca o meio do mundo; e a orla de Macapá. Outro atrativo da região são as pororocas, fenômeno causado pelo encontro das corrente fluviais com as águas oceânicas, gerando ondas que muita gente usa para surfar. De lá também é possível ir até a Guiana Francesa, em um trajeto que vale a pena pelas paisagens naturais.
Amazonas
O nome do Amazonas de fato não engana. O estado é o melhor destino para quem quer explorar a nossa espetacular Floresta Amazônica. Chegando por Manaus, é de lá que você vai partir para o seu ecoturismo, mas não deixe de explorar as opções culturais da cidade, que são muitas, incluindo o fascinante Teatro Amazonas e a espetacular gastronomia local. No interior, você vai querer conhecer o Parque Nacional de Anavilhanas, onde vai explorar as Grutas do Madadá, e o Parque Nacional do Jaú, segundo maior do Brasil, com ótimas opções de cachoeiras. Não deixe de visitar Novo Airão, para nadar com botos, e Parintins, principalmente se for junho, quando rola o incrível Festival de Parintins.
A capital baiana, Salvador, tem muito a oferecer: incríveis museus, como o Museu Náutico da Bahia e o Museu Afro-Brasileiro; ruas e espaços a céu aberto, como o Pelourinho, que contam histórias; e maravilhosos restaurantes onde você pode se deliciar com a tão popular culinária baiana. O estado também guarda espetaculares praias em lugares como Arraial D’Ajuda, Abrolhos e Trancoso, além de piscinas naturais cheias de peixes em Taipus de Fora, cachoeiras em Itacaré (que também tem ótimas praias) e fascinantes grutas em São Desidério.
Fortaleza é uma das capitais mais populares do Brasil, e não é difícil entender os motivos. A cidade tem opções para os amantes de arte, cultura, praia e muito mais. Por lá, por exemplo, você pode visitar lugares como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea e a famosa Praia do Futuro, isso sem falar do famoso Beach Park, o maior parque aquático da América Latina, ali perto. Outros lugares imperdíveis nesse estado com cerca de 600 km de praias são a vila de Cumbuco, famosa pelos passeios de buggy nas dunas e os esportes aquáticos; Jericoacoara, que ostenta com suas piscinas cristalinas; Beberibe, conhecida por suas falésias vermelhas, e muito mais.
Em Vitória você pode conhecer um pouco da história do estado visitando lugares como o Palácio Anchieta, sede do poder executivo, mas se você quiser realmente conhecer o Espírito Santo, precisa sair da capital. Vila Velha é um destino imperdível, por lá você encontra praias, como a Barra do Jucu, e o Convento de Nossa Senhora da Penha, que possui uma capela de 1558, um dos edifícios religiosos mais antigos do Brasil. Outra cidade imperdível é Guarapari, que possui algumas das praias mais concorridas da região. Para os amantes de natureza, pontos que precisam estar na lista são o Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do Brasil; as trilhas do Parque Estadual Pedra Azul e as trilhas e cachoeiras do Parque Nacional do Carapaó.
Goiás é um estado imperdível para os fãs de ecoturismo. Por lá, você encontra, por exemplo, a incrível Chapada dos Veadeiros, com suas maravilhosas trilhas e cachoeiras. Destinos essenciais incluem as serras e cachoeiras de Pirenópolis, as vistas e cataratas ao redor da cidade de Caiapônia e as praias de água doce de Três Ranchos. Os amantes de comida precisam explorar a culinária típica da região em Goiânia, mas quem quiser conhecer a história local precisa visitar a Cidade de Goiás, antiga capital do estado, e conhecer o Palácio Conde dos Arcos ou o Museu das Bandeiras. Outro passeio imperdível são as águas termais de Caldas Novas. Aproveitando que você está por lá, que tal conhecer a capital do nosso país e descobrir os atrativos do local de onde o Brasil é governado?
O Maranhão é mundialmente famoso por conta de seus incríveis Lençóis Maranhenses, um parque nacional que coleciona dunas e lagoas de água doce em um cenário paradisíaco. O estado tem outros atrativos a oferecer, no entanto. Na capital, São Luís, por exemplo, você pode explorar muito da história e cultura local em lugares como a Casa do Nhôzinho e o Museu do Reggae, o primeiro dedicado ao gênero no país, além de seu fantástico centro histórico e seus restaurantes com o melhor da gastronomia maranhense. Outros destinos especiais são a cidade de Alcântara, onde você deve visitar a Praça da Matriz e o Museu Histórico de Alcântara, o Parque Nacional Chapada das Mesas, que possui inacreditáveis maravilhas naturais, como formações rochosas e lagoas de água cristalina, e a cidade de Barreirinhas, com ótimas opções de praias.
Cuiabá tem alguns atrativos, incluindo alguns bons museus, como o Museu Histórico de Mato Grosso e o Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia, e belos parques, como o Parque Mãe Bonifácia, mas o que realmente destaca o Mato Grosso é seu interior. A Chapada dos Guimarães, com suas maravilhas naturais, é um dos destinos imperdíveis. Por lá, você não pode deixar de conhecer a cachoeira Véu da Noiva e o Mirante da Chapada. As cidades de Nobres, famosa por seus lagos e trilhas, e Jaciara, buscada por quem curte esportes radicais como canoagem, também merecem uma visita. Já a cidade de Poconé é conhecida como a entrada para o Pantanal no estado. No norte, ainda, existe uma grande porção da Amazônia - uma dica é se hospedar no Parque Estadual do Cristalino.
Já no Mato Grosso do Sul, um dos principais destinos para quem quer conhecer o Pantanal é a cidade de Corumbá, que também coleciona alguns outros pontos turísticos, como o Forte de Coimbra, fundado no século 18, e o Porto Geral, um dos maiores portos fluviais do Brasil. De lá também é comum atravessar para Puerto Suarez, na Bolívia. Na capital, Campo Grande, faça questão de visitar o Museu das Culturas Dom Bosco e a famosa Feira Central de Campo Grande, onde você pode experimentar delícias locais. Outros atrativos do estado incluem a cidade de Bonito, famosa por suas cavernas, rios e lagos cristalinos, que atraem mergulhadores; e o Parque Nacional das Emas, onde é possível ver animais como lobos-guará, onças e tamanduás.
Minas Gerais
Minas é o estado brasileiro com o maior número de municípios - são mais de 850 - e grande parte deles é realmente interessante. Se você quer explorar melhor a história do nosso país, cidades como Tiradentes, Ouro Preto e São João del-Rei são imperdíveis. Já se você gosta mesmo é de natureza, não pode deixar de visitar as colinas de São Tomé das Letras, as cachoeiras de Carrancas, o Circuito das Grutas e o Mar de Minas de Capitólio, onde o principal meio de transporte são os barcos, graças a um gigante lago, que hoje garante paisagens únicas, com direito a cânions banhados por águas maravilhosamente azuis e verdes. Em Belo Horizonte, você vai encontrar opções culturais e noites agitadas, principalmente nas ruas Savassi, um bairro cheio de bares. Independentemente do lugar que você escolher, no entanto, você certamente vai comer muito bem.
A capital paranaense está entre as mais populares do país, por lá você vai encontrar muito que fazer. Do incrível Jardim Botânico com seu Palácio de Cristal ao Museu Oscar Niemeyer e a Ópera de Arame, você certamente não ficará entediado por lá. Saindo de Curitiba, entretanto, você também vai encontrar bastante coisa. O Parque Estadual Vila Velha, por exemplo, é famoso por suas inacreditáveis formações rochosas, que parecem desafiar as leis da física. A fantástica Ilha do Mel, na costa norte do estado, é um pequeno pedaço do paraíso. O Paraná tem até bons passeios de trem, como o Serra Verde Express, que adentra a Serra do Mar Paranaense rumo à simpática cidade de Morretes. A grande estrela do estado, no entanto, certamente são as Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do mundo.
João Pessoa, a capital da Paraíba, é uma cidade agitada, com boas opções culturais, como o Centro Cultural São Francisco, e belas praias, como a Praia de Tambaú e a incrível Ilha de Areia Vermelha, que é exatamente o que o nome sugere. Destinos imperdíveis pelo estado incluem a cidade de Conde, que possui algumas das mais incríveis praias do Brasil, com direito a falésias, como é o caso de Tambaba, famosa pelo nudismo, Coqueirinho e Tabatinga. Outros municípios imperdíveis são Pitimbu, por suas praias, e Marataca, por suas dunas, porções intocadas de Mata Atlântica e - claro - praias, como Barra de Camaratuba.
Pará
Belém tem até música em sua homenagem e é fácil ver por quê. Quando estiver por lá, não deixe de visitar lugares como o intrigante Mercado Ver-o-Peso, a belíssima Basílica Santuário de Nazaré e o complexo cultural e turístico Estação das Docas. Outras cidades que merecem a sua visita são Óbidos, famosa pelo seu Carnaval, e Santarém, que possui praias e muita cultura. Falando em praias, na cidade de Salinópolis você vai encontrar muitas dela, assim como no espetacular destino paradisíaco Alter do Chão, na Ilha do Algodal e na Ilha do Marajó. Se você curte ecoturismo, sítios arqueológicos, pinturas rupestres e cachoeiras, não deixe de visitar o Parque Estadual de Monte Alegre.
Pernambuco
Pernambuco tem alguns dos mais famosos destinos de verão do nosso país. Você certamente já ouviu falar de Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca, famoso por suas águas cristalinas, piscinas naturais, corais e praias espetaculares. E mesmo se não tiver ouvido falar, você com certeza já ouviu falar de Fernando de Noronha, o paradisíaco arquipélago na costa do Brasil que está na lista de qualquer um que ama praias e natureza. Para além disso, no entanto, o estado também é um destino ideal para quem quer explorar novas culturas e aprender mais sobre a história do nosso país. Recife, por exemplo, possui uma arquitetura única, e museus importantes, como o Museu Cais do Sertão e o incrível Instituto Ricardo Brennand, que fica em uma espécie de castelo e é considerado um dos melhores do país. Outro destino imperdível é a espetacular Olinda, famosa por seu Carnaval, mas também um prato cheio para amantes de arquitetura e história.
O grande destaque do Piauí são seus parques de preservação. O Parque Nacional Serra da Capivara, por exemplo, possui incríveis formações rochosas e uma das maiores e mais antigas concentrações de sítios arqueológicos da América. Por lá você pode conferir, por exemplo, uma grande quantidade de pinturas rupestres. Os parques Nascentes do Rio Paranaíba e Sete Cidades também são ideais para os amantes de ecoturismo, contando com ótimas cachoeiras e lagos de águas cristalinas, além de boas trilhas para se chegar até eles. O estado também tem praias de água doce, como a Praia da Pedra do Sal, e maravilhas naturais como o Delta do Paranaíba, além de dunas ao redor da Lagoa do Portinho. Teresinha, a capital, tem alguns atrativos como o Parque Potycabana, o Polo Cerâmico do Porty Velho e o Mercado Central São José.
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro dificilmente precisa de apresentação. Sua capital é o principal cartão-postal do Brasil e é difícil discordar da beleza do Corcovado, da Urca e do Cristo Redentor. A cidade reúne cultura, história e natureza em um lugar só, mas o resto do estado também tem suas pérolas. Paraty, por exemplo, é uma simpática cidade colonial, famosa por ser sede da Flip, importante feira literária, com incríveis praias e reservas naturais. Já Petrópolis é um destino imperdível para quem gosta de história colonial, com direito a palácios. Os amantes de praias precisam visitar Armação de Búzios e Angra e, se quiserem mergulhar em meio a corais, têm que seguir para o Arraial do Cabo. Quem quer se isolar da civilização pode pegar a balsa até a verdejante Ilha Grande, onde não entram nem carros. Outro destino que vale a pena é Nova Friburgo, que conta com boas trilhas e é considerada um dos melhores lugares do país para admirar o céu noturno.
O Rio Grande do Norte é o destino certo para quem gosta de praticar esportes de água e vento, como kitesurf e windsurfe. O principal destino para tanto é São Miguel do Gostoso, mas se você preferir um lugar mais isolado e sossegado, siga para Galinhos. Destinos de águas cristalinas imperdíveis são a comunidade de Maracajaú e a Praia de Pipa. Se você quer curtir passeios de buggy em maravilhosas dunas, não perca o Parque Dunas de Genipabu. A própria capital, Natal, tem praias espetaculares, como Ponta Negra dos Artistas, mas também conta muita história contada através de seus edifícios, como o Forte dos Reis Magos, uma edificação militar fundada em 1628.
Enquanto o Rio Grande do Norte é um destino de verão perfeito, é para o Rio Grande do Sul que você vai querer ir quando o friozinho chegar. Por lá, você encontra o Vale dos Vinhedos, uma região que ocupa 82 quilômetros quadrados do estado e é o lugar perfeito para degustar alguns dos melhores vinhos do país. O Rio Grande do Sul também coleciona, ainda que muita gente não saiba, uma grande quantidade de espetaculares cânions, com destaque para o Itaimbezinho, no Parque dos Aparados, e Fortaleza, próximo à cidade de Cambará do Sul. Gramado, cidade de colonização alemã famosa por seus chocolates, também merece uma visita, principalmente no Natal, quando fica ainda mais charmosa. Para chegar até lá, você provavelmente vai sair de Porto Alegre, capital do estado, um destino que conta com centros financeiros e culturais, incluindo museus e alguns belos parques. Não deixe também de pegar um trem maria fumaça na cidade de Bento Gonçalves.
Rondônia não é um estado brasileiro que recebe muita atenção turística, mas possui belas paisagens naturais. O Rio Madeira, por exemplo, liga a capital, Porto Velho, a Manaus, e garante um belo passeio. O destino também possui alguns parques de preservação ambiental, como o Parque Nacional de Pacaás Novos, e balneários em lagos de águas cristalinas, como Balneário Rio Preto e o Balneário Malvinas, além de um parque aquático, o Vale das Cachoeiras Water Park. A região de Porto Velho também possui alguns atrativos, como o Palácio Presidente Getúlio Vargas, o Museu-Parque Natural de Porto Velho e o Museu Palácio da Memória Rondoniense. Outro ponto turístico é o Real Forte Príncipe da Beira, restos de uma fortaleza do século 18 abandonada, na fronteira com a Bolívia.
Roraima
Roraima é a unidade federativa menos povoada do Brasil e possui apenas 15 municípios. A estrela do estado é definitivamente o Monte Roraima, na tríplice fronteira com Venezuela e Guiana, um monte que chega a até 2810 metros de altitude e é delimitado por incríveis falésias de até mil metros de altura. Ainda que o parque que o envolve já valha a pena para quem curte trilhas e apreciar belas vistas, subir no monte só é possível a partir da parte venezuelana. Outras opções de ecoturismo incluem a Serra do Tepequém, também na fronteira com a Guiana, e o Parque Nacional Viruá. O ponto ideal para montar sua base antes de explorar os parques é a capital, Boa Vista, que possui até um parque aquático nas suas imediações, o AquaMak.
Santa Catarina
Florianópolis, a capital catarinense, é uma cidade cosmopolita, com boas opções culturais, gastronômicas e de vida noturna, mas também guarda maravilhas naturais, como suas famosas Dunas da Joaquina e as praias do bairro de Jurerê, que se enche de turistas no verão. Outros destinos imperdíveis no estado para os amantes de praias são Bombinhas, BalneárioCamboriú, São Francisco do Sul, Itapema e Garopaba. Já para quem prefere descobrir mais sobre os povos que estabeleceram colônias na região e comer bem enquanto isso, vale a pena visitar as simpáticas cidades de Pomerode, de colonização alemã, e Timbó, italiana. Joinville, por sua vez, é uma cidade famosa por suas flores e bicicletas; Blumenau é conhecida pela versão brasileira do festival alemão Oktoberfest, perfeita para amantes de cerveja; e Urubici é ótima para quem curte trilhas e belas formações rochosas - e tem até chances de neve no inverno.
Apesar de pouco falada, a cidade de Aracaju é um destino que realmente vale a pena. Por lá, além de conhecer o melhor da cultura e gastronomia da região, é possível visitar museus como o Museu de Arte Sacra e o incrível Museu da Gente Sergipana, um dos mais interativos do país. Destinos imperdíveis além da capital incluem a fantástica cidade de CanindédeSãoFrancisco, que serve de porta de entrada para explorar as maravilhas do rio São Francisco, que incluem fantásticos cânions e piscinas de águas de cor esmeralda perfeitas para um mergulho. Outro lugar onde é possível mergulhar, além de fazer ótimas trilhas, apreciar belas vistas e cachoeiras é o Parque Nacional Serra de Itabaiana.
O maior atrativo do estado de São Paulo é, certamente, a sua capital. A cidade de São Paulo é a maior do Brasil e do Hemisfério Sul, o que significa que ela conta com opções de atividades culturais, de esporte e lazer para todos os gostos, incluindo fascinantes parques e museus excepcionais e de extrema importância, como o MASP, isso sem falar dos centros culturais e espaços históricos. Mas o estado também possui diversos outros atrativos, como os parques estaduais perfeitos para trilhas e acampamento e algumas cidadezinhas do interior que merecem uma visita, como a simpática Campos do Jordão, e a pequena Águas de São Pedro. O litoral de São Paulo também merece atenção, principalmente na região norte, que inclui destinos de ótimas praias, como São Sebastião, Bertioga e Ubatuba.
O estado mais novo do Brasil tem algumas das paisagens naturais mais espetaculares do país. É lá que fica o incrível Parque Estadual do Jalapão, aclamado destino de ecoturismo, que tem atraído cada vez mais atenção nacional e internacional. No Tocantins você vai encontrar incríveis rios para canoagem, maravilhosas cachoeiras para banhos, uma quantidade espetacular de ilhas fluviais - com direito a ótimas praias -, incluindo um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, e lugares para observar a vida selvagem. No Cantão, você vai encontrar incríveis paisagens naturais em um ambiente de transição de ecossistemas - Amazônia e Cerrado - e vai ver muitos pássaros. Na cidade de Taguatinga, você vai encontrar cachoeiras que parecem de mentira. Já na cidade de Natividade, você vai aprender mais sobre a história e cultura da região. Palmas, a capital, também tem seus encantos, incluindo praias e zonas de preservação ambiental, onde você pode fazer trilhas e tirolesa, além de, em junho, aproveitar uma ótima festa junina.