9 passeios imperdíveis em Alfama, bairro tradicional de Lisboa
Bairro guarda muitos passeios interessantes e históricos.
Foto: Shutterstock
Basta caminhar pelo bairro de Alfama, em Lisboa, capital de Portugal, para se deparar com ruas estreitas, sobradinhos coloridos, azulejos e casas de fado. O bairro fica na parte mais alta de Lisboa, portanto, você vai precisar pegar o elétrico 28, um dos bondinhos amarelos famosos da cidade. Entretanto, é possível subir parte do trajeto a pé para apreciar a arquitetura tradicional portuguesa, que é um charme!
Ficou curioso(a) para saber o que tem no bairro de Alfama? O Guia da Semana selecionou alguns passeios legais para fazer na região e apreciar o que há de melhor na cultura portuguesa. Confira:
Catedral da Sé
Na subida ao Castelo de São Jorge está a Catedral da Sé, construída sob uma antiga mesquita. Sua construção data do século XII, por isso é a igreja mais antiga da cidade. Foi ali que Santo Antônio foi batizado – Santo Antônio de Pádua era o casamenteiro português e hoje é considerado o padroeiro de Lisboa.
Continua depois da publicidade
Panteão Nacional
Símbolo da arquitetura barroca em Portugal, o Panteão Nacional é um ponto turístico muito visitado em Lisboa. Sua construção iniciou em 1638 e demorou anos para terminar – aproximadamente 300 anos! O local homenageia grandes figuras portuguesas como Almeida Garrett, Luís de Camões, Vasco da Gama e Pedro Álvarez Cabral. É um prédio que guarda muita história e vale o passeio só para apreciar a beleza da arquitetura.
Castelo de São Jorge
É no bairro de Alfama que fica o Castelo de São Jorge, uma fortaleza construída na época em que os visigodos viviam na região, por volta do século 8. Foi Dom Afonso Henrique, rei de Portugal, que comandou a retomada de Lisboa dos mouros e utilizou o castelo como residência real. O passeio é incrível e de lá de cima é possível ter uma vista espetacular da cidade, que vai deixar qualquer um deslumbrado.
Mosteiro de São Vicente de Fora
Um ponto turístico muito importante e histórico de Lisboa é o Mosteiro de São Vicente de Fora. Começou a ser construído em 1147 e foi reformado em 1527. O local possui detalhes típicos portugueses como os azulejos azuis, tradicionais no país. O mosteiro também guarda o Panteão da Dinastia Bragança (você deve reconhecer o nome), e lá estão enterrados muitos membros da realeza portuguesa – caso de Dom Pedro II, a Rainha Carlota Joaquina e Dom João VI. É um bom passeio para conhecer mais sobre a história de Portugal e do Brasil.
Clube do Fado
O Clube do Fado é um local para ter a experiência completa portuguesa. O fado é o estilo musical típico português – é muito antigo e de músicas melancólicas guiadas pelo violão e uma voz emocionante, que canta os versos líricos. É no Clube do Fado que você poderá ver ao vivo estes cantores interpretando o estilo. Além disso, ainda é possível saborear pratos típicos portugueses, como bacalhau com uma taça de vinho.
Miradouro de Santa Luzia
O bairro de Alfama é cheio dos miradouros, ou mirantes para os brasileiros. Entretanto, a vista do Miradouro de Santa Luzia é incrível. Possui um belo jardim, com murais de azulejos sobre a história de Portugal, e a vista da cidade que se estende até o Rio Tejo. Aproveite para apreciar o pôr do sol no miradouro e tirar muitas fotos!
Feira da Ladra
A Feira da Ladra é a feira mais popular de Lisboa – antes era itinerante, mas agora é fixa no Campo de Santa Clara. Por lá, você vai encontrar de tudo um pouco: antiguidades, decoração, roupas, acessórios, discos de vinil, livros e mais! Ela acontece às terças e sábados, das 8h às 16h. Mas fique atento(a), pois à tarde ela costuma ficar cheia.
Museu do Fado
Para quem gosta de conhecer mais a fundo a cultura portuguesa, este museu é imperdível. Fado é a música tradicional portuguesa, e o museu guarda muitas histórias sobre o gênero e sua relação com Portugal. A exposição interativa permite ver instrumentos típicos do fado, as letras e poesias das canções, capas de álbuns, conhecer os cantores mais famosos e ainda ouvir e ver os intérpretes cantando lindamente as melodias do fado.
Miradouro da Graça
Um dos miradouros mais famosos de Lisboa é o Miradouro da Graça, e sua fama não é por menos. A vista dali é uma das mais belas da cidade – de lá, você consegue ver os detalhes das casas portuguesas, o Castelo de São Jorge logo ao lado, e o sol se pondo no horizonte iluminando os telhados. O local possui um café com música ao vivo em que você pode relaxar e apreciar a vista.